Elesbonense é destaque no “Fantástico” por criar capacete contra acidente de moto

Uma invenção de um elesbonense pode fazer com os altos números de vítimas fatais decorrentes de acidentes de motocicleta não tenham finais tão trágicos. Com reportagem especial no Fantástico, revista eletrônica da TV Globo, o empresário Agamenon Santa Cruz criou um capacete que impede que a moto seja ligada caso o mesmo não esteja na cabeça de quem vai pilotar o veículo. A produção foi ao ar no último domingo do mês julho (29/07).

Invento ainda está na fase experimental e há apenas um protótipo (Foto: Reprodução TV Globo)

A reportagem também traz à tona a história de duas vítimas, que hoje sofrem com as sequelas por não usarem o capacete. Um dos acidentados é amigo de infância de Agamenon, que viu no sofrimento do companheiro uma forma de ajudar mais pessoas. O invento ainda está na fase experimental e há apenas um protótipo. Mais testes em larga escala devem ser feitos.

O fato é que o Piauí é o estado onde os números mortes em acidentes de trânsito são os maiores. Os dados inéditos foram levantados pelo Ministério da Saúde com base nos Sistemas de Informação de Agravo e Notificações (SINAN) e do de Mortalidade (SIM). O estudo apontou 105 óbitos entre 2007 e 2006.

Para chegar a esta constatação, foram considerados os acidentes ocorridos quando o trabalhador tem uma função que envolve locomoção ou quando estava indo ou voltando do local de trabalho. Em toda a região Nordeste, foram registradas 2.911 mortes, sendo 752 de motoristas de carros e 572 de motociclistas, as maiores vítimas.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu