Cavalgada em Elesbão Veloso conta com a presença de centenas de vaqueiros; Neguinho Eugênio é homenageado.


Por José Loiola Neto/Festejos de Santa Teresinha 2019- Cavalgada.

Por mais um ano Elesbão Veloso, através da Prefeitura Municipal realizou durante as festividades da padroeira, a Cavalgada, que contou com a participação de centenas de vaqueiros, que juntos estiveram já a partir das primeiras horas da manhã deste domingo(22 de setembro) concentrados nas dependências do Parque de Exposição Luisinho Dantas e Parque de Vaquejada Breno Bezerra, onde foi servido o almoço, durante esse período, a vaqueirama contou com animação musical em ritmo de vaquejada e toadas cantadas por Galego Aboiador e Marcelo Aboiador, este natural da Paraíba veio a cidade pela primeira vez.


O almoço para os participantes foi servido pouco depois das 11h30, e já por volta das 14h30, os vaqueiros seguiram rumo a matriz para receber a bênção do padre Miguel Junior. Dali, acompanhando as canções entoadas por Galego, Marcelo e Naldo Aboiador seguiram por ruas do centro e bairros Capitão Mundoco, Cirino e Piçarra, onde em um ponto alto do evento foi estendida justa homenagem ao vaqueiro Neguinho Eugênio, falecido em 2013, sendo ele um amante da arte de ser vaqueiro e cuidador de gado e cavalo. Os vaqueiros foram recepcionados por familiares de Eugênio, incluindo sua esposa dona Jacinta, que se mostrou visivelmente emocionada.

De volta ao Parque Breno Bezerra, local da premiação já no finalzinho da tarde, ouvidos por nossa reportagem, muitos dos vaqueiros aprovaram a realização da cavalgada, considerando que essa modalidade ainda divide opinião por parte de algumas pessoas que ainda prefere a realização da corrida de cavalos. A propósito desse desejo, a comissão organizadora do evento diz que há restrições para esse tipo de competição determinadas pela justiça, através do MP.

Muita animação com música ao vivo no salão do Parque de exposição Luisinho Dantas. A presença de pessoas de outras cidades como Francinópolis e Valença do Piauí foi percebida. Vaqueiros de vários pontos da zona rural do município demonstraram satisfação por participar da cavalgada, que se consolida a cada ano, devendo permanecer no calendário das festividades dedicada a Santa Teresinha. Milhares de pessoas acompanharam em tempo real a transmissão da vaquejada através das nossas redes sociais, a maioria filhos ausentes que de longe mataram a saudade da terra natal, ao mesmo tempo por meio de comentários na transmissão diziam do desejo e vontade em estar presente a essa festa que reúne irmãos vaqueiros, figuras apaixonadas por campo, boi e cavalo.

A reportagem ouviu alguns desse bravos homens que traduziram em palavras o sentimento e razão em mais um ano poder fazer parte do acontecimento.



































































































































Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu