Tenente Carmos ex-delegado de E.Veloso fala ao Painel Popular/Fm Eldorado |
- Nessa palestra nós tratamos deiversos temas, não apenas violência escolar, mas sobre violência doméstica, tratamos também com relação a legislação, a partir daí vamos dialogando com o público e de acordo com a demanda, vamos sanando as dúvidas., explicou Carmos.
Tenente Carmos disse que a avaliação a ser feita sobre o projeto idealizado pelo governo é bastante positiva, na medida em que a comunidade escolar do Piauí tem abraçado a proposta do governo, através da Secretaria Estadual de Educação, dessa maneira a Companhia Independente de Policiamento Escolar tem plantado a semente e esta tem rendido frutos. Ele destaca que a comunidade escolar está carente de apoio de logística por parte do policiamento escolar, sendo que com o trabalho que vem sendo feito em conjunto tem rendido dados satisfatórios e no contexto geral a família também precisa se integrar.
- Ela(família) é uma célula superimportante na sociedade e o que a gente percebe que se encontra um tanto esfacelada, dessa maneira, a gente precisa fazer com que essa família volte a entender o papel social dela.
Ao comentar o comportamento do alunado e a participação familiar no dia a dia do convívio escolar na capital piauiense, o tenente destacou que em bom número, a Companhia tem tido o apoio das famílias. Por outro lado, Carmos observa que na maioria das vezes, o afastamento se deve por questão de ignorância, muitas vezes empleitadas pelo capitalismo ou preocupadas em angariar fundos para custear a própria família, acaba esquecendo o principal, que é educar. O policial traça o perfil do comportamento das famílias na capital.
- Temos trabalhado essa linha com a família, também fazemos visitas às residências em que os alunos infratores vem aumentando o indice na escola. Infelizmente existem situações de vulnerabilidade tanto no aspecto físico da estrutura de algumas escolas como também em termo de alunado, mas nossa secretária de educação está muito empenhada e juntamente com os órgãos de segurança, no caso a Secretaria de Segurança e a PM, temos feito esse trabalho preventivo e tem rendido frutos.
O policial explicou que o foco do projeto desenvolvido pela Companhia Independente de Policiamento Escolar, é conclamar a comunidade escolar para unir forças.
- O mal só prospera quando o bem se omite, nessa perspectiva nós chamamos o alunado, o corpo docente e a família para que junto com a PM fortaleça a questão da segurança nas escolas.
Reportagem: José Loiola Neto.
0 Comentários