DESTAQUES DO DIA: notícias mais importantes nos jornais que circulam nesta quinta-feira, 2 de agosto 2018

Coletiva de imprensa sobre a Operação Topique na sede da PF. (Foto: Poliana Oliveira/O Dia)

Por José Loiola Neto, do Elesbão News

BRASIL

>> Após tombo em maio, produção industrial tem alta de 13,1% em junho, aponta IBGE
A indústria brasileira avançou 13,1% em junho frente a maio, na série com ajuste sazonal, eliminando as perdas provocadas pela greve dos caminhoneiros no mês anterior, divulgou nesta quinta-feira (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta foi a maior alta da série histórica, iniciada em 2002, destacou o IBGE. Em maio, a indústria tinha registrado um tombo de dois dígitos na comparação com abril, a maior queda desde dezembro de 2008. O IBGE revisou o resultado de maio, de uma queda de 10,9% para um tombo de 11%.

>> Polícia Civil e MP-RJ realizam operação contra quadrilha de furto de combustível que atuava no eixo RJ-SP
A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro, com apoio dos mesmos órgãos em São Paulo, realizam operação nesta quinta-feira (2) para cumprir cinco mandados de prisão e 21 de busca e apreensão. Os alvos da Operação Água Negra são suspeitos de integrar quadrilha responsável por furto de combustível na Região Metropolitana do Rio para revender o produto no interior de São Paulo. Até as 6h45, haviam sido feitas uma prisão em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, foi preso Claudionor Inácio da Silva, considerado o líder do esquema criminoso.

>> PT decide apoiar PSB em quatro estados em troca da neutralidade do partido na eleição presidencial
Em acordo costurado nesta quarta-feira (1º), o PT se comprometeu a apoiar os candidatos do PSB aos governos de Amazonas, Amapá, Paraíba e Pernambuco em troca da neutralidade dos socialistas na eleição presidencial. Ao decidir pelo apoio aos candidatos aos governos desses estados, o PT conseguiu que, em troca, o PSB não apoie nenhum candidato na disputa pelo Palácio do Planalto – posição que o próprio presidente do PSB, Carlos Siqueira, rejeitava há duas semanas.

>> Ministro Luiz Fux afirma em decisão que Lula é inelegível
O  presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, afirmou em decisão desta quarta-feira (1º) que há uma "inelegibilidade chapada" (evidente, notória) na eventual candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após a decisão, o PT divulgou a seguinte nota: "O Tribunal Superior Eleitoral examinou e autorizou centenas de candidaturas em situação semelhante à do presidente Lula. Qualquer manifestação sobre a situação jurídico-eleitoral de Lula antes deste exame é extemporânea e indevida, especialmente se parte de alguém com a responsabilidade de presidir o TSE."

>> Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio e na Região Metropolitana
A  Polícia Civil realiza operação contra uma milícia no Rio de Janeiro e na Região Metropolitana na manhã desta quinta-feira (2). Os agentes buscam cumprir mais de 30 mandados de prisão contra o grupo, que atua no Município de Itaguaí. Um subtenente do Exército está entre os detidos da ação. Ele foi preso em Campo Grande com o apoio das Forças Armadas. O militar era considerado o homem forte da quadrilha, mas alegou ser inocente no momento da prisão.

>> Secretaria de Saúde cria comissão de intervenção no Hospital Getúlio Vargas após morte de paciente que foi rejeitada
A  Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro criou, nesta quinta-feira (2), comissão para intervir no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte do Rio, para apurar o que aconteceu no caso da paciente Irene de Jesus Bento, de 54 anos, que morreu na própria unidade, após ter sido rejeitada no atendimento e levada para uma UPA, de onde voltou após piorar. A criação da comissão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (2). O objetivo da intervenção é reavaliar todos os protocolos assistenciais e de classificação de risco da unidade para que episódios como o de Irene Bento não se repitam. A secretaria também instaurou uma sindicância para apurar a responsabilidade de todos envolvidos no caso.

Fonte: Sites dos jornais brasileiros

 
MUNDO

>>  Restos de soldados mortos na Guerra da Coreia chegam aos EUA
Corpos voltaram ao país 65 anos após o fim do conflito.

>> EUA impõem sanções sobre ministros da Turquia por detenção de pastor norte-americano
Sanções econômicas foram impostas a dois ministros do governo Erdogan. Turquia prometeu retaliar, sem especificar como.

