PAPO COM IDOSOS: Um pouco da história de Manoel Macedo, lavrador e feirante, foi ao Paraguai 24 vezes. Confira!

Seu Manoel Macedo na Praça da Independência, centro de E.Veloso
Seu Manoel Macedo e Silva, 78 anos(06.09.1937), figura bastante conhecida em Elesbão Veloso, foi nosso entrevistado no quadro "Papo com Idosos", no Painel Popular/Fm Eldorado 732 do último domingo. Na oportunidade, o aposentado, nascido na comunidade Buriti do Castelo, zona rural de São Félix do Piauí, tendo chegado a Elesbão há exatos 50 anos nos contou um pouco da sua vida.

Um dos sete filhos do casal Francisco Macedo e Silva e Modestina Pereira da Silva, ele é casado com a senhora Maria da Cruz Soares Silva com quem teve cinco filhos. Por muito anos exerceu a atividade de trabalhador rural, iniciada ainda no povoado Buriti, onde ajudava o pai na lavoura. Mais tarde, já em Elesbão Veloso descobriu a aptidão para o comércio, foi dono de mercearias no segmento secos e molhados. Atou como feirante.

Seu Manoel Macedo, 78 anos, fala ao Papo com Idosos/Painel Popular
Foi também vendedor ambulante, tendo ido 24 vezes ao Paraguai adquirir mercadorias diversas dentre as quais toca-fitas, gravadores, fitas k-7, perfumes e joias. Meses atrás foi submetido a cirurgias nas pernas, fato que limitou seus movimentos e comprometeu o cérebro.

- Sinto dormência nas pernas, e vez por outra tenho esquecimento. Quanto ao problema, que é que vou fazer?, tenho que aceitar e me conformar. Pretendo viver mais alguns anos, mas já sinto dificuldades, a velhice está me dominando.

Figura quase constante na Praça da Independência, aliás, foi lá que fizemos essa entrevista com ele- Seu Manoel Macedo, observa que o cenário em Elesbão Veloso mudou bastante, principalmente nas últimas duas décadas.

- O trânsito está bastante movimentado, venho aqui com medo, são muitos carros e motos, uma loucura, é preciso ter muito cuidado ao andar.

Dono de residência fixa situada no centro da cidade, seu Manoel Macedo conta que é católico, porém não frequenta a igreja com a mesma assiduidade de outrora, recorda porém alguns dos párocos que passaram pela Paróquia de Santa Teresinha, padroeira do município.

- Lembro do Padre Davi, Padre Marques, Padre Edvar, Padre Gérson, Padre Toinho.

Ele finaliza dizendo que está atento à saúde, as cirurgias que realizou recentemente fizeram com que perdesse um pouco a memória, por outra parte, periodicamente vai ao médico e realiza com frequência o exame da próstata.

- Passei a sentir alguns incômodos na cabeça de uns tempos para cá, mas não é dor; não sinto dor em parte nenhuma do corpo. O coração está bom, o teste da próstata também eu já fiz e o resultado foi mais ou menos.
Seu Manoel Macedo é do Povaodo Buriti do Castelo
Por José Loiola Neto

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu