Maioria dos brasileiros tomam refrigerante todos os dias.

 
Um em cada cinco brasileiros bebem refrigerante todos os dias. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, a bebida é o sexto alimento mais consumido, aponta um estudo inédito divulgado na semana passada pelo Ministério da Saúde.

Ainda segundo a pesquisa, 100% desses jovens não consomem a quantidade adequada de cálcio e vitamina E, e metade ingere menos de cinco copos de água por dia. As frutas nem aparecem entre os 20 produtos mais procurados por esta faixa-etária. Mais da metade dessa população também come em frente a televisão, o que leva a maus hábitos alimentares, destaca a coordenadora de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa.

- Consumem em frene a televisão muitos aperitivos, biscoitos, alimentos ultraprocessados, o que acaba engordando e aumentando as doenças crônicas não transmissível.

Segundo a pesquisa, já 8,4% da população entre 12 e 17 anos tem obesidade. Por todos estes fatores, o ministro da saúde Ricardo Barros assinou quinta passada uma portaria com protocolo de alimentação saudável. Ele explica o objetivo da medida.

- A portaria que assinamos determina que toda alimentação patrocinada com recursos do ministério ou em instalações do ministério siga o protocolo de alimentação saudável. É um exemplo que estamos dando para que tenha adesão de outras áreas de governo, das escolas particulares e de restaurantes porque é preciso reduzir sal e açúcar na alimentação.

A pesquisa inédita Estudo de Risco Cardiológico e Vascular em adolescentes foi feita entre 2013 e 2014 com jovens de 1.247 escolas de 124 municípios, numa parceria do Ministério da Saúde e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Suely Frota- Agência Rádio Web)
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu