DESTAQUES DO DIA: notícias mais importantes nos jornais que circulam nesta segunda-feira, 21 de maio 2018.

Ciclista morre ao ser atingido por porta de carro em Teresina
Por José Loiola Neto, do Elesbão News

BRASIL


>> Funcionário da Prefeitura de Ipupiara é flagrado traficando drogas
Um funcionário da Prefeitura de Ipupiara, cidade localizada a 624 km de Salvador, foi flagrado, na noite de sexta-feira (18), com drogas em estádio do município. Com Ricardo Pereira Machado, militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada apreenderam 40 porções de cocaína e maconha, além de 150 embalagens plásticas. Os militares receberam uma denúncia sobre venda de entorpecentes, na Rua de Baixo. Chegando no local um homem, não identificado, foi preso com drogas e informou que Ricardo fornecia os materiais. Os PMs então seguiram até o estádio de futebol, onde Ricardo trabalha dando manutenção, e encontraram os entorpecentes. Os dois traficantes e as drogas foram apresentados, na Delegacia Territorial de Brotas de Macaúbas.

>> Temer faz propaganda de seu governo com verbas do Ministério da Saúde destinadas a campanhas de utilidade pública- por Lauro Jardim
Sabe a campanha institucional de dois anos do governo Temer que começa hoje? Parte do seu orçamento foi conseguido com uma ajeitada em verbas publicitárias de outros ministérios. A pasta que entrou com mais recursos foi o Ministério da Saúde. Foram deslocados R$ 22 milhões originalmente destinados a campanhas de utilidade pública, como vacinação, febre amarela, doações de órgãos etc. A verba deixou de ser utilidade pública para virar de utilidade política.

>> Prisão de ex-miliciano Lica desarticula o tráfico da Praça Seca, diz delegado
Rio - A prisão do ex-miliciano Hélio Albino, o Lica, na madrugada deste domingo, pode ter desarticulado o tráfico na região da Praça Seca, segundo o delegado titular da 24ª DP (Piedade), Jader Amaral, que deu apoio à operação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal, junto à 29ª DP (Madureira).

>> Tribunal de Lisboa determina extradição de Raul Schmidt para o Brasil, diz Procuradoria
O Ministério Público Federal informou neste domingo, 20, que o Tribunal de Relação de Lisboa determinou na sexta-feira, 18, o cumprimento da ordem de extradição do empresário Raul Schmidt, réu na Lava Jato, de Portugal para o Brasil. A defesa do empresário informou ao Estado que vai recorrer da decisão no Supremo Tribunal de Justiça, a corte máxima portuguesa.

>> Barco à deriva com 25 imigrantes e 2 brasileiros é resgatado no Maranhão
Um barco pesqueiro com 27 pessoas que ficou à deriva em alto mar foi resgatado na noite deste sábado (19/5), na cidade de São José de Ribamar, na região metropolitana da capital São Luís, no Maranhão. A Polícia Federal investiga se o transporte do grupo está associado a alguma prática criminosa. Segundo o governo do Maranhão, havia dois brasileiros e 25 africanos, de cinco nacionalidades: Senegal, Nigéria, Guiné, Serra Leoa e Cabo Verde. O grupo desembarcou no cais de São José de Ribamar, após operação conjunta com a Marinha e a PF. Atendidos em uma unidade médica, eles apresentavam quadro de desidratação.

>> MP aponta caixa 2 da CCR para campanha de Alckmin, diz jornal
A CCR, maior concessionária de estradas do país e quinta do mundo, deu cerca de R$ 5 milhões ao caixa dois da campanha do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) em 2010, informa neste domingo a "Folha de S.Paulo"  citando como fonte relatos feitos por representantes da empresa ao Ministério Público de São Paulo. Segundo a reportagem, o dinheiro teria sido entregue ao cunhado de Alckmin, o empresário Adhemar Ribeiro, conforme a narrativa feita à Promotoria. O valor não consta da prestação de contas do tucano, segundo o jornal.

>> Acidente deixa pelo menos um morto e 40 feridos no Vale do Rio Doce
Policiais tiveram dificuldades para resgatar vítimas nas ferragens(foto: Reprodução Whatsapp) Policiais tiveram dificuldades para resgatar vítimas nas ferragens. Pelo menos uma pessoa morreu e 40 pessoas ficaram feridas, uma em estado grave, na queda de um ônibus num abismo na rodovia MGC-120, trecho entre Capelinha e Água Boa, divisa dos vales do Jequitinhoa e Rio Doce. Informação inicial da aspirante Patrícia Lopes, da assessoria de imprensa da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar, é de que coletivo transportava 46 trabalhadores rurais, que seguiam para plantios de café no interior do Espírito Santo.

>> Governo Federal culpa vazamento da JBS por fracasso na Previdência
Sem mencionar explicitamente o fato, o governo culpa o vazamento das conversas do empresário Joesley Batista com o presidente Michel Temer, em maio de 2017, pelo fracasso na aprovação da reforma da Previdência. O documento "Encontro com o Futuro", que será lançado na próxima terça-feira em evento que deverá confirmar a pré-candidatura de Henrique Meirelles à presidência da República, diz que o governo tinha a aprovação da proposta "quase assegurada" a determinada altura do ano passado. "A oportunidade se perdeu pelo oportunismo de iniciativas no campo judicial, que desviaram, talvez propositadamente, a atenção do sistema político."

>> Capital e RMF registram pelo menos oito homicídios neste domingo (20)
Este domingo (20) tem sido marcado pela violência, na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Até 17h45, ao menos oito pessoas foram assassinadas a tiros. Pelo menos dois suspeitos foram presos pelos homicídios. Entre os crimes está um duplo homicídio, no bairro São João do Amanari, em Maranguape. Por volta de 2h da madrugada, criminosos invadiram uma residência, na Rua João Moreira, e atiraram contra três pessoas. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Anderson Marçal Pereira, de 27 anos de idade, e uma mulher não identificada morreram no local. Outra mulher, que também ficou ferida, foi socorrida e levada à uma unidade hospitalar em Fortaleza.

 
MUNDO

>>  Candidatos opositores acusam Maduro de coagir eleitores
Os dois principais candidatos da oposição acusaram o governo de Nicolás Maduro de pressionar os eleitores a votar por ele por meio do Carnê da Pátria, documento que dá acesso a benefícios e serviços públicos. Boicotada por parte da oposição, a eleição presidencial venezuelana deste domingo (20) vem registrando baixo comparecimento entre os 20,5 milhões de eleitores, tanto em redutos chavistas quanto em zonas opositoras.

>> Chef Mario Batali é acusado de abusar de mulheres inconscientes em restaurante
Ex-funcionárias deram depoimentos anônimos a programa de televisão nos Estados Unidos.

>> Texas se refugia na religião para superar a dor de massacre em escola
Na sexta-feira, estudante abriu fogo em escola e matou oito colegas e dois professores.

>> 20 das 110 vítimas de queda de avião em Cuba foram identificadas
Investigações devem levar um mês e uma das caixas pretas do avião já foi encontrada; 110 pessoas morreram no desastre.

Fonte: Agências internacionais


PIAUÍ- Resumo Portais Cidade Verde e O Dia

>> Dupla é assassinada com oito disparos de arma de fogo no Promorar
A Polícia Militar registrou um duplo homicídio na Avenida Principal do bairro Promorar por volta de uma hora da madrugada desta segunda-feira (21). As vítimas foram identificadas como sendo Francisco Wellison da Silva Sousa, de 20 anos; e Antônio Francisco Sousa Filho, de 22 anos. Segundo o capitão Silas, comandante da 2º Companhia Independente de Policiamento do Promorar, os dois trafegavam em uma motocicleta, quando foram surpreendidos por mais dois indivíduos em outra moto. “Já se aproximaram atirando, não deu tempo deles se defenderem. Atiraram e se evadiram do local com destino ignorado logo em seguida”, relatou.


>> Governador decreta emergência em 33 municípios por causa da seca
Apesar das fortes chuvas que caíram no Estado, o governador do Piauí, Wellington Dias, decretou situação de emergência em 33 municípios por conta da seca. O decreto foi publicado no Diário Oficial da última quinta-feira (17) e tem vigência  de 180 dias. O governador argumenta que o decreto levou em consideração a irregularidade na distribuição pluviométrica ocorrida no estado, em especial nos aglomerados dos territórios da Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira, conforme informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). Mesmo com as fortes chuvas que afetaram algumas regiões do estado, essas cidades tiveram chuvas irregulares.


>> Ciclista morre ao ser atingido por porta de carro em Teresina
 Um ciclista, identificado como Gilson Fernandes, de 53 anos, morreu após colidir em um veículo parado na Avenida Pedro Freitas, na zona Sul de Teresina. De acordo com a major Ayla Maria, da Companhia de Policiamento de Trânsito (Ciptran), uma pessoa, que estava no interior do veículo, abriu a porta dianteira do motorista e o ciclista acabou colidindo. Gilson Fernandes morreu no local. A major também informou que o condutor do veículo não permaneceu na cena do crime.


>> Filho de PM do Piauí morre em acidente de trânsito na PI-225
Dois motociclistas morreram em um grave acidente de trânsito na PI-225, entre os municípios de São Félix e São Miguel da Baixa Grande, na noite de sábado (19). Um deles foi identificado como Antônio Miguel Pereira da Costa Pinto, de 18 anos, filho de um Policial Militar do Piauí. De acordo com o comandante da 2ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar, capitão Antônio Santos, as vítimas morreram no local.


>> Programa "Água Legal" é lançado e deve substituir 60 mil hidrômetros em Teresina
A concessionária do abastecimento de água e esgoto de Teresina apresenta à cidade o “Água Legal”, programa que visa o desenvolvimento cidadão da relação entre a empresa e os usuários. Ações de fiscalização; substituição e instalação de hidrômetros; recadastramento e combate à inadimplência, que vem ocorrendo em fase de testes, serão intensificadas. Tais medidas permitem que, de modo sustentável, o atendimento à população seja eficiente.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu