DESTAQUES DO DIA: notícias mais importantes nos jornais que circulam nesta sexta-feira, 13 de julho 2018

Frank Aguiar: críticas ao governador Wellington Dias

Por José Loiola Neto, do Elesbão News

BRASIL


>> Prefeitura diz que cortará ponto de professores
A prefeitura de Salvador anunciou nesta quinta-feira, 12, que irá cortar o ponto dos professores que aderiram à greve. Com isso, os dias não trabalhados pelos profissionais não serão computados. A greve dos professores foi deflagrada na manhã da quarta-feira, 11, e durante esta quinta, os profissionais realizaram uma série de atos na cidade.Na noite da última quarta, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) e a gestão municipal se reuniram para buscar um acordo entre as partes, o que resultou na confirmação da greve por tempo indeterminado.

>> Metade dos calouros na faculdade trocaram de turma
Quase 56% dos alunos que entraram na faculdade em 2010 não se formaram com os colegas do curso de graduação no qual se matricularam. Abandonos ou trocas de instituição de ensino justificam os percentuais apontados nos dados inéditos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que acompanhou a trajetória dos universitários entre 2010 e 2015 com base no Censo da Educação Superior.O percentual é equivalente a 1.392.586 estudantes.

>> ‘A ampliação de benefícios tributários é inoportuna
Para o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, ampliar a concessão de benefícios tributários a setores específicos da economia é “absolutamente inoportuna” para o País e vai exigir medidas compensatórias para fechar as contas. Ele avalia que seria “prudente e adequado” deixar para o próximo presidente a discussão sobre alguns dos projetos que estão tramitando no Congresso e que aumentam gastos ou abrem mão de receitas, uma vez que o impacto fiscal dessas medidas será maior nos próximos anos.

>> Alckmin fecha com PSD e amplia bloco de apoio
O ex-governador e presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) selou nos últimos dias uma aliança com o PSD para as eleições 2018. O anúncio oficial deverá ocorrer na convenção da sigla, prevista para o dia 28 deste mês ou 4 de agosto. O acordo injetou ânimo na pré-campanha tucana no momento em que partidos do Centrão, bloco partidário liderado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vivem um impasse sobre a corrida pelo Palácio do Planalto. Nas eleições de 2014, o PSD elegeu 36 deputados – a quinta maior bancada da Câmara.

>> Presídio solta, por engano, ex-braço direito de Beira-Mar
O Presídio Estadual de Formosa liberou, "por engano", o preso Leomar de Oliveira Barbosa, conhecido como Playboy. O homem de 55 anos é considerado perigoso e é o ex-braço direito de Fernandinho Beira-Mar. A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) afirmou que os servidores envolvidos já estão afastados.Preso por tráfico de drogas, Leomar conseguiu um habeas corpus na Justiça. Mesmo com outras duas ações penais em trâmite contra Leomar, que impossibilitariam a liberação dele, em 4 de julho foi solto.

>> Pré-candidatos ao governo de Minas têm 'choque de realidade'
A campanha ao governo de Minas inaugura este ano novo estilo. Velhas promessas de um lugar ao céu cederam lugar ao “choque de realidade” mais próximo ao inferno: cortes de investimentos, cortes em contratações, cortes de cargos comissionados, dependência da recuperação econômica do país para o aumento da arrecadação, para não falar da dependência dos favores do governo federal.

>> Fundador da GDE morava em um flat na área nobre
Apontado como um dos fundadores da facção criminosa local Guardiões do Estado (GDE) e um dos principais mandantes da 'Chacina das Cajazeiras', Auricélio de Sousa Freitas, o 'Celim', foi preso na noite de quarta-feira (11) pelo Comando Tático Motorizado (Cotam) do BPChoque. Conforme a PM, ele residia em um apartamento alugado, no bairro Meireles, próximo à Beira-Mar, e se identificava com o nome falso de Luís Carlos Domingos da Silva.'Celim' transitava em um automóvel Toyota, modelo Corolla, de placas EGQ-3081, blindado.

>> Pediatras são convocados a lutar contra pólio e sarampo
Um batalhão formado por mais de mil pediatras, em Pernambuco, arregaça as mangas para travar uma luta contra duas doenças já erradicadas no País, mas que voltam a assustar autoridades sanitárias, profissionais de saúde e famílias brasileiras. A dupla formada pela poliomielite e pelo sarampo pode lamentavelmente retomar à circulação se a cobertura vacinal, sobretudo entre crianças, não aumentar.

>> Venda de veículos novos no RS dá sinais de retomada
Após pesquisar condições de pagamento, Paulo Roberto Sartori, 56 anos, decidiu trocar de carro em março. Na ocasião, o gestor imobiliário chegou a acordo para comprar um Renault Captur 2019 em uma concessionária de Porto Alegre. Para fechar o negócio à vista, no qual incluiu seu veículo anterior, modelo 2018, afirma ter recebido "um bom desconto".

>> PM é sequestrado na Favela Kelson's
Um policial militar foi sequestrado, nesta quinta-feira, na Favela Kelson's, na Penha, Zona Norte do Rio. Segundo informações do 16º BPM (Olaria), militares da unidade foram acionados para verificar informação de que um policial teria sido levado para o interior da comunidade.Ainda de acordo com a corporação, o policial foi encontrado e está bem. Também houve denúncias de que uma carga foi roubada e levada para a comunidade. Policiais militares do 16º BPM e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) realizam operação na comunidade.

>> Hospital tem 119 médicos,mas vistoria não acha nenhum
A lista de funcionários do Hospital Estadual Eduardo Rabello, em Campo Grande, na Zona Oeste, impressiona com a quantidade de profissionais de saúde para atender os 30 idosos internados na única ala da unidade em funcionamento. São 119 médicos de diferentes especialidades, quatro para cada paciente.— Apesar de haver um quantitativo expressivo de médicos lotados no hospital, especialmente após a municipalização de hospitais como o Rocha Faria e o Albert Schweitzer, no momento da inspeção, nos informaram que havia um único médico plantonista, mas não conseguimos localizá-lo — relata a promotora Luciana Direito, que recebeu da direção da unidade a lista de funcionários, durante inspeção judicial realizada no último dia 5.

Fonte: Sites dos jornais brasileiros

 
MUNDO

>> Os crimes da 'noiva nazista', condenada à perpétua por dez assassinatos na Alemanha
Beate Zschäpe foi considerada culpada por envolvimento em assassinatos cometidos por célula terrorista neonazista também acusada de ataques à bomba e assaltos a bancos.

>> Explosão em fábrica na China deixa mortos
Ao menos 19 pessoas morreram no desastre, afirma governo chinês. Causas do incidente ainda são desconhecidas.

>> Tanques de combustível explodem em fábrica perto do aeroporto do Cairo
Ministério de Aviação Civil do Egito diz que explosão aconteceu em fábrica de produtos químicos e foi causada por altas temperaturas. Movimentação aérea não foi afetada.

>> Theresa May detalha plano para o Brexit com ênfase em área de livre comércio
Proposta para as relações com a União Europeia recebeu críticas dentro de seu próprio partido e provocou o afastamento de dois ministros ligados ao Brexit nos últimos dias. Documento de 98 páginas dá a entender que Londres espera manter laços estreitos com o bloco.

Fonte: Agências internacionais

 
PIAUÍ- Resumo Portais G1 Piauí, Meio Norte e O Dia

>> Justiça Federal suspende assembleia que autorizou venda da Eletrobras-PI
O juiz Márcio Braga Magalhães, da 2ª Vara Federal de Teresina, decidiu suspender os efeitos da assembleia realizada pela Eletrobras Piauí no dia 21 de março deste ano, durante a qual foi aprovada a privatização da distribuidora de energia do estado.  A decisão judicial, expedida nesta quinta-feira (12), atende a uma ação ajuizada pelo Sindicato dos Urbanitários do Estado do Piauí (Sintepi), que denunciou ter havido uma fraude na ata da assembleia feita pela empresa estatal.

>> Frank Aguiar: Wellington 'não tem mais capacidade de cuidar do estado'
O cantor de forró Frank Aguiar (PRB), pré-candidato ao Senado Federal, fez duras críticas à gestão de Wellington Dias (PT) à frente do Governo do Piauí. Em áudio divulgado por meio de um aplicativo de mensagens, Frank afirma que "já não tem mais a mesma admiração pelo governador", e que só está "ganhando esse tempo", sem anunciar que não apoiará Wellington, em respeito ao partido, que ainda não bateu o martelo sobre o destino que irá seguir no pleito deste ano.

>> Mulher morre de infarto após ser agredida pelo filho no Sul do Piauí
Uma mulher infartou e morreu logo depois ter sido espancada pelo próprio filho em Aroeiras de Itaim, na região de Picos, Sul do Piauí, por volta das 17h da terça-feira (10). De acordo com o delegado Jonas Brasil, o suspeito deu dois chutes na barriga da mãe durante a briga. Ela chegou a ser socorrida por parentes, mas não resistiu. Somente durante a noite da terça-feira, a polícia foi comunicada sobre o caso, segundo o delegado. “Um familiar veio até a delegacia informar os fatos, mas foi depois que a mulher tinha sofrido o infarto no hospital e que veio a óbito”, contou Jonas Brasil.

>> Homem é encontrado morto dentro de poço no Litoral do Piauí
Um homem foi encontrado morto dentro de um poço em Cajueiro da Praia, no Litoral do Piauí, por volta das 21h dessa quarta-feira (11). O buraco tem aproximadamente quatro metros de profundidade. O Corpo de Bombeiros teve dificuldade em descer no poço e foi preciso duas tentativas para conseguir retirar a vítima. Segundo o aspirante do Corpo de Bombeiros, Thompson Thauzer, foi necessário uma descida prévia de um bombeiro para verificar as condições da cisterna e logo depois, outro teve que descer de cabeça para baixo por questão técnica de segurança.

>> Polícia conclui inquérito da morte de jovem baleado na Copa de 2014 e pede prisão preventiva de suspeito
A pós quatro anos, a Polícia Civil do Piauí concluiu o inquérito policial sobre a morte do estudante Ruan Pedreira e pediu a transformação da prisão temporária do suspeito para preventiva. O jovem foi vítima de bala perdida durante festa da Copa do Mundo de 2014 em Teresina e teve a morte decretada três dias depois. O autor do disparo continua foragido. Segundo o coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, o inquérito foi concluído pelo delegado Danúbio Dias e encaminhado à Justiça na semana passada. O autor do disparo foi identificado como Herlândio Miranda Coelho, que é natural da Bahia, tem passagem por porte ilegal de arma e agora é considerado foragido pelo crime de homicídio.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu