DE OLHO NA LÍNGUA - dicas de português do Prof. Antônio da Costa de Sobral-CE - Sábado - 15.02.2020)


Flagrante /fragrante

Como adjetivo de dois gêneros, flagrante significa “que foi visto ou registrado no momento em que ocorreu, em que foi feito. Ex.: flagrante delito: “Disse que o alemão acabara de ser surpreendido vendendo a água em praça pública, em flagrante ultraje ao pudor” (João Ubaldo Ribeiro - Miséria e grandeza do amor de Benedita). Como substantivo masculino significa “ato ou fato visto no momento em que ocorreu: “Não houve flagrante, nem vamos pedir sua prisão preventiva” (Rubem Fonseca – Agosto).

A locução “em flagrante” quer dizer “no momento em que se está praticando determinado ato”: Um bedel ouviu os gemidos do menino e pegou os safados em flagrante.

Fragrante, adjetivo de dois gêneros, quer dizer aromático, perfumado, cheiroso: madeira fragrante (madeira aromática, perfumada, cheirosa). E fragrância é o mesmo que é aroma, perfume.

Gostaria de saber a origem das palavras cadáver e defunto
É a curiosidade da leitora Ana Cláudia. Vamos lá! A palavra “cadáver” já me foi explicado como sendo a junção das sílabas iniciais da expressão em Latim “caro data vermibus” (carne dada aos vermes). Mas veja só o resultado da etimologia popular: muitas vezes vi por aí essa explicação, quando ela não é verdadeira. A palavra cadáver vem de “cadere” (cair), coisa que a pessoa, quando se torna o cadáver, costuma fazer.

Já a palavra defunto vem do Latim “defungor” (executar, cumprir, pagar, terminar com). No caso, veio da expressão “vita defungi” (morrer, com o sentido de completar o tempo de vida). Ex.: Em um amor um homem é apenas um cadáver em férias.

Os “franelinhas” estão tomando conta da cidade
Não existe a palavra “franela”. O termo correto é flanela, que significa tecido feito geralmente de lã macia ou de fibras de lã penteados. A flanela também pode ser feita de algodão raiom. Algumas flanelas, com a flanela para roupa de bebê e a flanela para vestidos finos, são delicadas. Outras, como o tipo usado para camisas pesadas, são grosseiras e rústicas.

Figuradamente, as pessoas chamam os pastoradores de motocicletas, carros e bicicletas de flanelinhas. Outros, que têm pouco conhecimento da Língua, dizem “franelinha”, corruptela da palavra flanela.

Necrópsia / biópsia
Necropsia também vem do grego “necro” (morte, morto ou cadáver) + “opsia” (ação de examinar ou ver). Para Domingos Paschoal Cegalla, autópsia é um termo usado impropriamente em Medicina Legal em vez de necrópsia, que é a perícia feita em cadáver para apurar a causa do óbito (causa mortis).

Fazer-se de /fazer de
Ambas as formas estão corretas com o significado de fingir, simular: Fazia-se de inocente para enganar a todos.

Fel (Plural)
O substantivo ”fel” tem como plural “féis” (mais freqüente) e feles.

“Agere sequitur esse”
É o lema da nossa UEVA. E significa: “Agir para seguir”. Em outras palavras, o agir segue o ser ou agir caminha com o ser.

(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos: (88) 99868-2517 e (88) 98141-2183.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu