O veterinário elesbonense João Sebastião Neto, participou no última dia 01 de maio, do Programa Clube Rural, exibido no estado do Piauí, pela TV Clube afiliada da Rede Globo no Piauí. Na matéria o veterinário se destaca por investir na seleção genética para melhorar a qualidade do gado nelore.
Na reportagem a fazenda do elesbonense é citada como referencia na criação de gado Nelore onde o investimento é na seleção genética para melhorar a qualidade do rebanho. Assista ao vídeo abaixo.
- Aqui nos temos essa genética, nos utilizamos os melhores raçadores que exitem no Brasil. Como o Donato de Naviraí, Quark da Colonial, Legaty, Dirigível e muitos outros animais que são animais provados e que tem um material genético que dá um impacto em qualquer rebanho que ele chegar em termos de melhoria genética. - informou João Neto.
Pra garantir a qualidade genética dos animais, os sêmens são trazidos de fazendas de referencias em Minas Gerais e a inseminação é artificial o que também evita a consanguinidade, ou seja, o parentesco entre os animais.
- A inseminação artificial é a maneira mais democrática que um criador tem pra fazer o melhoramento do seu rebanho. Nós sabemos que um touro muitas vezes custa R$ 2, 3 milhões aí você não pode comprar e adquirir ele. Mas você pode usar o sêmen dele. E hoje é muito simples, só pra você ter uma ideia, Qualquer município, cooperativa que queira desenvolver esse projeto pode me procurar. É tudo muito simples você com um botijão, um kit de inseminação, você adquire o sêmen, e treina-se um inseminador este como tem um celular em todas as regiões hoje. Você simplesmente liga pra ele e diz que tem uma vaca ou duas no sio. Não precisa ele se deslocar com esse botijão de sêmen, um simples garrafa, ele leva a dose de sêmen, uma, duas ou três, ele tem até uma hora e vinte minutos pra efetuar essa inseminação - Falou João Neto.
Mas pra manter a saúde dos bichos o ano inteiro, não dá pra depender só de pasto. É essa época do ano que o produtor aproveita pra fazer a silagem, que é um suplemento da alimentação do gado feito pra ser usada na época da estiagem. quando o pasto fica seco.
Aqui (foto abaixo) é feita a silagem com milho e também só com capim, a produção chega a 100 toneladas de silo, ainda assim não são todos os animais que usam o suplemento.
- Os animais ficam uma parte como vocês viram aqui, criamos a pasto, eu sou criador que realmente vice do agronegócio, então o que é que nos fazemos, a silagem se destina às vacas de 60 a 90 dias antes do parto, pra que elas possam ter um parto, sem problemas bem nutrida pra aquelas que vão parindo, e que a necessidade de suplementa-las e garrotes e bezerros desmamados quando eles são separado das ma~es, automaticamente, a gente tem que dar um tratamento diferenciado. A silagem mais rica, a silagem do milho, se destina aos animais que vão participar de alguma exposição. No caso nos só fazemos isso, 90 dias antes do evento. - Encerrou João Neto.



3 Comentários
vc tem o contto do seu joaõ neto
ResponderExcluircomo faço para fala com joão neto da reportagem
ResponderExcluirComo faço pra adquirir o contato do senhor João Neto
ResponderExcluir