PLANTÃO PERMANENTE: algumas das notícias mais importantes em Elesbão Veloso nesse final de semana. Material de domingo, 16 de julho 2017

Jurandi Bezerra, o Tunda(1956-2017)
Por: José Loiola Neto/Elesbão News

TUNDA
Se vivo estivesse, nesse domingo(16/7), o amigo Jurandi Bezerra, o Tunda, estaria completando 61 anos. Destaque do futebol elesbonense, precocemente, Tunda desapareceu da vida terrena no último mês de fevereiro.

VIOLEIRO I
Acaba de completar um ano da morte, do amigo violeiro Gonçalo Ferreira Aquino, o Gonçalo Tunica, em acidente na BR-316. Foi no dia 8 de julho de 2016, instante em que ele trafegava pelo rodovia e acabou colidindo contra um carro, vindo a ter morte no local.

VIOLEIRO II
Hoje, dia 16/7, se vivo estivesse, o violeiro Zé Elesbão completaria 79 anos de idade. Elesbão, morador do bairro Santa Clara faleceu em 2009.

FORRÓ NO CCI
O sabadão foi de muito forró para idosos, no Centro de Convivência de Idosos- CCI, das 10 às 15h. O evento tem a frente a coordenadora do CCI local, a professora Rosa Maria Veras Lima Verde.

FEIRA
Vai acontecer no próximo final de semana, dias 21, 22 e 23 de julho, a IX Feira Agropecuária de Elesbão Veloso, no Parque de Exposições Luisinho Dantas. A Promoção é da Prefeitura de Elesbão Veloso e parceiros

EM NOVO LOCAL
Emater-PI e ADAPI de Elesbão Veloso estão em novo local desde a última quinta, dia 13/7. Saiu da Rua 13 de Maio, e se encontra agora no antigo prédio do Emater, na Rua da Usina, próximo ao Giga Byte.

UBS DA PIÇARRA
Inaugurada em maio último, por ocasião do aniversário de 63 anos de Elesbão Veloso, a Unidade Básica de Saúde da Piçarra, situada nas proximidades do Ginásio Edvar do Zé Pretinho, ainda não está funcionando.

PONTE
Ainda por ser concluída, a ponte que interligará os bairros Capitão Mundoco e Matias. Detalhe: A obra tocada pela Prefeitura de Elesbão Veloso teve início há mais de três anos.

ESTÁDIO
Avançadas, obras de reforma e ampliação no Nogueirão está à espera de última cota de recursos, provenientes de Brasília, pelo que apurou o Painel Popular-- algo em torno de R$ 250 mil. Com demora excessiva, já que a praça esportiva está fechada a mais de 2 anos, e a burocracia para liberação de recursos dada a interminável crise política, supõe-se que dificilmente ainda veremos jogos no Nogueirão este ano.

ABANDONADA
Na última semana, o Elesbão News teve a ousadia de mostrar o estado de abandono a que se encontra a Escola José Martins, a mais antiga na cidade, e que completará 70 anos em 2018. Fechada para reforma desde setembro do ano passado, a escola vem sendo depredada por vândalos. Ouvida, a Seduc-PI informou que prepara a restauração do prédio, futura sede da Universidade Aberta-UAB, ora funcionando em harmonia com a Escola Municipal Joana Nonata.

LIMPEZA
Durante a última semana, equipes da PMEV realizou a limpeza à margens do riacho Coroatá, principal afluente que corta a cidade.

DEU O QUE FALAR
A entrevista da jovem elesbonense Aninha Moura ao Portal G1 na semana passada deu o que falar. Aninha, que há pouco mais de um ano  teve o nome exposto nas redes sociais, num post que um sujeito até aqui não identificado a acusava de ser portadora do vírus HIV(que causa a AIDS), está morando a 1.500 km de Elesbão Veloso, reclamou do que considerou falta de vontade da polícia para elucidar o caso, que segue sem resposta quanto o autor da difamação. A polícia, por sua vez assegura que o caso segue em aberto, ou seja, ainda tenta descobrir quem publicou as inverdades contra a jovem que completou 20 anos recentemente.

NO BERÇO
Estará no berço esta semana, na verdade, quarta-feira próxima, dia 19 de julho, o servidor público estadual, lotado na Secretaria de Segurança Pública do Piauí, Enéas Soares, o "Cancão de Fogo", famoso por ter apelidado Elesbão Veloso de cidade do "truco-truco", pelo excesso de buracos existentes entre os anos 2000 e 2001, quando apresentou o programa Comando do Povo no Rádio na AM Vale do Coroatá. Enéas que tem graduação em Gestão Pública completará 64 anos.

GEDEÃO
Nessa terça-feira que vem, dia 18 de julho, se vivo estivesse, o artesão Gedeão Barbosa Veloso estaria completando 97 anos. Autêntico repentista, contador de piada nato, Gedeão, figura folclórica da nossa Elesbão, sempre visto na Mercearia do Seu Nenoso Moura faleceu, de causas naturais no dia 20 de julho de 2010.

TRAGÉDIA DA CHAPADINHA
Nessa terça-feira, dia 18 de julho, completará seis anos da tragédia em família, verificada na comunidade Chapadinha, zona rural de Elesbão Veloso, oportunidade em que um homem descontrolado e fora de si matou a esposa e a sogra a golpes de faca, e acabou sendo executado à tiros pelo sogro, que também saiu ferido na confusão.

DOENÇA
Casos de chikungunya seguem surgindo aos montes em Elesbão Veloso, a doença tem levado muitos ao hospital da cidade. Por consequência, provocado ausência de pessoas ao trabalho, dessa forma, atestado médico foram apresentados nas últimas semanas nas repartições.

ESFRIOU
Impressionante como em Elesbão Veloso, as coisas não andam e caem no esquecimento. Ainda durante a década passada, na Câmara, foi pedida a construção de um novo cemitério para a cidade, já que o Sambaiba está lotado. O tempo passou, e o poder público não adotou nenhuma medida no sentido de construir um novo local para sepultamento de mortos.

ROÇO
Graças ao Elesbão News que provocou o DER- Departamento Estradas e Rodagens do Piauí, a rodovia PI-224, principal via de acesso entre as cidades de Elesbão Veloso e Francinópolis será contemplada com serviço de roço, pelo menos foi o que garantiu o secretário da pasta, Castro Neto, em contato com nossa reportagem.

UMIDADE
Segue muito baixa, a umidade relativa do ar em Elesbão Veloso-- em torno de 30%, isso, na prática, deixa ruim a qualidade do ar, dificultando a vida de pessoas alérgicas, especialmente. A tendência, como tem ocorrido nos últimos anos, é piorar a situação.

BENEFICENTE
Este sábado, foi dia de seresta beneficente para o amigo Paulinho Pedreiro, em sua residência, situada à Rua da Glória, próxima ao CEO. Música ao vivo com Etevaldo e Forró de Aço.

EVENTOS
No final de semana agitado, cheio de eventos na cidade, destaques também para seresta na Churrascaria Lá de Casa, na sexta passada, e festival de quadrilhas no Cabana Club, nesse sábado.

FEIJOADA
Contagem regressiva para Feijoada da Família, organizada pela Igreja de Santa Teresinha e prevista para acontecer daqui a uma semana no CRE. Segue a venda, camisetas alusivas ao evento.

REUNIÃO
Com data definida, a próxima reunião no Sindicato Rural de Elesbão Veloso, marcada para 5 de agosto. Como de costume, evento deve contar com a presença de dirigentes sindicais, incluindo representantes da Fetag-PI.

ATRAÇÕES
A pouco mais dos festejos de Santa Teresinha, ainda não se sabe as atrações musicais que estarão se apresentando nos clubes da cidade.

NA BRONCA
Valdenrique Matias, o "Diabo Louro Aboiador" estava um tanto aborrecido nesse sábado, por volta das 10h da manhã, no Centro da cidade. Preso no trânsito caótico na Praça da Independência, Diabo Louro defendeu a implementação de leis para atenuar o problema.

CMEV
Parada desde junho passado, a Câmara Municipal retomará seus trabalhos em 4 de agosto, data da primeira sessõa no segundo semestre.

RECESSO
Enfim, começou nesse sábado, o rápido recesso nas escolas públicas, sediadas em Elesbão Veloso. Retorno de professores e alunos à escolas deve acontecer em 31 de julho.

DESORDEM
Nas ruas Benjamin Constant e Mozar Soares Cavalcante, ambas no Matias, moradores estão em polvorosa, tudo porque, motoqueiros imprudentes vem interferindo no sossego público, ao promoverem "pegas" nos locais.

PELADEIROS
De virada, o Bayer Tuba ganhou da Baixa da Ponte por 2x1 e conquistou o título da I Copa Verão Peladeiros, em final disputada no mini-campo do Balneário O Pinto nesse último sábado à tarde. Gols no primeiro tempo, a segunda etapa foi um pouco "sonolenta".

TÍTULO ADIADO
Ao final do jogo decisivo da Copa Verão Peladeiros nesse sábado no Balneário O Pinto, em entrevista a FM Eldorado, o veterano Ivonado Pereira disse que ainda quer conquistar um título pela Baixa da Ponte, que comemora 30 anos de fundação em 2017.

VAI ACONTECER!
Está de pé o projeto Copa Verão Intermunicipal, mais uma investida da dupla Rogério Gomes e Chiquinho Escobar, devendo começar por todo o mês de agosto na vizinha Francinópolis. Nesse semana, eles deverão conversar com o prefeito Paulo César e concluir conversações em torno do evento, que contará com participações dos campeões daquela cidade, de Elesbão Veloso, Barra D´Alcântara e Regeneração.

FUTSAL
Paralisada nesse final de semana, a Copa Verão de Futsal voltará a ser disputada em sua segunda rodada no próximo final de semana, no Ginásio Idê Soares, no Capitão Mundoco.

PARABÉNS, 30 ANOS DE CASADOS
O casal Bento e Maria da Cruz, moradores da Fazenda Santa Lúcia, completam 30 anos de casados nesse domingo, dia 16 de julho. Parabéns aos amigos!

E AS MAQUININHAS
Dezenas de apostadores se deram bem nas apostas de jogos de futebol nas "maquininhas", quarta passada, quando incrivelmente, todos os visitantes venceram seus jogos pela 13ª rodada do Brasileirão. A premiação a ser paga somente naquele dia foi em torno de R$ 80 mil, conforme apurado pelo Painel.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu