PAPO COM IDOSOS: Nascida na zona rural de Elesbão Veloso, dona Rosário Alves, 89 anos, mãe de 10 filhos diz que começou a trabalhar aos 8.

Dona Rosário falou ao Papo com Idosos

Por José Loiola Neto

Maria do Rosário Alves da Silva, moradora da Rua Coronel Edmundo Soares, bairro de Fátima, 89 anos foi nossa entrevistada no "Papo com Idosos" lembrou que nasceu na localidade Pé do Morro, que  seu pai separou-se da sua mãe quando ela tinha apenas 8 anos de vida, e que foi a partir dai que começou a trabalhar no roçado. Dona Rosário é um dos 5 filhos do casal Cândido Alves do Nascimento e Eulália Ferreira de Sousa.

Divorciada desde 1970, dona Rosário é mãe de 10 filhos. Referências: é mãe da dona Luzia Absolon(ex-servidora do Hospital Norberto Moura), avó da Antonina, sendo esta esposa do Edgar Holanda, que integra o Grupo Santa Lúcia(Posto Santa Lúcia).
Em 9 de agosto próximo, ela completará 90 anos, mas já adiantou que não quer festa. Quanto a saúde, alega um problema ocular. Na entrevista se emocionou, principalmente ao lembrar dos pais. Estudou apenas um mês, o suficiente para pelo menos aprender a assinar o nome.

Nossa entrevistada garantiu que reza todos os dias, principalmente para Nossa Senhora Aparecida. Recordou que 9 dos 10 filhos nasceram na localidade Pé do Morro, contando com apoio da parteira Etevilna(falecida), apenas o último- José Elimar, o "Berré" nasceu aqui na cidade, e nesse parto, dona Rosário contou com apoio da saudosa Mãe Lídia ou Lídia Parteira(falecida em 2002).


Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu