Florindo Neto comenta curso voltado para árbitros de futebol amador em Elesbão Veloso.

Árbitro Florindo Neto esteve em Elesbão Veloso ministrando curso de arbitragem.

Por José Loiola Neto/Esporte Local

Semana passada, durante cinco dias foi desenvolvido um curso voltado para árbitros de futebol amador em Elesbão Veloso e cidades próximas, viabilizado pelo atual diretor de esporte Valmir Salgueiro, tendo como instrutores Florindo Neto(árbitro de futebol experiente donos de vários cursos) e o Manuleu, ex-jogador de futebol no Piauí.

A parte prática do curso aconteceu nas dependências da sala que serve a pasta do esporte local, na Rua Afonso Mafrense, bairro de Fátima, enquanto a prática e culminância do curso acontecer no último domingo pela manhã, no estádio Nogueirão.

Em conversa com nossa reportagem, Florindo Neto agradeceu em princípio a iniciativa da prefeitura por realizar o curso. Segundo ele, mais 2.500 árbitros em todo o estado já foram capacitados em pelo menos 70 cidades, sendo que esta foi a primeira vez que veio a Elesbão Veloso.

- Saio daqui satifeito porque percebemos uma turma bastante ativa e participativa, no geral o curso foi perfeito, espero que tenham ficado todas as mensagens referente as regras do futebol, espero que todos os árbitros possam absorver e aplicar corretamente dentro de campo aqui em Elesbão Veloso.

Florindo explicou que o curso é divido em duas etapas e consiste em partes teórica e prática, onde nesse particular foi mostrado as regras atuais que regem o futebol propostas pela FIFA(1/17), bem como sinais gestuais do árbitro e dos assistentes bem como a como o posicionamento correto no campo de jogo bem como outras situações referente a arbitragem de futebol.

O árbitro disse que apesar de o tempo do curso ser um tanto rápido é possível os participantes absorverem as informações, ressaltou que o material utilizado é atual e exclusivo da FIFA.

- Aquele curso em que se aplicava com o instrutor apenas lendo um livro acabou, hoje é tudo no slides é tudo audiovisual com gráficos, simulações com jogadas, então dá para absorver as informações.

Para ser um árbitro de futebol, ressalta Florindo precisar querer ser árbitro, precisa ter força de vontade e o dom para trabalhar com futebol, visto que arbitragem não é fácil.

- No jogo tudo é festa, mas o árbitro não pode errar porque ele pode sair como vilão da festa, a arbitragem tem que ser imparcial, para isso, o apitador precisa conhecer a regra, e por esse motivo estou aqui para aoerfeiçoar os árbitros aqui em Elesbão Veloso.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu