DESTAQUES DO DIA: notícias mais importantes nos jornais que circulam nesta quinta-feira, 26 de julho 2018

quinta-feira, 26 de julho de 2018

DESTAQUES DO DIA: notícias mais importantes nos jornais que circulam nesta quinta-feira, 26 de julho 2018

‘É preciso diferenciar usuário de traficante’, diz Jungmann

Por José Loiola Neto, do Elesbão News

BRASIL


>> Começa o pagamento do abono salarial PIS-Pasep
Começa nesta quinta-feira (26) o pagamento do abono salarial PIS-Pasep calendário 2018-2019 (ano-base 2017). No caso do PIS, o pagamento será para trabalhadores da iniciativa privada nascidos em julho, e no do Pasep é para servidores públicos com final da inscrição 0.O valor do abono varia de R$ 80 a R$ 954, dependendo do tempo em que a pessoa trabalhou formalmente em 2017.

>> ‘É preciso diferenciar usuário de traficante’, diz Jungmann
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, participou nesta quarta-feira, 25, em São Paulo, do quinto fórum realizado pelo Estado para discutir os caminhos para a reconstrução do Brasil. O ministro foi um dos debatedores do painel Alternativas à Segurança Pública, ao lado do ex-secretário nacional de Segurança Pública e coronel reformado da Polícia Militar José Vicente da Silva Filho e do diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima.

>> Moro vê resultado da eleição como risco à Lava Jato
O juiz federal Sérgio Moro admitiu que o resultado das eleições deste ano está inserido no que ele chama de“risco de retrocesso” no combate à corrupção, simbolizado na Operação Lava Jato. Moro disse que o País precisa“do exemplo de lideranças honestas” e “de políticas mais gerais para diminuir os incentivos e oportunidades da corrupção”.O magistrado participou nesta quarta-feira, 25, do Fórum Estadão Mais governança e mais segurança, promovido pelo Estado e realizado em São Paulo.

>> Polícia investiga estupro de funcionária do Ministério
A Polícia Civil do Distrito Federal apura se uma funcionária terceirizada do Ministério dos Direitos Humanos (MDH) foi vítima de estupro ou assédio sexual dentro do ambiente de trabalho. O crime teria acontecido no edifício Parque Cidade Corporate, na Asa Sul, onde funciona a secretaria onde a jovem trabalha.Gestores no MDH tiveram conhecimento do caso na tarde desta quarta-feira (25/7), e encaminharam a informação à Central de atendimento à Mulher, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), pelo 180.

>> Dias Toffoli mantém leilão da Cepisa
O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, negou um pedido para suspender o leilão da venda da Companhia Energética do Piauí (Cepisa), previsto para esta quinta-feira. O pedido de suspensão foi feito na terça feira pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Urbanas do Estado do Piauí.

>> Caminhoneiro que matou ciclista tem prisão decretada
O caminhoneiro Joel Jorge da Silva, que atropelou o adolescente Clayton Bernardes Cabral, de 12 anos, na Pampulha, já é considerado foragido. O acidente ocorreu em setembro de 2013, quando o menino andava de bicicleta na Avenida Otacílio Negrão de Lima, no Bairro Bandeirantes. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), os desembargadores da 6ª Câmara Criminal entenderam que o motorista, condenado a três anos e quatro meses de prisão, devia cumprir pena em regime fechado.

>> Ceará deverá ter mais idosos do que jovens em 25 anos
O Ceará passa por uma transição demográfica e, a exemplo do cenário nacional, deverá, nos próximos 20 anos, ter a dinâmica etária alterada devido ao envelhecimento da população. Diferentemente do que ocorre hoje, em 25 anos - 2043 -, pessoas com mais de 65 anos serão mais numerosas que aquelas com idade entre 0 e 14 anos no Estado, segundo estimativas divulgadas ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

>> Lombadas eletrônicas no Recife serão desligadas
A decisão da Prefeitura do Recife de desligar todos os equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade a partir do dia 1º de agosto tem rendido críticas e uma ampla mobilização contrária nas redes sociais. Desde a semana passada, teve início a campanha “Desligamento Não”, que busca convencer o prefeito Geraldo Júlio (PSB) a voltar atrás em sua decisão, que inclusive, pelo que tem sido informado oficialmente, foi pessoal e política, para atender a um pedido do vereador do Recife Marco Aurélio (PRTB).

>> Partidos priorizam dinheiro para deputados federais
Uma competição interna tensiona os maiores partidos do Estado. Antes de disputarem a preferência dos eleitores, os candidatos estão brigando por acesso ao fundo bilionário que irá financiar as campanhas eleitorais. Com a proibição de doações de empresas privadas, as legendas decidiram priorizar a reeleição de deputados federais, revoltando principalmente quem irá concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.

>> Policial militar morre durante operação na Palmeirinha
Um policial militar morreu, nesta quarta-feira, durante uma operação da PM na Favela da Palmeirinha, em Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio. O soldado PM foi identificado como Jorge Lucas da Silva Torquato de Araújo, 23 anos, e era lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Caju. Ele atuava na Palmeirinha pelo Regime Adicional de Serviço (RAS).De acordo com as primeiras informações, Lucas foi atingido por um tiro na cabeça e na axila e chegou a ser socorrido para o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, mas não resistiu aos ferimentos.

Fonte: Sites dos jornais brasileiros

MUNDO

>> Explosão atinge arredores da embaixada dos EUA em Pequim
Suspeito ficou ferido na mão na explosão ocorrida nesta quinta. Polícia chinesa afirma que ela foi provocada por fogo de artifício.

>> Onda de calor coloca França em estado de alerta
País teme um novo episódio de temperaturas extremas como em 2003, quando cerca de 15 mil pessoas morreram. Os episódios de altas temperaturas no país se intensificam devido ao aquecimento global.

>> Incêndios florestais na Suécia atingem área equivalente a 35.700 campos de futebol
Sete países da União Europeia já se uniram aos esforços para ajudar a combater as chamas, que atingem uma área total de 250 quilômetros quadrados - o que equivale aproximadamente a quase 60% do território do estado do Rio de Janeiro.

>> Brasileira e filha de 4 anos morrem após caírem de prédio no Uruguai
Incidente ocorreu na noite de terça-feira (24) em Punta del Este. Ela e a menina moravam em Porto Alegre. Informação é do Consulado brasileiro no país vizinho.

>> Muro entre México e EUA ameaçaria biodiversidade, alertam 2,7 mil cientistas
Região da fronteira abriga mais de 1 mil espécies de animais e mais de 400 plantas.

>> Maternidade na França é indiciada por morte de gestante causada por anestesista bêbada
Além da anestesista belga, uma obstetra presente na maternidade também foi indiciada em 2016 por “omissão de socorro”.

Fonte: Agências internacionais

 
PIAUÍ- Resumo Portais G1 Piauí e Cidade Verde

>> Polícia cumpre 20 mandados de prisão contra estupro e tráfico em THE
A Polícia Civil do Piauí, em ação conjunta de vários Distritos Policiais com a Divisão de Capturas (Dicap), deflagrou nas primeiras horas da manhã de hoje (26) uma operação para cumprir 20 mandados de prisão em diferentes bairros de Teresina. A ação, denominada de Operação Fim de Férias, objetiva combater crimes de diversas naturezas, como estupros, assaltos, roubos, furtos, homicídios e tráfico de drogas.

>> Integrante do novo cangaço é preso por assalto a banco no Piauí
Foi preso em Campo Maior nesta quarta-feira (25) um homem identificado como Francisco Evidan Lopes Cavalcante, suspeito de ser integrante do "novo cangaço", um bando de assaltantes que tem aterrorizado cidades do interior do Nordeste. De acordo com a Polícia, o acusado tinha um mandado de prisão em aberto pelo Estado da Paraíba, por suspeita de assalto a banco.

>> 500 celulares são roubados por mês, em Teresina
Era cedo da noite quando dois jovens se aproximaram em uma moto e levaram consigo os celulares da estudante Brenda Sousa e seus amigos, o susto aconteceu na porta de casa, quando ela estava em companhia de amigos. Relatos como estes fazem parte do dia a dia de muitos teresinenses, que veem todo dia aumentar o número de roubos de celulares. Uma pesquisa divulgada nesta semana, pela Secretaria de Segurança Pública, mostrou que 500 celulares são roubados por mês, em Teresina, e que de 2017 para 2018 houve um aumento de 15% no número de roubos.

>> Leilão da Cepisa será transmitido ao vivo direto da Bolsa de Valores em SP
Em meio a disputa judicial, acontece nesta quinta-feira (26) o leilão da Eletrobrás – Distribuição Piauí (Cepisa). O prazo de apresentação das propostas foi até a última segunda-feira (23) e teve que ser aumentado em questão de horas, afim de dar tempo que mais propostas pudessem concorrer no certame. O leilão acontecerá, às 10h, na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. Os nomes das empresas que irão participar só serão divulgados durante o leilão que poderá ser acompanhado pela internet.

>> Vendedor morre após capotar Hilux na BR-343 próximo de Floriano
Um vendedor identificado apenas como  Jarbas morreu após capotar uma caminhonete em grave acidente registrado no km 633 da BR-343, entre Jerumenha a Floriano, por volta das 11h30 de terça-feira (24/07). De acordo com informações repassadas pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal do posto de Floriano,  um outro homem identificado como Wesley dos Santos Batista, que também vinha no veículo, ficou ferido.

>> Golpistas clonam contas do Whatsapp e pedem dinheiro para contatos das vítimas no Piauí
A Polícia Civil do Piauí investiga um novo crime de estelionato em que golpistas clonam contas do Whatsapp e pedem dinheiro para contatos das vítimas. Nesta quarta-feira (25), a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, em Teresina, registrou seis casos, em um deles os criminosos conseguiram a quantia de R$ 8 mil. De acordo com o delegado, os criminosos ligam para as vítimas, enquanto tentam acessar o aplicativo com o número delas. O Whatsapp solicita um código de verificação, que é enviado por SMS, e os criminosos pedem que a vítima informe esse número para que eles possam ter controle da conta.

>> Com quase 50 dias da greve dos professores, ano letivo pode ser anulado no Piauí
O ano letivo pode ser anulado no Piauí devido a greve dos professores, que completa 47 dias nesta quarta-feira (25). A categoria busca reajuste salarial de 6,8% e 3,95% para docentes e funcionários de escola, respectivamente, ao invés dos 2,95% concedidos pelo governo do estado. A falta de aulas durante o impasse pode impossibilitar a reposição da carga horária neste ano, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Piauí (Sinte-PI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário