Prefeitura de Elesbão Veloso e secretarias realizam grande desfile de sete de setembro

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Prefeitura de Elesbão Veloso e secretarias realizam grande desfile de sete de setembro


Por José Loiola Neto- Desfile 7 setembro 2019 em Elesbão Veloso.

Pelo terceiro ano consecutivo Elesbão Veloso vivenciou o ato cívico do 7 de setembro, oportunidade em que neste último sábado, escolas da rede municipal das zonas urbana e rural e convidados especiais, dezenas de pessoas de cidades vizinhas, como Valença do Piauí, Francinópolis, Barra D´Alcântara e Inhuma estiveram participando do tradicional desfile, que partiu da Avenida Mundoquinho Lopes, imediações do terminal rodoviário, no final da tarde até o entorno da Praça Santa Teresinha, defronte a Igreja Matriz de Santa Teresinha. Já era próximo das 20h, quando concluíram as apresentações para um público excelente que compareceu ao ato para lembrar e reverenciar a Pátria.

Num total de 19 pelotões formados e perfilados, sairam em marcha pelas avenidas Benício Alves, Presidente Castelo Branco, Rua 13 de Maio, Praça da Independência até chegar ao ponto de encerramento das atividades.

Chamou a atenção, a organização do evento, a partir do engajamento das escolas sediadas na zona urbana por meio de alunos, professores, diretores e coordenadores pedagógicos que se juntaram aos colegas da zona rural, estes transportados a partir do começo da tarde.

Importante lembrar que os dias que antecederam o desfile, vários ensaios foram realizados, e o último na sexta-feira contou com a participação de todas as escolas envolvidas.

Quanto aos trabalhos exibidos durante o desfile, o pelotão da Unidade Escolar José Martins Anexo tratou sobre a imigração portuguesa no Brasil, a U.E. José Martins Sede, abordou a chegada dos negros ao Brasil, que se deu no período entre 1550 a 1555, destaque para a caracterização do Navio Negreiro, culturas africanas, crenças e mistérios dos povos africanos, demonstração de personalidades importantes como a princesa Isabel, representação de escravos livres, Marechal Deodoro da Fonseca, Nilo Peçanha e Zumbi dos Palmares e várias figuras negras que se destacaram no Brasil

A U.E Joana Nonata da Silva, localizada no Cirino demonstrou o período da imigração alemã no Brasil  que se deu durante os séculos XVIII e IXI com destaques para a Oktober Fest e culinária alemã, a U.E.Melquíades José da Silva na comunidade Capim Pubo exibiu material sobre a imigração italiana no sécúlo XVIII, a chegada dos imigrantes italianos, trouxe também as mamas italianas e personalidade de destaque como Anita e Giuseppe Garibaldi, abordagem da religião, arquitetura e economia e os clubes de futebol.

O pelotão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos- SCFV mostrou um pouco da imigração japonesa no Brasil, a partir da fase inicial, no começo do século XX precisamente no ano de 1908, alunos da Unidade Escolar Raimundo Rodrigues Soares retrataram a chegada dos franceses ao Brasil que se deu durante os séculos 18 e 19 com foco para a Revolução Francesa dando ênfase a influência da música, arte e arquitetura

A Unidade Escolar Lucrécio Dantas do Povoado Santa Helena destacou a imigração holandesa que se deu nos séculos 18 e 19 com foco para o gado holandês, a U.E Raimundo Lopes da Silva no Santa Clara mostrou a imigração dos povos sírios, libaneses e judeus no século 19, demonstrando o papel dos caixeiros viajantes, as especiarias, sheik, odaliscas, na religiosidade, o Alcorão livro sagrado muçulmano.

A FAEVE, tratou sobre a Evolução da lingua através da comunicação e diversidade religiosa no Brasil,  o CAPS vinculado a Secretaria de Saúde e a Igreja Universal do Reino de Deus, que participou pela primeira vez abordou sobre o Setembro Amarelo, que versa sobre a prevenção ao suicídio; o futebol local esteve representado pela Escolinha MA, do professor Marcone Alves

A segurança, representada em pelotão por homens da empresa de segurança particular Falcão. A vizinha Valença do Piauí esteve presente com a equipe de bombeiros e a PM.

A maçonaria em Elesbão Veloso se fez representada pela Loja Ordem e Progresso Elesbonense Nº 30, que recentemente completou 35 anos de fundação, a convite, participaram a loja Cavaleiros Valencianos Nº 28.

Na Praça Santa Teresinha, após percorrer o trajeto, assistidos por uma multidão, o desfile dos pelotões fluiu da melhor maneira. Chamou a atenção a execução dos hinos do Brasil, da independência e de Elesbão Veloso, interpretados pela cantora Valéria Miranda antecedido pelas apresentações do Corpo de Bombeiros e PM de Valença.

A TV e Portal Elesbão News, a secretária de Educação Maria Reis Oliveira analisou o desfile e demonstrou satisfação pela realização do ato cívico.

Maria Reis destacou o perfil dos 19 pelotões participantes, elogiou o engajamento das escolas das zonas urbana e rural e agradeceu a vinda de convidados.

A primeira-dama, secretária da assistência social classificou com show de cultura o desfile de 7 de setembro em Elesbão Veloso, salientou a respeito da participação de todas as secretárias, porém reconheceu que a atuação maior, sem dúvida é da secretaria de educação.

Para Glicéria Macedo, o desfile é importante para o município, considerando que nos últimos anos houve um resgate do evento, além disso, a qualidade cultural vem melhorando a cada ano, por isso é uma data que não deve passar despercebida.

O prefeito Ronaldo Barbosa agradeceu a todas as secretarias envolvidas para os desdobramentos do 7 de setembro em Elesbão Veloso, e nota ser importante o resgate do ato cívico para que todos, mas principalmente os jovens tenham conhecimento da história do país.

O gestor se mostrou contente por ter sido durante um de seus mandatos a retomada do desfile, ressaltando que a secretária Maria Reis teve a devida importância para que o desfile voltasse a acontecer, na opinião do prefeito Ronaldo Barbosa, o retorno do desfile de 7 de setembro foi primordial.














































































































































































































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário