REPORTAGEM ESPECIAL: Confira repercussão de elesbonenses após mais uma ocorrêcia policial na cidade.



Por José Loiola Neto/Destaques de Elesbão- Setor Policial

Foi farta a manifestação de elesbonenses nas redes sociais depois de mais uma ocorrência policial em Elesbão Veloso que vem tendo um início de 2018 turbulento. Nos últimos dias, sem falar nos acidentes de trânsito, inclusive com vítima fatal, foram verificadas ações contra estabelecimentos de ensino. Quatro escolas foram saqueadas no final de semana passado.

Há duas semanas, o trabalhador braçal Antonio Marcos Eduardo, o "Negão do Severo" foi alvejado com disparo de revólver em frente a um bar no bairro Novo Elesbão. Enquanto isso, cabaré da cidade, sábado passado, dia 20/1, um homem desferiu facadas contra um desafeto. Na mesma noite, a PM atendeu a um chamado oriundo do assentamento Bebedouro, situado às margens da BR-316. Ali, um caminhoneiro era vítima de assalto.

O mais recente registro de violência foi verificado na noite dessa sexta-feira, dia 26/1, quando dois elementos armados com facão e revólver deixaram em polvorosa os clientes da churrascaria Rei do Churrasco, de Zé Wilson da Paz. Na ocasião, depois de saírem de um capinzal a poucos metros do estabelecimentos, os bandidos subtraíram o celular de uma adolescentes e amedrontaram os demais dando pano de facão em mesas e ameaçando atirar em quem reagisse.

Depois da repercussão da notícia no Portal Elesbão News e disseminação nas redes sociais tamanha foi a manifestação regrada a indignação de elesbonenses que moram na cidade e em outros rincões.

O padeiro Gonçalo Soares Oliveira, ex-funcionário do matadouro local e que mora em São Paulo há pelo menos 10 anos fez um apelo às autoridades, especialmente aos senhores vereadores no sentido de que eles possam elaborar uma lei que venha a fortalecer a segurança municipal.

- Tomem uma atitude mais ampla no sentido de barrar esse vandalismo, essa falta de segurança. Eu sei que vandalismo e insegurança tem em todo lugar do mundo, mas ai está demais. A nossa cidade é pequena. Vocês são 9, vamos agir.

Gonçalo lamentou o fato de Elesbão Veloso ter hoje entre 14 e 15 mil habitantes e dispor de apenas um policial no plantão na DP.

- Senhores vereadores vejam essa situação, reparem a pobreza em Elesbão Veloso, façam algum coisa pela segurança. Vão a Secretaria de Segurança Pública, cobrem reforço policial, aumento de contingente.

Rosário Portela, elesbonense que reside em Teresina e trabalha no segmento de decoração de ambientes para festas e aniversários lamentou veementemente a situação de insegurança que vive a cidade.

- Elesbão Veloso vive uma situação complicada com relação a segurança. O quadro de policiais até onde sei é insuficiente para muitas ocorrências. É quase todo dia e aumenta no final de semana. É muita incidência de assaltos. Ai está perigoso e violento.

Em visita a cidade, o elesbonense Edson Ferreira que vive e trabalha em São Paulo desde 2003 endossou o couro daqueles que clamam por segurança. Edson que tem sido um crítico do trânsito na cidade, também observa fragilidades também na área que tem prerrogativa proteger os cidadãos.

- O que me deixa indignado e triste é que não vejo segurança alguma na cidade e mque familiares que moram aqui.

Moradora da Rua Piauí, no Matias, a dona de casa Isabel Campelo observa que a população está a mercê de vagabundos que não querem trabalhar, não respeitam pai e mãe, dai caem na marginalidade e as pessoas de bem que trabalham e ganham a vida honestamente estão reféns deles.

O jovem Ribamar, atleta da Piçarra na atual Copa Cidade de minicampo, sendo ele morador do Povoado Capim Pubo cobrou mais eficiência das autoridades locais com vista a atenuar a problemática da violência em Elesbão Veloso.

- Não estamos tendo conforto em nossa região.Situação lamentável.

O vereador Fernando Moura que há pouco mais de um ano juntamente com familiares, incluindo mãe, esposa, filhos e sobrinho sentiu na pele a "dor da violência" após ter ficado na mira de revólveres durante um assalto em sua própria casa, quando foi chamado de "vagabundo" pelos bandidos falou a reportagem do Painel Popular/FM Eldorado/ Portal Elesbão News e disse que durante a semana passada teve a oportunidade de conversar com o comandante regional da PM Capitão Santos e este demonstrou preocupação com o cenário atual da segurança na microrregião valenciana, especialmente Elesbão Veloso que possui um reduzidíssimo contingente policial.

- Já estão sendo travadas conversas com o prefeito(Ronaldo Barbosa) no sentido de firmar uma parceria para melhorar o setor da segurança em nosso município.

Fernando Moura lembrou que Elesbão Veloso conta com apenas 8 policiais, a vizinha Francinópolis tem 6, mas é bem menor. O vereador defende a parceria e concordou que é preciso as autoridades deixarem o discurso político de lado e agir em prol da população.

- Eu sei muito bem o que é isso, sofri na pele. Voltamos a sentar na porta de casa, mas não temos total segurança. Depois daquele assalto passamos de 10 a 11 meses sem sentar em frente a nossa casa, com medo.

Gilmar Farias, um elesbonense que mora e trabalha em São Paulo há pelo menos 25 anos, mas que faz visitas frequentes a sua terra natal disse que não tem se sentido seguro nas suas vindas a cidade.

- Sinceramente faz muito tempo que não me sinto seguro ai em Elesbão Veloso. Aqui ando sossegado, mas estando ai evito certos lugares por medo. É a interiorização da violência. Esse fenômeno que assola nosso país.
Reactions

Postar um comentário

2 Comentários

  1. A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Elesbão Veloso, sob o comando do DPC Paulo Gregório, realizou na tarde desta quarta-feira (31/01) a apreensão em flagrante do menor de iniciais B.L.S. pela prática de furto qualificado ocorrido em duas instituições de ensino na cidade de Elesbão Veloso.

    O menor em companhia de outros indivíduos, invadiu a Creche Municipal Vovó Emília, levando todos os equipamentos utilizados nas aulas das crianças, dentre eles uma TV, danificando também equipamentos do laboratório de informática da Universidade Aberta do Brasil-UEB.

    Os investigadores, após diligências, localizaram a TV no quarto do acusado. De acordo com a polícia, o menor já havia sido apreendido anteriormente pela mesma prática delituosa, sendo liberado posteriormente por se tratar de um menor.
    http://www.pc.pi.gov.br/noticia.php?id=3807

    ResponderExcluir
  2. A Polícia Civil do Piauí, por meio da *DELEGACIA DE ELESBÃO VELOSO*, sob o comando do DPC Paulo Gregório, deu cumprimento na manhã do dia 01/02/18 ao mandado de prisão preventiva do senhor *Antônio Teixeira da Silva* , de 67 anos, pelo crime de *ESTUPRO DE VULNERÁVEL* cometido contra uma menor de 14 anos, na cidade de Francinópolis. O acusado constantemente praticava atos libidinosos - diversos da conjunção carnal - de forma forçada contra a vítima. Os investigadores receberam a informação de que o autor iria se apresentar pela manhã no fórum da cidade de Elesbão Veloso, local onde deram voz de prisão ao mesmo.

    https://www.facebook.com/Policia-Civil-em-A%C3%A7%C3%A3o-153326834829375/

    ResponderExcluir

Close Menu