DE OLHO NA LÍNGUA: Dicas de português com o professor Antonio da Costa, de Sobral-CE. Material deste domingo, 15 de janeiro 2017.



COCHO E COXO
Muita gente boa ainda confunde essas palavras. Cuidado! COCHO (cô) - vasilha (principalmente de madeira) usada para dar de comer ou beber ao gado, aos porcos. COXO (cô) significa que ou aquele que anda sem se apoiar firmemente em uma das pernas, o manco, o pepé.

ACONTECER (EMPREGO INADEQUADO)
Use o verbo apenas no seu significado mais específico, de suceder de repente. Acontecer dá sempre uma ideia de inesperado, súbito, desconhecido, imponderável, como nos seguintes exemplos: Caso acontecesse o desabamento, muitas mortes poderiam ocorrer; O fato aconteceu há cem anos; Se algum mal lhe acontecer, ninguém será culpado.

No sentido de ser, haver, realizar-se, dar-se, estar marcado para, recorra com maior propriedade a uma dessas opções (entre parênteses): O show acontece às (está marcado para) 22h; A manifestação aconteceu (realizou-se, foi) ontem; Embora raramente aconteçam (ocorram) casos de apreensão de entorpecentes...; Está previsto para acontecer em (está previsto para, simplesmente) dezembro; Se a saída de Paulo realmente acontecer (suceder); O pontapé inicial acontecerá (será dado); A falta não aconteceu (existiu); Recital acontece (realiza-se, começa) sem o maestro; Não aconteceu (houve) o debate marcado; A recessão já acontece (existe, chegou); Os recursos não vêm acontecendo (aparecendo, surgindo).
A Semântica explica a razão: Acontecer tem traços comuns a esses verbos, mas não o significado completo dele. Por isso, seu uso é impróprio ou inadequado nos casos referidos.

O MORAL / A MORAL (DIFERENÇA)
É muito frequente a confusão entre o moral (substantivo masculino), que significa ânimo disposição, firmeza, e a moral (substantivo feminino) significando conjunto de preceitos de conduta considerada digna. Ex.: Uma vitória no campo do adversário deixa os jogadores com o moral elevado; A moral cristã; Moral ilibada; Qual a moral da história?

NAMORAR COM (REGÊNCIA)
O verbo é transitivo direto: A moça namora o filho do prefeito; Namorava a vizinha havia muitos anos. Talvez por analogia com o verbo casar, as pessoas usam o verbo namorar com a preposição “com”.

COLCHÃO / COXÃO (CONVÉM NÃO CONFUNDIR)
São palavras que não devem ser empregadas uma pela outra, principalmente a primeira pela segunda, quando esta (coxão) designa corte de carne: coxão mole, coxão duro. Chegar a um açougue e pedir e pedir um “colchão” duro é confiar demais na dentadura.

NÃO VER QUALQUER BELEZA EM ALGUÉM
“Qualquer” se usa nas frases declarativas afirmativas; nas negativas se emprega o pronome existente especialmente para elas: Nenhum (e variações). Portanto: Não vejo nenhuma beleza nessa moça.

ENTOAÇÃO OU ENTONAÇÃO?
Ambas corretas: Deve-se ler a frase com a entoação (ou entonação) diferente daquela que deveria ter lido.

À FAMÍLIA ENLUTADA, OS NOSSO SENTIDOS PÊSAMES
"Sentidos pêsames” é coisa de “doente mental”. Na palavra pêsames já existe a ideia de sentidos, doloridos, etc. Trata-se, portanto, de redundância clara.

(*) Professor Antonio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral. Escreve esta Coluna toda terça-feira. Contatos: (088) 9409-9922 e (088) 9762-2542.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu