Vereadores fazem balanço de audiência com o diretor do HENM em Elesbão Veoso e chegam a conclusão de que melhorias precisam ser adotadas com urgência. Confira!

Por José Loiola Neto/Destaques de Elesbão Veloso

A reportagem do Painel Popular/FM Eldorado/Elesbão News ouviu vereadores ao término da audiência com o diretor do Hospital Norberto Moura, a qual tratou a respeito da adoção de medidas com vistas a melhorar a situação daquela unidade de saúde. O encontro aconteceu sábado passado, dia 10/2,

Principal articulador da audiência, principalmente depois de levantar na Câmara assuntos polêmicos relacionados ao hospital, o vereador Tácio Lopes-SD considerou proveitosa a audiência porque foi possível observar in loco a situação daquela casa de saúde, sendo que no geral, segundo o parlamentar há coisas ruins, mal há também algo bom.  Para o vereador, o principal culpado pelo atual estado que se encontra o hospital é o governo do estado.

- Aqui precisa de melhorias urgente, de um reforma, de uma pintura. Temos um centro cirúrgico espetacular que falta funcionar, temos aparelho de ultrassom e rai-x parados e precisam ser aproveitados e não estão.
Vereador Tácio Lopes
Tácio afirmou ainda que a audiência com o diretor é uma espécie de prestação de contas com a sociedade e não se trata de uma perseguição política, a finalidade principal é a busca da melhoria da qualidade de saúde para Elesbão Veloso.

- Aqui vimos que existem arcondicionados queimados, mas o diretor prometeu que serão consertados; tem porta que arrancou, mas ele disse que vai ajeitar, então vamos acreditar que as coisas possam melhorar após essa audiência.

O vereador Pinto Moura-PT apoiou a iniciativa da realização da audiência, pois foi uma maneira de conferir de perto a situação física do hospital. Ele concordou que há pendências no hospital no tocante a funcionamento, mas medidas estão sendo adotadas

- Sabemos que o hospital precisa de uma reforma, mas o próprio diretor falou que se encontra em processo licitatório e provavelmente seja iniciada a reforma do prédio.
Vereador Pinto Moura
Pinto Moura disse a conversa com o diretor foi satisfatória, na medida em que serviu para dirimir dúvidas e espera que a situação melhore, além do que a ida ao hospital não se trata de perseguição política.

- Como representante do PT não poderia deixar de vir a esta audiência porque não estamos aqui para apontar erros de A,B ou C, temos que dá uma trégua nessa divisão política e procurar o melhor para população.

A vereadora Elizeth Cavalcante-PR por sua vez, quando indagada se teria uma ideia para alterar o atual cenário que se encontra o hospital, ela observou que a situação da saúde é preocupante de modo geral e em Elesbão Veloso não é diferente.Elizeth explicou que como representantes do povo, os vereadores são constantemente cobrados pela população, dai o motivo da realização da audiência com o diretor do Hospital Norberto Moura.

- Viemos aqui constatar com os próprios olhos para que a gente não faça nenhum julgamento sem ter presenciado ou visto a realmente o que está acontecendo.
Vereadora Elizeth Gomes Vieira Cavalcante
A vereadora considerou preocupante a situação do hospital, por isso, é necessário buscar meios e alternativas para tentar melhorar não apenas a parte física, mas outros setores do hospital.

- Vejo que o problema não decorre por falta de empenho do diretor que por sinal deixou a gente a vontade durante a reunião, fez sua explanação de maneira esclarecedora, deixando claro sobre suas dificuldades e o que já realizou a frente do hospital. Por outro lado percebo que está faltando mais vontade política dos governantes para tentar resolver ou procurar um meio para juntar município e estado para que o hospital venha a funcionar plenamente para que nossa população seja bem mais atendida.

Cícero do Cabana parabenizou o diretor Hyezio Moura pela maneira como se portou na audiência recebeu o grupo de vereadores, mas lembrou que como representantes do povo os vereadores são constantemente cobrados, e como cidadão já precisou e constatou a falta de médicos no hospital.

- Essa é a maior preocupação, saber se haverá médico todo dia, outra preocupação é a estrutura do hospital, vimos aqui que o prédio precisa de uma reforma, há portas sem trinco, caídas. Temos aqui um aparelho de ultrassom parada, as pessoas precisam fazer um exame e as vezes precisam se deslocar de Elesbão Veloso até Teresina para fazer um exame que poderia ser realizado aqui no hospital, como também o raio-X que está aqui parado.
Vereador Cícero do Cabana
Sobre a ambulância, Cícero disse ter ficado triste ao saber do diretor que não há prazo para  a chegada de uma nova ambulância e isso só faz aumentar a preocupação, visto que qualquer munícipe pode precisar.
- É desconfortável muito vezes você ter que ser transportado em cima de carroceria de uma D-20 ou em carro particular de qualquer jeito, se estar doente vai agravar ainda mais a doença. Ficamos preocupados com essa situação.
 
O vereador Edi Rufino(PSDB) agradeceu ao giretor pela receptividade durante o encontro do último sábado ao tempo em que se mostrou mais preocupado com relação aos plantões médicos diários, chegando a questionar o diretor sobre as escalas.

Vereador Edi Rufino
- Diariamente somos preocupados por famílias que nos narram a situação do hospital. Temos aqui a sala de raio-X que era para está funcionando e vários outros setores do hospital, mas uma das coisas que mais me preocupa é a questão dos plantões médicos porque existe a questão do atraso devido o deslocamento, é ai que o hospital acaba ficando "descoberto", visto que as vezes o médico só chega às 10h da manhã.
Edi Rfino defendeu que o governador precisa ter um olhar especial à Elesão Veloso, acrescenta que a saúde no Piauí de modo geral não está bem, mas especificamente  Elesbão vem deixando a desejar.

- Vamos procurar nossos representantes para que eles possam ajudar a mudar essa realidade.

Fechamos a reportagem com a vereadora Graciosa Rodrigues Carvalho(PTB) que considerou o diretor do hospital um profissional educado e que recebeu muito bem o grupo de vereadores. Mas ela disse ter ficado surpresa porque enquanto vereadora recebeu várias reclamações de pacientes que vinham consultar e não tinha médicos, eram internados não tinham lençóis nos leitos, faltava tudo, mas no último sábado percebeu uma realidade oposta a o que lhe passaram.

- Em relação aos banheiros, eu não vou citar o nome, mas uma pessoa que ficou internada no hospital disse que chegou a comprar detergente e papel higiênico fora porque o hospital não tinha e hoje eu me deparo com o material de limpeza estocado, a despensa surtida, alimentação estocada, cinco funcionários limpando o hospital, tudo limpo por aqui, acho que já fez efeito a nossa visita.
Vereador Graciosa Carvalho
Graciosa acha que a visita dos vereadores já surtiu efeito e ficou satisfeita em saber do diretor que qualquer reclamação pode ser levada a ele antes mesmo de ser repercutida na Câmara.  A vereadora desfez um mal entendido. Segundo ela não é verdadeira a versão dando conta que a ambulância do município não atende.

-Eu particularmente já recebi pedidos, ligações de funcionários daqui(do HENM) pedindo a ambulância altas horas da noite e eu entro em contato com a secretária Tindu e ela nos atende e vem a ambulância aqui para atender a pacientes no hospital.

A vereadora concluiu chamando a atenção para uma reforma urgente do hospital, visto que há portas caindo, máquinas com ferrugem tomando conta, paredes com infiltrações, banheiros em más condições de uso, em resumo a situação do HENM é lamentável e precisa de uma recuperação o quanto antes.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu