Veja notícias, fatos históricos, tempo e aniversariantes do dia em Elesbão Veloso nesta sexta-feira, 1º de Maio 2020

Dona Isabel com o esposo Chico Sales. Hoje ela completa 67 anos. Parabéns!!!
Por José Loiola Neto/Do Elesbão News

CONTAGEM REGRESSIVA PARA EVENTOS EM ELESBÃO.

FALTAM: 59 dias para festa da Romana na Baixa do Curral/// 12 dias para o aniversário de Elesbão Veloso///244 dias para o fim do 4º mandato do prefeito Ronaldo Barbosa/// 245 dias para a posse do novo prefeito de Elesbão Veloso.


PREVISÃO DO TEMPO- ELESBÃO VELOSO

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Chuva 8 mm Chances: 90%

Temperatura- 22º   31°

Vento- 10 km/h.

Umidade- 53% a 89%

Sol- Nascer do sol 05:48   Pôr do sol 17:42

Informações Climatempo


AGENDA ECONÔMICA: AVISOS IMPORTANTES

- Bolsa Família- Próximo pagamento referente a Maio começara no dia 18/5; primeiro recebem beneficiários donos de NIS final 1; assistidos pelo programa seguirão recebendo o Auxílio Emergencial.

- Previdência Social paga na próxima segunda-feira a aposentados e pensionistas pelo INSS que ganha um SM donos de cartão com terminação 6 e os que ganham acima de um SM com cartões finais 1 e 6.

- Servidores públicos do Piauí- salário referente a Março- segunda faixa salarial- pagamento previsto para 5 de de maio. Recebe quem ganha entre R$ 1.200,01 a 1.800,00.

- A Caixa Econômica Federal (CEF) paga amanhã o AUXILIO EMERGENCIAL a pessoas nascidas durante os meses de SETEMBRO e  OUTUBRO.

HOJE NA HISTÓRIA EM ELESBÃO VELOSO- 1/5

1870- Nascia Antônio Alves Teixeira, comerciante e que leva nome de rua em Elesbão Veloso, ele é pai de do fazendeiro e servidor público aposentado pelo IBGE o senhor Benício Teixeira, o Beni e a senhora Benedita Moura, a Bené.

2009- Assassinato do ancião Manoel Pereira da Silva, o Manelin, crime atribuido a dupla Piel e Bujica. Ambos se encontram presos.

2009- Sumiço  do Fiat Uno do à época técnico em enfermagem, agora vereador Pinto Moura, o carro foi raptado de frente a sua residência, situada à Rua São Paulo, no Matadouro.


ANIVERSARIANTES DO DIA EM ELESBÃO VELOSO-1/5

Dona Socorro Coimbra-67 anos

Isabel Sales- 67 anos

Felipe Santos

Nailson Barbosa-27 anos

Kaellen Pereira-21 anos

Tayza Lustosa-35 anos

Sandra Sales, mora em SC

Charles Alves, o "Paraibinha"- 36 anos

Joãozinho Sousa-30 anos

Elton Celestino- 36 anos

Max Douglas - 27 anos

Sarah Nunes- 25 anos

Mayara Lucheyssy

Jeise Cavalcante- 26 anos

Du Macedo- 39 anos


NOTÍCIAS DE ELESBÃO VELOSO E ARREDORES

>> Comércio e bancos em Elesbão Veloso fechados nessa sexta-feira, motivado pelo dia do trabalhador, devendo voltar a normalidade parcialmente neste sábado.

>> Hoje, seria a abertura do tradicional festejos de Nossa Senhora de Fátima, padroeira do bairro de Fátima. Por conta da pandemia do novo coronavírus o evento foi adiado para outubro.

>> Ontem, em frente a porta principal da Matriz de Santa Teresinha, o padre Miguel Junior

>> Amanhã, mais uma vez, com clima morno já que as aglomerações estão terminantemente proibidas teremos a feira em Elesbão Veloso, com movimentação restrita aos estabelecimentos comerciais que precisam obedecer regras como a de controlar a quantidade de clientes que devam ter acesso aos recintos.

>> Depois do álcool gel, as farmácias em Elesbão Veloso não dispõem de máscarás um dos Equipamentos de Proterção Individual-EPI requisitados para evitar a contaminação pela Covid-19. Desde o começo dessa semana vem sendo exigida o uso do equipamento pelos munícipes e visitantes.

>> Pelo sexto final de semana seguido bares e churrascarias ficam sem funcionar atendendo a determinação de decretos assinados pelos governos municipal e Estado por conta da pandemia do novo coronavírus.

>> Um dia do Trabalhador diferente dos demais, em razão da pandemia do novo coronavírus. O Sindicato Rural não realizará sua tradicional festa voltada aos trabalhadores com direito a sorteio de brindes para as mães.

>> O setor varejista no Brasil descarta a mudança de data de comemoração do Dia das Mães, previsto para 10 de maio, sendo assim, o comércio no estado e Elesbão Velos estará a partir de próxima semana com campanha voltada para as vendas.

>> Não tivemos nas últimas horas, nenhuma notícia com relação o estado de saúde do paciente que testou positivo para coronavírus em Elesbão Veloso, no começo dessa semana, estando ele internado em uma unidade de saúde na capital.

>> Morador do Santa Clara, o senhor Damião Silva reclama da existência de um terreno baldio, localizado próximo a capelinha daquele bairro. Segundo ele, o imóvel carece de roço, por isso, preocupado com o surgimento de criadouros do mosquitp aedes aegypti e outros insetos chamou a atenção do proprietário com vistas a promover a limpeza do local.

>> Ao tomar conhecimento de matéria veiculada no nosso programa de rádio quarta-feira passada(29/04/2020), o cantor valenciano Jota Erre Pereira manteve contato conosco ontem para agradecer e dizer que nos próximos meses, ao final da pandemia de coronavírus irá lançar o seu mais novo trabalho artítico um EP com canções bregas e muita sofrência.

>> Muitos burburinhos sobre novos casos da Covid-19 em Elesbão Veloso, são informações não confirmadas pelas autoridades de saúde. Mas a reportagem apurou que no começo dessa semana, na terça-feira, pelo menos 3 pessoas com sintomas da doença procuraram o Hospital Norberto Moura e foram submetidos a testes rápidos que apontaram resultados negativo.

>> Ainda internada no HENM, a senhora Esmeralda Moura, dona de uma loja de confecções na cidade. No começo da noite da última segunda-feira, ela deu entrada naquela unidade de saúde com falta de ar. Na quarta-feira ouvido por nossa reportagem, um de seus filhos, o pastor Francisco Moura descartou que sua mães esteja com COVID-19, está na verdade com quadro de pneumonia.

>> Hoje, por conta do feriado do Dia do Trabalhador, os caminhões que atuam na limpeza pública não circularam, devendo retomar a normalidade amanhã com serviços restritos apenas a área central, no entorno da Praça da Independência.

>> A Praça da Independência, que neste sábado completará 14 dias que foi isolada pela prefeitura municipal, que agiu no sentido de evitar as várias aglomerações, consequentemente a disseminação do novo coronavírus, já que o local é um ponto frequente de encontro para bate papo entre amingos.

>> Elesbonenses, em sua maioria, estão cumprindo à risca o uso de máscaras, prova disto é que nas ruas, só avistamos pessoas utilizando o EPI, importante para evitar a disseminação do novo coronavírus.

>> Ainda preocupado com o surto da Covid-19, ontem, o governador do estado Wellington Dias anunciou a renovação de decretos com regras restritivas ao funcionamento do comércio e setores considerados não essenciais para a população. O novo decreto tem vigência até 21 de maio. As aulas nas redes pública e privada só deverão ser retomadas em julho.

>> Nesta quinta-feira, professores e alunos das escolas vinculadas a rede estadual encerraram o primeiro ciclo de estudos em caráter remoto, atendendo a proposta da Secretaria de Educação do Estado do Piauí-SEDUC-PI nesses tempos de extrema dificuldades por conta da pandemia do novo coronavírus.

>> A segunda fase de Estadudos à Distância-EAD nas escolas públicas do Piauí com aulas transmitidas pelo Canal Educação deverá começar na próxima segunda-feira, dia 4 de maio. Em Elesbão Veloso, as escolas Benedito Leal e Moisés Lima Verde por meio de seus professores, coordenação pedagógica e direção tem se esforçado para o desensvolvimento das tarefas. Uma das ações de destaque é o envio de atividades para alunos moradores da zona rural que não tem acesso a internet.

>> Está previsto para a próxima segunda-feira(4/5/2020), o começo das aulas remoto na rede municipal. A secretária Maria Reis Oliveira, a Reisinha, conclamou alunos e pais para juntos abraçarem o projeto com vistas este alcançar o sucesso, já que não há ainda previsão do retorno das aulas presenciais, suspensas desde o último dia 18 de março.

>> As escolas privadas em Elesbão Veloso também estão desenvolvendo suas atividades à distância, repassando material impresso contendo atividades para os alunos realizarem em casa e fazerem devolutivas para análises e correções por parte dos professores, asssim como a rede públicam, a particular obedece aos decretos baixados pelo governo do estado e prefeitura.

>> Crime bárbaro contra o ancião Manoel Pereira da Silva, o "Manelin" completa 11 anos. Foi durante a madrugada do dia 1 de maio de 2009 numa sexta-feira como hoje que por causa de dinheiro os jovens Daniel e Bujica tiraram a vida do idoso dentro da sua residência no bairro Novo Elesbão. Ambos seguem presos pela prática do homicídio.

>> Em clima de melancolia sem direito a festa como habitual, devido o surto da Covid-19, a vizinha Francinopolis completa 58 anos nesta sexta-feira, dia 1 de Maio. A cidade que dista 25 km de Elesbão Veloso registrou 4 casos da doença, mas a situação segue sob controle, conforme o prefeito Paulo César-PP. Os que testaram positivo para doença seguem em casa e acompanhados pelo Comitê de Enfrentamento a Covid-19 no município. A senhora com 71 anos que precisou ser internada em Oeiras semana passada já teve alta na última terça-feira e se encontra em casa.

>> A vizinha Valença do Piauí, cidade mãe na região Vale do Sambito, localizada a 52km d Elesbão Veloso registrou ontem o primeiro caso de Covid-19(novo coronavírus), trata-se de um idoso com 81 anos de idade.

>> Prefeitura de Valença ensaia a possibilidade de liberar em caráter de rodizio o funcionamento de igrejas e comércio.

>> Previsto para amanhã, com transmissão pelo Facebook, a missa de sétimo dia de falecimento da enfermeira IANNE LIMA VERDE, 42 anos, natual de Valença do Piauí, vitimada por acidente de trânsito, sábado passado em trecho da BR-316. Vale lembrar que no sinistro, a senhora JOVITA, 51 anos, que trabalhava para ela, também veio á óbito.

>> Ainda sem registrar casos do novo coronavírus, cidades próximas a Elesbão Veloso como Tanque do Piauí e Barra D´Alcântara seguem fazendo o chamado isolamento social, cumprindo com o Fique Em Casa.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu