Confira os destaques de Elesbão Veloso e o resumo completo do programa Painel Popular Edição 895 deste domingo, 26 de Abril 2020.

Por José Loiola Neto/Do Elesbão News

MANCHETES LOCAIS


>> Morreu aos 93 anos de causas naturais, a enfermeira Judite Veras Bezerra, durante a madrugada desse domingo, em Teresina. Sepultamento ocorre ainda na manhã de hoje, no Cemitério Sambaíba.

>>> Trágico: professora valenciana Ianni Lima Verde perde a vida em acidente que envolveu duas camionetes, ontem a tarde, na BR-316, próximo a Elesbão Veloso, um sinistro de colisão.

>> Aumenta quantidades de buracos na BR-316, propício a acidentes nas proximidades de Elesbão Veloso. Sobram reclamações de quem transita pela rodovia.

>> Apesar da limpeza iniciada semana passada ainda há muito mato a ser cortado na rodovia estadual PI-224 via de acesso a Francinópolis.

>> Vizinha Francinópolis registra segundo caso para Covid-19. prefeito Paulo César comenta episódio envolvendo idosa xingada por ex-secretário em Oeiras.

>> Em Elesbão Veloso, bares, lanchonetes, churrascarias e similares ficaram pelo quinto final de semana seguido sem funcionar por conta de decretos dos governos estadual e municipal.

>> Várzea Grande tem primeiro caso positivo para Covid-19. Trata-se de um homem de 34 anos que esteve em Elesbão Veloso há 10 dias.

>> Para conter a disseminação da Covid-19, uso de máscaras facial passa a ser cobrado por munícipes e visitantes a partir de manhã em Elesbão Veloso.

>> Rede estadual de ensino segue desenvolvendo suas atividades em modo remoto e esta semana cumpre primeira quinzena de trabalho.

>> Comitê de vigilância monta barreira sanitária em pontos estratégicos de entradas e saídas de Elesbão Veloso, na rotatória do balão da Várzea Alegre e cercanias da Baixa do Curral.

>> Mau uso do Auxílio Emergencial por por pessoas em Elesbão Veloso. Há informação de que fizeram vídeos para enviar as denuncias aos órgãos competentes.

>> Denúncia de compra de espaços em filas na lotérica para receber AE. Gerente Irene Castro explica situação.

>> Venda de máscaras é uma forma de engrossar o orçamento por modista e costureiras em Elesbão Veloso.

>> Bolsa Família complementa pagamento esta semana.

>> Servidores do estado começarão a receber na próxima quinta-feira.

>> Sequência do pagamento para aposentados e pensionistas pelo INSS. Recebe amanhã que ganha um SM, donos de cartão com inscrição final 2.

>> Dezenas de ruas em Elesbão Veloso serão contempladas com calçamentos nos próximos dias.

>> A semana que passou foi marcada por chuva forte que provocou além das cheias dos reservatórios aos arredores de Elesbão Veloso danos a ruas nos bairros Capitão Mundoco e Santa Clara.

>> No Capitção Mundoco, nas ruas projetadas, próximo ao campo do Ferrim e na 25 de Dezembro, moradores vivem em meio a lama.

>> Nas ruas Coroatá e Henrique VIII situação complicada, lama e buracos. Na 3 de Outubro, na Piçarra, semana passada, foi feito o serviço de terraplanagem para implementação de calçamento.

>> Queixas com relação a campanha de vacinação de idosos, ainda não chegou a algumas comunidades.

>> Da Fazenda Santo Antônio, próximo a Baixa do Ingá, casal reclama da falta de atenção da ACS Maria do Ó. A dona de casa Maria da Cruz e o esposo Antônio Barreto, pais de um menino de 7 anos com problemas de saúde contam que a ACS não vem fazendo as visitas como deveria.

>> Denúncia de aglomerações na quadra do bairro Santa Clara, todas as tardes, relata o mecânico Cido.

>> Longas filas diariamente na lotérica é um cenário que iremos vê e comprovar, na medida em que a concessão do AE vai durar algum tempo.

>> Em Elesbão Veloso há pessoas que pedem a volta ao trabalho. O fotografo e blogueiro Cícero Loiola diz que o movimento fique em casa é muito contraditório.

>> Governo está prometendo para esta semana o início do pagamento da segunda parcela do AE.

>> Muitas pessoas que deram entrada no AE em Eveloso estão desistindo, apesar de ter uma outra chance para fazer novo cadastro.

>> 11 anos da morte de dona Laura Costa, figura dedicada a igreja católica local. Nasceu a 04 de Janeiro de 1917. Deixou bens como casa e terrenos para a igreja, que ela também ajudou a erguer no final dos anos 1950.

>> Esta semana, quinta-feira, dia 30 de abril, irão completar 35 anos da morte do pároco José Paulo do Rego, vitimado por um enfarto fulminante.

>> Na sexta, completam 11 anos de um dos crimes mais bárbaros e cruéis já verificados em Elesbão Veloso, o assassinato do ancião Manelin por Piel e Bujica, fato ocorrido em uma residência na região da Chapada do Matias

>> Hoje, se estivesse vivo seu Antônio Agostinho, o Tá na Moda, agricultor, ex-goleiro estaria completando 96 anos.

ENQUETES DO DIA

LOCAL
Passados quarenta dias da recomendação de isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus, na sua opinião, os elesbonenenses estão cumprindo as regras? SIM ou NÂO?

GERAL
Hoje, no Painel Popular: dois homens, duas versões. Na sexta-feira, durante sua saída do governo, o agora ex-ministro da Justiça Sérgio Moro e o presidente Jair Bolsonaro estiveram envolvidos num verdadeiro fogo cruzado e trocaram acusações. Na sua opinião, de que lado está a verdade?



PREVISÃO DO TEMPO para ELESBÃO VELOSO neste domingo(26/4)

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Chuva 22mm     Chances: 80%

Temperatura: 20°  31°

Vento 7km/h

Umidade 58% a  96%

Sol  Nascer do sol 05:49   Pôr do sol 17:45

Com informações Climatempo.


HOJE NA HISTÓRIA- ELESBÃO VELOSO 26/4

2002- FM Eldorado passava a transmitir com a Rádio Piauí material jornalístico produzido pela Assessoria de Comunicação do governo do estado.

2008- As equipes Sossego e Chapadinha abrem o Copão Rural de Elesbão Veloso; partida disputada no Nogueirão.

2009- Morria Laura Costa, católica dedicada a igreja de Santa Teresinha em Elesbão Veloso. (n.04/01/1917)

2013- Procurado pela polícia por homicídio em Elesbão Veloso em Novembro de 2009, o pedreiro Antônio de Sousa Rosa que matou a facada o estivador Francisco Alves de Freitas, o Tiroca era preso no Tocantins, graças a investigação do então delegado Odilo Senna.

2017- Acidente com carro na via Anhanguera em São Paulo provoca a morte de dois elesbonenses(estivadores)- Adão Sobrinho Bezerra e Marcolino Mendes. 


ANIVERSARIANTES DO DIA- 26/4
Antonio Agostinho(1924-2017)- agricultor
Jose Filho, figura folclórica em E.Veloso- 57 anos
Kassio Dantas, motorista- 39 anos
Edilberto Mendes Loiola, contabilista- 53 anos
Chikym Oliveira, técnico em informática- 31 anos
Jeferson Holanda, comerciário- Constrular- 45 anos


-------------------------- GERAL-------------------

HOJE NA HISTÓRIA- 26 de ABRIL 2020


>> Decorridos 117 dias do ano. Faltam 249 dias para acabar o ano. Século 21; 3º Milênio

>> 18ª semana do ano/// 38º dia do Outono////// FALTAM: 453 dias para os jogos olímpicos Tóquio 2021/// 161 dias para as Eleições Municipais de 2020/// 14 dias para o Dia das Mães//// 58 dias para a fogueira de São João/// 62 dias a festa de São Pedro//// 5 dias para o Dia do Trabalhador/// 243 dias para a noite de Natal.

>> Dia Internacional da Propriedade Intelectual - Dia Internacional das Vítimas de Acidentes e Catástrofes Causadas pela Radiação - Dia da Aproximação de PI - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial ou pressão alta -  Dia Nacional do Goleiro, Dia da 1ª Missa do Brasil e Dia do Engraxate

>> Aniversário das cidades de Barra do Ouro - TO, Buritinópolis - GO, Forquilhinha - SC, Monteiro Lobato - SP e Nova Olinda - CE

>> No calendário Litúrgico- Estamos vivendo o 3º Domingo da Páscoa ou da Divina Misericórdia

>> Santo do dia: São Pascásio

>> Dia do anjo: HAAMIAH,

>> Os nascidos em Aquário e Capricórnio terão mais sorte. Estes são os números: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 19, e 21.

>> Lua: NOVA

>> Mundo Zodíaco Lua em GÊMEOS; 6º dia do Sol em TOURO

>> Nascer do sol: 5:44; Ocaso do sol: 17:45


FRASES DO DIA- PRA VOCÊ PENSAR

“Ainda bem que sempre existe outro dia. E outros sonhos. E outros risos. E outras pessoas. E outras coisas..” ― Clarice Lispector
--------------------
“Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem.” ― Bertolt Brecht
--------------------
“Discutir com um homem que renunciou à sua razão é como medicar um cadáver.” ― Thomas Paine


HOJE NA HISTÓRIA- 26/4


1500 - É realizada a primeira missa no Brasil, pelo Frei Henrique de Coimbra, O.F.M.

 1933 - Fundação da polícia politica alemã Gestapo. Gestapo é o acrônimo em alemão de Geheime Staatspolizei, significando “polícia secreta do Estado”.

 1952 - É publicada a primeira edição da Revista Manchete, da Bloch Editores.

1954 - Começa a Conferência de Genebra, um esforço para restaurar a paz na Indochina e na Coreia.

1960 - Forçado pela Revolução de Abril, o presidente sul-coreano Syngman Rhee renuncia após doze anos de governo ditatorial.

1962 - A sonda da NASA, Ranger 4, se espatifa no lado oculto da Lua.

1963 - Haiti invade a embaixada da República Dominicana em Porto Príncipe e sequestra 22 refugiados políticos haitianos.

1964 - Tanganica e Zanzibar fundiram para formar a Tanzânia.

1965 - Fundação da TV Globo, no Rio de Janeiro. Foi fundada e dirigida pelo empresário Roberto Marinho até sua morte, em 2003, quando passou ao controle de seus filhos, Roberto Irineu e João Roberto Marinho.

1952 - A Bloch Editores lança a revista Manchete, semanário ilustrado.


ANIVERSARIANTES DO DIA- 26/4


1932- Mário Tupinambá, humorista brasileiro (m. 2010).
Agildo Ribeiro, ator e humorista brasileiro (m. 2018).

1937- Manga, ex-futebolista brasileiro.

1949 — Carlos Bianchi, treinador argentino de futebol.

1955 — Rondinelli, ex-futebolista brasileiro.

1961 — Silval Barbosa, político brasileiro.

1963- Jet Li, ator chinês.

1981- Mariana Ximenes, atriz brasileira.

1985 — John Isner, tenista estadunidense.

1993 — Brunno Abrahão, ator brasileiro.

MORTES

1981 — Jim Davis, ator norte-americano (n. 1909).

1997 — Peng Zhen, político chinês (n. 1902).

2017 — Jonathan Demme, cineasta estadunidense (n. 1944).

CARACTERÍSTICAS DA PESSOA NASCIDA A 26 DE ABRIL

Os nascidos a 26 de Abril são do signo de Touro com a personalidade de Capricórnio. São inteligentes, exigentes e organizados, prudentes, metódicos e sistemáticos. Gostam de tudo em ordem, honesto e no caminho certo. Não toleram a mentira, a injustiça e a preguiça. São ativos, trabalhadores, dinâmicos e independentes. Apreciam a liberdade de pensamento e de ação e vivem em busca da verdade e da justiça. Podem ser bons administradores. Eles cuidam ainda melhor, dos bens e dos negócios dos outros. Podem estudar administração, Economia, Contabilidade, Agronomia, Veterinária, Nutrição e Alimentação e podem prestar serviço em indústria e comércio. São comedidos e econômicos e acabam conquistando uma posição financeira das mais sólidas. Outros podem seguir a carreira militar, pela seriedade, a pontualidade e a responsabilidade e a disciplina.


O QUE OS ASTROS REVELAM PARA OS NATIVOS DE TOURO NESTE DOMINGO?


TOURO (DE 21/4 A 20/5) – Procure a companhia de amigos, colegas e parentes. Vocês podem ter uma boa conversa que dê explicações e que harmonize o ambiente. Palavras duras e críticas severas podem causar rompimento e mágoas. Mas no campo do amor está incerto. Calma.


DESTAQUES DO DIA- Giro das manchetes


Bahia tem 72 mortes e mais de 2 mil casos confirmados de Covid-19

Bahia passa a ter capacidade para realizar mil testes diários da Covid-19

Sob pressão, Bolsonaro adia escolha do novo ministro da Justiça

PF identifica filho de Bolsonaro como articulador em esquema criminoso de fake news

97% dos leitos públicos de UTI no Rio estão ocupados

Boeing cancela acordo com Embraer e fusão em aviação comercial fracassa

Belo Horizonte tem 78% dos leitos de UTI ocupados

Brasil chega a 58.509 casos de coronavírus e totaliza 4.016 mortes

Pernambucanos são presos ao tentarem traficar drogas para o Ceará

Ação pede que Justiça anule demissão de Valeixo por Bolsonaro
--------------------------------

>> Justin Bieber compartilha música de Ludmilla e surpreende fãs

>> ‘Quero que as pessoas acordem’, diz Luisa Mell após ela e o marido contraírem coronavírus

>> Coronavírus: Simony lamenta morte de vocalista da turnê do Balão Mágico

>> Ex-coelhinha da Playboy morre aos 33 anos de idade

>> Isis de Oliveira presta queixa contra marido por agressão e diz que já foi esganada


MANCHETES DOS JORNAIS

Jornal do Commercio (PE)
Escalada da covid-19 chegou a 4 mil mortes

Folha de S. Paulo
PF aponta Carlos Bolsonaro como articulador de fake news

O Estado de S. Paulo
Após saída de Moro, plano de obras abre nova crise no governo

O Globo
Sob pressão, Bolsonaro adia escolha para Justiça

Estado de Minas
Bolsonaro e Moro: Mais trocas de farpas

Agora São Paulo
Saiba garantir seu saque do auxílio emergencial na Caixa

Correio do Povo (RS)
No meio do nada

O Dia (RJ)
Isolado, Bolsonaro procura nome para substituir Moro

Correio Braziliense
Bolsonaro quer ministro e diretor da PF feitos em casa

A Tarde (BA)
Periferia vulnerável demanda ações para proteger população


LOTERIAS- Resultados de sábado, 25/04/2020

DUPLA-SENA DE PÁSCOA: CONCURSO 2.070
1º sorteio: 04-11-32-35-36-50
2º sorteio: 04-16-17-22-43-50
------------------------
MEGA-SENA: CONCURSO 2.255
15-20-39-41-49-57
----------------------------
DIA DE SORTE: CONCURSO 295
01-05-09-10-22-30
Mês da Sorte Maio 63.703 apostas ganhadoras, R$ 2,00
------------------------------
QUINA: CONCURSO 5.254
14-26-47-58-70
--------------------------------
TIMEMANIA: CONCURSO 1.476
02-05-17-38-51-72-75
Time do Coração FLUMINENSE/RJ 7.566 apostas ganhadoras, R$ 7,50


Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu