DESTAQUES DO DIA: notícias mais importantes nos jornais que circulam nesta terça-feira, 19 de junho 2018

Senador republicano John McCain
Por José Loiola Neto, do Elesbão News

BRASIL


>> Acerto de cadastro no banco libera saque
Falhas cadastrais e desinformação podem atrapalhar os trabalhadores que tentarem sacar suas cotas do PIS/Pasep, que começaram a ser liberadas ontem e vão ser pagas até 29 de junho para cotistas de 57 a 59 anos.A principal informação sobre o benefício é que só tem chance de recebê-lo o cidadão que teve registro na carteira profissional ou foi servidor público entre 1971 e 4 de outubro de 1988 e que ainda não fez o saque.Outras restrições, porém, provavelmente só serão descobertas no banco.

>> Justiça condena Marcos Valério a 16 anos e 9 meses
O ex-empresário Marcos Valério Fernandes de Souza foi condenado a 16 anos e 9 meses de prisão por participação no esquema que ficou conhecido como mensalão mineiro. A sentença é da juíza Lucimeire Rocha, da 9.ª Vara Criminal do Fórum Lafayette, a primeira instância da Justiça de Minas. A pena é por lavagem de dinheiro e peculato. Marcos Valério é o sexto envolvido no mensalão mineiro sentenciado pela Justiça de Minas em pouco mais de dois meses.

>> Vídeo mostra momento em que policial militar é morto
Um subtenente da Polícia Militar foi morto por volta das 23h50 desta segunda-feira, na Rua João Silvares, no bairro da Brasilândia, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Identificado como Rogenir Moura de Oliveira, o PM, lotado no 16º BPM (Olaria), foi baleado durante uma tentativa de assalto.O irmão da vítima chegou a levar o subtenente para o Hospital estadual Alberto Torres, também em São Gonçalo, porém ele não resistiu aos ferimentos.


MUNDO
>> Kim Jong-un está na China
Kim tenta conseguir redução das sanções econômicas internacionais em troca de suas promessas de 'desnuclearização', e para tal espera contar com o apoio da China, segundo análise do jornal japonês Nikkei.

>> Mundo tem 68,5 milhões de pessoas deslocadas, maior número em 7 décadas, diz ONU
Apenas em 2017, 2,9 milhões de pessoas se tornaram refugiadas, maior número já registrado em um único ano por agência da ONU. Dados estão em relatório anual Tendências Globais.

>> Senador republicano pede fim imediato de política de Trump que separa filhos de pais imigrantes ilegais
John McCain, que é do mesmo partido do presidente dos Estados Unidos, classificou política imigratória como 'afronta à decência'.

>> Argentina tem primeira condenação por crime de ódio contra transexual
Gabriel David Marino foi condenado à prisão perpétua por matar dirigente transexual Amnacay Diana Sacayán com 13 facadas em 2015. Judiciário reconheceu que crime foi 'homicídio agravado por violência de gênero e ódio à identidade de gênero'.

>> EUA e Coreia do Sul concordam em suspender exercícios militares conjuntos, diz autoridade dos EUA
Exercício Ulchi Freedom Guardian seria realizado em agosto. Suspensão faz parte de promessa feita por Trump a Kim Jong-Un durante encontro em Singapura; anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias.

Fonte: Agências internacionais

 
PIAUÍ- Resumo Portais Cdade Verde e O Dia

>> Piauí tem a terceira menor população carcerária feminina do Brasil
Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (18) pelo projeto "Sistema Prisional em números", disponibilizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Piauí é o terceiro estado com menor população carcerária feminina do Brasil, ficando atrás apenas dos estados do Pernambuco, com 15 detentas, e do Amapá, com 115 detentas. Os dados são referentes ao ano de 2017. Ao todo, 161 mulheres estão encarceradas no estado. Destas, 31 estão em regime fechado, 41 em regime semi-aberto e a maioria, 89 detentas, estão em prisão provisória. Com 166 vagas no total, a taxa de ocupação feminina nos presídios piauienses é de 96,99%.

>> Quase 50% dos teresinenses estão acima do peso, revela pesquisa do Ministério da Saúde
Quase metade da população de Teresina está acima do peso. É o que revela a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, divulgada nesta segunda-feira (18). A taxa em Teresina chegou a 48.3, a terceira mais baixa entre as 27 capitais brasileiras. Os dados são referente a 2017. Outro dado divulgado é que 15.7 dos teresinenses foram considerados obesos na pesquisa, também a terceira menor taxa entre todas as capitais do país.

>> No estado, 50% das distribuidoras não baixaram o diesel em 0,41
Fiscais do Procon do Piauí iniciaram na manhã de hoje (18) inspeção para verificar se as distribuidoras de combustíveis baixaram em 0,41 centavos o preço do diesel no estado. Segundo o  Sindicato dos Postos de Combustíveis do Piauí cerca de 50% das distribuidoras não reduziram nesta segunda-feira o preço e estão descumprindo a portaria do governo federal. Na semana passada, o Procon realizou uma reunião com os donos de postos e representantes de distribuidoras dando prazo até a última sexta-feira ( 15) para baixarem o preço do diesel. Durante todo o dia, os fiscais do Procon verificam o preço tanto na distribuidoras como nos postos de combustíveis.

>> Mulher é presa por receptação de produtos roubados na zona Norte
Uma mulher identificada como Glauba Ariane Ferreira da Silva foi presa na tarde desta segunda-feira (18), no bairro Aeroporto, por receptação de produtos roubados. Ela foi detida por agentes do 2º Distrito Policial. Segundo a polícia, a mulher compra os produtos de pelo menos seis criminosos que atuam na região. "Ela compra todos os produtos de furto do Macaquinho, do Sapo, do Maninho, e da Grenda Buiú. No total são 6 que trabalham pra ela", diz o agente Feliciano Sobrinho. Entre os produtos comercializados estão cadeiras, TVs, botijões de gás, dentre outros. "Aqui está demais, a gente prende e a audiência de custódia solta. Isso é todo dia. Eles já foram presos e estão soltos", afirma o policial.

>>  Homem é assassinado a tiros na porta de casa em Parnaíba
Um homem identificado como Francisco Apolinário Pereira, de 59 anos, foi assassinado com disparos de arma de fogo na porta da própria residência localizada na localidade Portinho, em Parnaíba, litoral do Piauí. O crime aconteceu na tarde desta segunda-feira (18). Ao meionorte.com, os policiais do 2° Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba informaram que Francisco estava sentado na porta de casa quando, de repente, um homem identificado apenas como André se aproximou e, em posse de uma espingarda, efetuou vários tiros contra ele.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu