FOTOS: Solenidade em Elesbão Veloso marca a formação de 19 Técnicos em Agente Comunitário de Saúde.


 Por José Loiola Neto/Destaques de Elesbão Veloso
Foi realizada na noite do último sábado(17/02/2018) no Auditório Professora Maria Livramento Sousa-LILI, na Prefeitura de Elesbão Veloso, a solenidade de colação de grau de 19 formandos do curso técnico em Agente Comunitário de Saúde.

Os formandos são das cidades de Elesbão Veloso, Francinópolis e Prata do Piauí e foram capacitados pelo Centro de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luis Barbosa Cortez- CEEPS  Escola Técnica do SUS ETSUS sediados em Teresina-PI. O cerimonial foi conduzido pela enfermeira/professora Sheyla Milene Silva.

O evento contou com as participações da coordenadora geral da Escola Técnica do SUS no Piauí, Francisca Josélia Moreida da Silva, que compôs a mesa de honra do evento se fazendo acompanhada da enfermeira Nayana Santos Areia Soares, coodenadora técnica do curso, coordenadora pedagógicas Vera Alice Melo, da pedagoga Adeline Borges Santiago, professora Luzenira Soares Campelo dos Santos, que prestou apoio pedagógico ao logo do curso, , professora Irene Macedo, professora Maria Do Ó, que esteve substituindo a secretária municipal de educação, a professora Maria Reis Oliveira, secretária de saúde de Elesbão Veloso, Maria Augusta Soares Macedo-TINDÚ, Dulce Orminda, secretária de saúde de Francinópolis e vereadora Graciosa Carvalho.

Antes da colação de grau á tarde aconteceu missa em ação de graças na igreja de  Santa Teresinha. Celebração presidida pelo diácono Zeca.

Na solenidade na Prefeitura além dos formando, destaque para a presença de familiares. O evento seguiu as normas que regem o cerimonial público brasileiro e seguiu o ritual estabelecido pelo Centro de Educação Profissional em Saúde CEEP/ETSUS. Os formandos receberam os tradicionais canudos e dividiram a conquistas com os presentes na solenidade.

Enfermeira Nayaana Soares e ACS Dallyla Paloma comentam conquistas ao longo do curso

Ao término da solenidade que marcou a formatura de 19 Agentes Comunitários de Saúde, a reportagem ouviu a enfermeira Nayana Soares, coordenadora do curso que teve duração de 20 meses com aulas realizadas aos finais de semana.

Ela informou que a Escola Técnica do SUS vem desenvolvendo e oportunizando o curso para todo o Estado do Piauí e Elesbão Veloso é a sétima turma que conclui em 2018 a qualificar os agentes de saúde que já estão exercício e que ainda não tinham a formação de nível técnico.

- No contexto atual existem várias contratações de profissionais para atuarem como ACS sem a exigência desse curso técnico e só por volta de 2003 é que o Ministério da Saúde teve a preocupação de criar diretrizes curriculares para que as escolas técnicas do SUS pudessem oportunizar a formação desses profissionais.

Nayana destacou a apresentação de projetos pelos alunos durante a manhã do último sábado, na concepção dela, projeto belíssimos, uma espécie de conclusão do curso. Ela confessa ter ficado surpresa com os resultados.

-Foram três trabalhos que vieram com temáticas diferentes; uma temática trabalhou a questão de horta comunitária no CAPS de Elesbão Veloso; a segunda temática foi saúde do trabalhador, a percepção do ACS e a terceira temática foi saúde ambiental.

A Agente de Saúde formanda do curso técnico em ACS Dalylla Paloma Brito de Prata do Piauí em converda com a reportagem disse que viveu um momento bem especial durante o curso e mais ainda na solenidade de formatura, na medida em que precisou superar problemas inclusive de saúde antes de concluir a etapa de estudos.

- Passamos muitos dias viajando até Elesbão Veloso para concluir o curso, muito bom por sinal e representa muito para nossa profissão, a gente precisa dessa qualificação sempre, se qualificar nunca é demais. Tive problemas de saúde, mas graças a Deus nossa professora é enfermeira e percebeu que o meu problema não era simples, eu tinha apendicite que inflamou, mas no final tudo terminou bem.

Dalylla é ACS em Prata do Piauí desde abril de 2010, através de concurso público, atua na zona rural da cidade e disse gostar muito do contato com a comunidade.

CONFIRA A RELAÇÃO DOS MAIS NOVOS TÉCNICOS EM ACS

Ana Paula Alves da Silva

Ana Márcia Pereira da Silva

Ana Maria da Silva

Antonio Julião Mendes Macedo

Clara Mariana Silva Soares

Dallyla Paloma Brito

Francisca Luiza da Conceição

Gelyany Absolon Soares

Josilene Lopes de Sousa

José Raimundo da Cunha

Keyla Rejane Barbosa Barreto

Luziane Maria da Conceição

Maria Laiane da Silva

Maria Nilza Antão de Sousa

Maria do Ó do Nascimento

Maria Julia Soares da Silva

Maria Carmerinda da Silva

Maria de Jesus Pereira de Sousa

Rita Francisca de Jesus. 




























































Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu