Tindu em entrevista ao Painel |
De acordo com a secretária, o curso superou a expectativa, na medida em que, a partir de agora, médicos, enfermeiros e agentes de saúde estão aptos a lhe darem com situações que envolvam casos de hanseníase. "Uma parte da população foi atendida durante o desenrolar do curso, não deu para atender a todas, mas os profissionais estão capacitados para atender essa demanda. O nosso foco agora é tentar diminuir o número de casos de hanseníase em Elesbão Veloso", falou Tindu.
A secretária lembrou que já existe um número considerável de pacientes submetidos a tratamento semanal na Secretaria de Saúde. Ela observa que um dos maiores problemas no município no que diz respeito a luta contra a hanseníase é a constante migração de pessoas para outros estados. "Nosso município imigra muitos pacientes, além disso, muitas pessoas de Elesbão iniciam o tratamento, depois viajam e acabam interrompendo o tratamento, assim, o problema acaba retornando e ele vai transmitir para outras pessoas, isso só faz aumentar o número de casos da doença no município", ressaltou.
Reforçada, após a capacitação contra hanseníase, as equipes de saúde lotadas na Secretaria de Saúde de Elesbão Veloso deverá também, conforme a secretária, interagir com a comunidade tendo em vista, promover diagnósticos precoces da doença. A intenção é verificar a situação em cada bairro, tendo os agentes de saúde como elo para principiar os tratamentos.
OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL
A secretária Tindu confirmou durante a entrevista que a Secretaria de Saúde irá desenvolver ações voltadas a prevenção contra o câncer de mama e próstata. Assim, ainda nesse mês de outubro vai promover algum evento para lembrar sobre a importância do autoexame preventivo ao câncer de mama, e em novembro será a vez de provocar os homens quanto a importância da realização do exame que previne o câncer de próstata.
- Com certeza, vamos realizar esses dois eventos- o Outubro Rosa e Novembro Azul. Vamos definir datas para realizarmos mutirões que devem contar com os profissionais junto com a comunidade.
Tindu disse que também pretende fazer um mutirão contra a hanseníase em Elesbão Veloso até o final desse ano.
- Vamos atrás das pessoas que ainda não foram diagnosticadas e que infelizmente estão transmitindo a doença.
0 Comentários