Afinal de contas a quem pertence a corrida de vaqueiros nos festejos de Santa Teresinha?

Alvo de várias polemicas nos últimos dias a tradicional corrida de vaqueiros durante os festejos de Santa Teresinha, pertence a quem de fato? Igreja, Prefeitura ou ao saudoso Norberto Moura?

O fato é que a realização desse evento não é muito clara, se vejamos bem. Sempre até o ano de 1991, este evento era promovido pela família do senhor Norberto Moura, com ajuda do saudoso Nenoso Moura, pois quando criança sempre ouvia a conversa que o senhor Nenoso ajudava na realização deste evento, se é verdade ou boato alguém me fala.

O fato é que após a vitória do ex-prefeito Dezinho Moura no ano de 1992, quando derrotou o candidato apoiado pela família Norberto Moura, a prefeitura passou a organizar o evento no Morro da Miminha e a família Moura continuou durante quase 15 anos realizado o evento no prado Norberto Moura, isso independente de estar ou não na prefeitura.

Quando da volta da família Moura ao poder em 1997, o evento continuo tendo em alguns anos duas versões, uma no prado Norberto Moura e outra no Morro da Miminha, desta feita organizado pela família do ex-prefeito Dezinho Moura e do atual prefeito Ronaldo Barbosa.

Quando o atual prefeito Ronaldo Barbosa foi eleito pela primeira vez no ano de 2000, o mesmo resolveu transferir a corrida do Morro da Miminha para o prado Breno Bezerra, o evento competiu paralelamente com prado Norberto Moura, que a partir de 2005 começou a não mais realizar o evento, onde em alguns anos tinha e outros não.

No ano de 2009 quando assumiu a prefeitura, Dr. Dezinho Moura realizou o evento no parque Breno Bezerra por duas edições 2009 e 2010. Já no ano de 2011 e 2012 após reatar apoio politico com o ex-prefeito Chico do Norberto, Dr. Dezinho resolveu transferir a corrida de volta para o prado Norberto Moura. O fato é que desde o anos de 2009 só vem existindo uma única corrida de vaqueiro até a atualidade não mais existindo duas versões como no passado.

Com o retorno do atual prefeito Ronaldo Barbosa ao poder em 2013 o evento retornou ao parque Breno Bezerra onde permanece até hoje. O que nunca ficou claro é a quem de fato pertence o evento, pois é público e notório é que a corrida antes era chamada de corrida dos vaqueiros do prado Norberto Moura.

Mas alguns dizem que a festa é da igreja, que nunca tomou a frente do evento e que sempre teve por trás o forte apoio da prefeitura e de alguns fazendeiros do município. E existem pessoas que atribuem até mesmo evento que seria religioso como sendo da alçada da prefeitura.

O fato é que eu mesmo nunca entendi o evento, sobre a quem pertence! Mas sempre considerei a oficial e tradicional a que era realizada no prado Norberto Moura.

Ocasião que estou aberto a mais informações, quem puder mandar é só falar!
Reactions

Postar um comentário

2 Comentários

  1. ??? O mais importante é, que,a corrida continue existindo pois ela faz parte da cultura da nossa Cidade.

    ResponderExcluir
  2. A cultura popular não tem dono, logo deveriam todos se envergonha e de como sempre tentar tirar dividendos políticos de tudo e tentar fazer uma única festa.

    ResponderExcluir

Close Menu