>> Arábia Saudita detém duas ativistas de direitos das mulheres
Samar Badawi, irmã do blogueiro Raif Badawi, é uma das detidas. Prisões contradizem imagem progressista que o governo deseja passar com reformas para a modernização da sociedade.

>> Motorista de van é demitido por passar em poças e molhar pedestres intencionalmente
Apenas um dos vídeos publicados no YouTube registrou mais de 2 milhões de visualizações; polícia disse que demissão é punição suficiente e arquivou o caso.

Fonte: Agências internacionais

 
PIAUÍ- Resumo Portais G1 Piauí e Cidade Verde

>> Operação na Seduc: PF cumpre 63 mandados e diz que prejuízo é de R$ 119 milhões
A Polícia Federal divulgou uma nota sobre a operação, denominada de “Topique” e informou que a ação visa desarticular uma quadrilha que supostamente fraudava licitações transporte escolar. Veja nota na íntegra:
A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (02) a “Operação Topique”, em parceria com o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), com o fim de desarticular organização criminosa responsável por fraudes em licitações e desvio de recursos públicos destinados à prestação de serviços de transporte escolar ao Governo do Estado do Piauí e Prefeituras Municipais nos Estados do Piauí e Maranhão, custeados pelos recursos do Programa de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

>> Delegado Higgo Martins assume presidência do Sindepol
Aconteceu nesta quarta-feira (1°) a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Piauí.  O Delegado Higgo Martins assumiu a presidência do sindicato e o Delegado Éverton Almeida assumiu a vice-presidência. Na solenidade de posse, o presidente cumprimentou a todos dizendo que, ao longo dos próximos três anos, estará à inteira disposição da categoria. “O Sindicato estará de portas abertas, pronto para recebê-los e servi-los. Com tranquilidade, e aberto ao diálogo, vamos enfrentar todos os desafios impostos ao SINDEPOL”.

>> Jovem é baleado em tiroteio na frente de escola na zona Norte
Um jovem que não teve a identificação divulgada foi baleado com um tiro de raspão na perna, durante um tiroteio na porta da escola Darcy Carvalho, no bairro Parque Wall Ferraz, zona Norte de Teresina.  De acordo com o delegado Tales Gomes, do 22º DIstrito de Polícia Civil, os jovens foram abordados por dois supeitos, um deles filmava toda a ação.

>> Suspeitos são surpreendidos por policial à paisana após assalto aos Correios em Teresina
Dois suspeitos assaltaram na tarde desta quarta-feira (1º) a agência dos Correios da rua Gonçalves Leite, no bairro Real Copagri, Zona Norte de Teresina. Um policial de folga viu a ação e fez a detenção dos criminosos, em seguida acionou a polícia. "A ação aconteceu por volta as 14h30. Um policial de folga do Maranhão estava passando próximo do local, abordou os assaltantes e deteve eles até a nossa equipe chegar", contou o capitão Moura, do 9º Batalhão da Polícia Militar.

>> Operação prende policial por furto e adulteração de combustíveis
Na tarde desta quarta-feira (01) um homem foi preso e outro conseguiu fugir após policiais da Delegacia de Combate a Crimes Tributários e Relações de Consumo (Decortec) deflagrar operação contra adulteração de combustíveis. O homem, identificado como Fernando de Oliveira Peixoto, 57anos, é Policial Militar aposentado e estava em companhia do genro quando os policiais chegaram. Segundo o delegado João José Pereira (o JJ), a investigação começou a cerca de 1 ano e meio após denúncias de pessoas de dentro do terminal de petróleo, local onde iniciava o processo de furto e adulteração.

>> Suspeito atira contra jovens, enquanto comparsa filma ação e vítima é atingida na perna
Um suspeito, que não teve a identidade revelada, atirou contra três jovens que estavam na porta de uma residência no bairro Parque Wall Ferraz, Zona Norte de Teresina, na tarde desta quarta-feira (1º). De acordo com a Polícia Civil, um segundo criminoso filmou toda a ação do autor dos disparos. O caso é investigado pelo delegado Tales Gomes, titular do 22º Distrito Policial. Segundo ele, os suspeitos e os jovens são amigos nas redes sociais e conversavam tranquilamente antes do ocorrido.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu