Veja notícias, fatos históricos, tempo e aniversariantes do dia em Elesbão Veloso nesta segunda-feira, 6 de Julho 2020




Por José Loiola Neto/Do Elesbão News

Bom dia!!!

CONTAGEM REGRESSIVA PARA EVENTOS EM ELESBÃO.

FALTAM:

- 75 dias para abertura dos festejos de Santa Teresinha, padroeira de Elesbão Veloso

- 178 dias para o fim do 4º mandato do prefeito Ronaldo Barbosa

- 179 dias para a posse do novo prefeito de Elesbão Veloso.


REFLEXÃO DO DIA- Mensagem de fé - Por Socorro Macedo- SITUCA (professora)

Eleve seus olhos pra Deus e diga "Pai, o Senhor é quem nos conduz, é com fé na Sua providência que nós nos amparamos para caminhar, superar as barreiras, vencer o inimigo visível e invisível, e buscar o Seu reino!  Sei bem, Pai, que cada bênção tem sua hora. Por isso eu peço ajuda dos seus Anjos da Guarda, que nos aliviem o espírito contra a ansiedade e a irritação que às vezes nos rondam, que tenhamos a mente serena e o coração em paz.

Pai, em meio a tantas notícias que trazem pânico e incertezas, que nos lembremos do exemplo de Jesus Cristo, de quem provém amor, misericórdia e milagre!

Somos um povo abençoado pelo Senhor, capaz de sentir empatia pelo irmão e fazer por ele aquilo que gostaríamos que fizessem por nós. Nos trás o livramento de todos esses males e do inimigo visível e invisível. Entrego nossas vidas em tuas mãos senhor e confio misericórdia".

Quê o senhor cuide de nossos corações, pois muitas vezes não entendemos certas situações e pensamos em desistir, acalme nossa alma nos fazendo entender que tudo tem o seu tempo e momento, Não nos deixe parar de caminhar, quando nos sentirmos cansado quê o senhor nos tome em seus braços e nos leve em direção a nossas vitórias.

Que o senhor nos faça ser luz onde precisa ser iluminado, ser amor onde tiver ódio; ser paz todos os dias". Assim oro por vc. Bom dia🌹☘️


PREVISÃO DO TEMPO- ELESBÃO VELOSO

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Chuva 00 mm Chances: 00%

Temperatura- 20º   33°

Vento- 17 km/h.

Umidade- 34% a 57%

Sol- Nascer do sol 06:00   Pôr do sol 17:46

Informações Climatempo


AGENDA ECONÔMICA LOCAL: AVISOS IMPORTANTES

 - PRÓXIMO pagamento do Bolsa Família referente a Julho/2020 previsto para começar em 20/7, quando recebem os que possuem cartão com NIS FINAL 1. Último dia de pagamento será 31/7, quando recebem os que possuem cartão com NIS final 0.

- NONO dia de pagamento para aposentados e pensionistas pelo INSS. Recebem os que ganham UM salário mínimo donos de cartão com inscrição final 9 e os que ganham acima de UM salário mínimo com cartões de finais 4 e 9.

- SEGUNDA  faixa salarial será paga nesta segunda-feira, 6/7/2020; Recebe quem ganha até R$ 1.200,01 a 1.800,00.


HOJE NA HISTÓRIA EM ELESBÃO VELOSO- 6/7

2002- 8º Circuito Vale do Sambito: etapa deElesbão Veloso.
2013- Em partida disputada no Estádio Municipal Gaudêncio Veloso, o Liverpool de Valença do Piauí vence a Seleção de Novo Oriente por 2x1 e conquista o Regional  Vale do Sambito de Futebol. O Pé do Morro representou Elesbão Veloso nesse campeonato, sendo eliminado nas quartas de finais. 

2014- Comerciários conquista o Campeonato de Veteranos do CRE ao vencer o Moto Táxi nos pênaltis, depois de 2x2 no tempo normal.

2016- Morria a aposentada Francisca Matias, moradora do bairro Várzea Alegre, membro do Apostolado da Oração. (n.03/05/1936)

2019- Água Branca bate Barro Duro por 1x0 e conquista  a Copa Quarentão do Médio Parnaiba. Jogo disputado no Estádio Alencarzão em Agricolândia-PI. O torneio é uma promoção do DEAMP.

2019- A Rua do Fio conquista o quarto título da Copa Cidade de Elesbão Veloso ao derrotar o Moto Táxi nos pênaltis, depois do empate por 1x1 no tempo regulamentar. 

ANIVERSARIANTES DO DIA EM ELESBÃO VELOSO-6/7
Raimundo Pereira(1930-2011)
Dona Branca, 57 anos
Eva Dantas-34 anos
Lorenna Alessandra Gomes-25 anos
Jéssica Oliveira-21 anos
Filho Mota-39 anos
Elvis Nonato-22 anos
Raiane Dias-24 anos
Ana Cleide-57 anos


NOTÍCIAS DE ELESBÃO VELOSO E ARREDORES

>> Morreu ontem(5/7/2020), no final da tarde, em Teresina, em decorrência da picada de um escorpião, a jovem Caroline Mendes Nascimento, 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio no Ceep Benedito Portela Leal e modelo do Projeto Perfil Fashion Model, do produtor cultural José Cláudio Barbosa. Moradora do bairro Matadouro, Carol como era conhecida por familiares e amigos foi picada pelo aracnídeo durante a tarde do último sábado, depois disso encaminhado ao Hospital Estadual Norberto Moura, retornou para casa, após ser medicada. O quadro de saúde no entanto, não melhorou, então, no domingo pela manhã teve novo retorno aquela unidade de saúde, a situação só piorava e somente no começo da tarde foi encaminhada a Teresina, chegou a ser internada numa UTI, mas, após sofrer duas paradas cardiacas morreu, o corpo de Carol, que completaria 18 anos em novembro, foi sepultado hoje pela manhã, no cemitério Sambaiba.

>> A morte precoce da jovem Caroline Mendes foi sem dúvida um duro golpe e pegou a todos de surpresa. Adicione a isso o fato de por conta da pandemia do novo coronavírus, seus professores e colegas de escola não puderem se despedir de maneira presencial, dessa maneira, tomamos conhecimento através de uma prima sua, a senhora Jackeline que o ato fúnebre aconteceu no cemitério Sambaiba agora pela manhã e contou com número restrito de pessoas.

>> Em nome de todos os que fazem a escola Benedito Leal, a direção encaminhou flores a família da jovem Caroline Mendes ainda durante a noite desse domingo. Ela era aluna do terceiro ano regular turno manhã.

>> Em meio a dor e tristeza pela perda da jovem Caroline Mendes Nascimento, chama a atenção o fato de uma vez mais pessoas picadas por animais peçonhentos procurarem o Hospital Estadual Norberto Moura e não encontrarem o soro capaz de solucionar ou atenuar a situação de quem foi picado. Para o caso da jovem estudante e modelo Carol faltou o soro antiescorpiônico. Mas fazendo buscas no nosso acervo de notícias, descobrimos que em 2017, esse descaso já acontecia. Confira matéria abaixo

Criança de um ano e sete meses é picada por cobra Jaracuçu no povoado Mosqueada, zona rural de Elesbão Veloso. Não havia soro antiofídico no HENM. Saiba tudo

José Neto - fevereiro 27, 2017

Por: José Loiola Neto

Um acontecimento trágico no povoado Mosqueada, zona rural de Elesbão Veloso, neste domingo(26/02/17). Um menino de apenas um ano e sete meses, filho do casal Jailson e Vera foi picado por uma cobra Jaracuçu, vindo imediatamente a sofrer os efeito do veneno do animal.

Às pressas, o casal percorreu mais de 40km para chegar ao Hospital Estadual Norberto Moura em Elesbão Veloso e para surpresa de ambos não havia na sala de vacinação daquela unidade de saúde soro antiofídico para aplicar na criança. Daí então, bateu o desespero dos pais, visto que a situação da criança inspirava cuidados.

Rumaram para Teresina, e lá, já depois das 22h, a criança foi medicada e conforme informações apuradas pelo Elesbão News, passa bem. Não é a primeira vez que que episódios como esses acontecem e não há soro para atender à vítimas. A situação precisa ser revista por nossas autoridades de saúde, isso é inadmissível.

A VERSÃO DO HOSPITAL NORBERTO MOURA
Nossa reportagem procurou representantes do Hospital Norberto Moura para falar sobre o caso. A enfermeira Edilsa Alves, de plantão nessa segunda, respondeu as nossas indagações. Segundo ela "a sala de vacina é instalada no hospital mas é de responsabilidade do município. Os lotes são entregues na sétima diretoria regional de Saúde em Valença e distribuídos para as cidades que são atendidos pela referida unidade". Continuou: "O hospital não se responsabiliza pela falta de vacinas. As vezes vem pacientes de outras cidades pq falta até no hospital de Valença. Várias vezes já foi encaminhado outros pacientes pra Teresina pq no hospital de Valença estava sem o devido soro ou vacina".

>> Presidente da APAE de Elesbão Veloso, professora Maria Francisca Oliveira Bezerra estende condolêsncias aos familiares da jovem Caroline Mendes do Nascimento.
Quão imprevisível é a vida, até mesmo porque nos permite à  sensação da eternidade, e quando, um jovem morre, nos sentimos frágeis, impotentes diante desse mistério denominado  morte, que independe da faixa etária, do que consideramos natural, à sequência da vida. Portanto, nos eternizamos no legado que deixamos para a família e futuras gerações. E nossa modelo Carol Mendes, deixou um grande legado, de respeito, altruísmo, dedicação, superações diversas e muito profissionalismo e competência em tudo que fazia. Meus sinceros sentimentos ao PFM e familiares. Seguiremos, com muitas saudades, mas também com belas recordações.

>> Elesbão Veloso tem 76 casos confirmados de COVID-19
As informações constam no boletim epidemiológico divulgado neste domingo(5/7/2020) pela Secretaria de Saúde. Dos 76 casos positivos, 65 são da rede pública de saúde e outros 11 foram testados na rede particular. Ao todos são 519 as notificações com 454 descartados, 33 curados e 3 óbitos, no momento não há suspeitos. Quanto a distribuição da doença por zona, há 13 casos na Piçarra(1 óbito), Bairro de Fátima 12(1 óbito), 10 no Santa Clara(1 óbito) e mais: Centro- 8 casos, Matadouro 7, Matias e Vermelha 4 casos cada, Várzea Alegre 3, Cirino e zona rural 2 casos cada. 

>> Hoje, logo mais a noite, a partir das 20h40 tem live, dentro da série "Papo de Conselheiro", numa iniciativa do COREN-PI. À frente desse projeto, a enfermeira Amparo Castro, que ao lado de Marttem Costa de Santana tratarão sobre "Como a pessoa idosa se reinventa em tempos de pandemia", uma temática interessante para ser discutida com o público. Vale a pena assistir!!!

>> Proveitoso, o lockdown em Elesbão Veloso nesse último final de semana. Pouca movimentação verificada entre sábado e ontem, espera-se um bom indice de isolamento. Os dados deverão ser divulgados nas próximas horas pelo governo do estado, através do comitê de enfrentamento a COVID-19.

>> Como previsto, parte do comércio amanheceu aberto nesta segunda-feira, principiando a retomada das atividades econômicas, dentro do contexo retomada ativa, que atende a uma série de recomendações, dentro dos protocolos elaborados pelas autoridades de saúde, que integram o Comitê Estadual de Enfrentamento a COVID-19. 

>> Uma das lojas que reabriu nessa segunda-feira em Elesbão Veloso foi o Paraíso das Construções, cujo proprietário testou positivo para o novo coronavírus, semana passada. De imediato a loja foi fechada e todo o espaço passou por sanitização. A reabertura acontece depois que todos os funcionários realizaram testes.

>> Um dos medicamentos profiláticos e recomendados por médicos para tratamento da COVID-19, a Ivermectina tem boa saída nas farmácias em Elesbão Veloso. Balconista em uma farmácia na cidade disse para esse professor/repórter nesse domingo que nos últimos 40 dias, mas de 500 caixas do medicamentos foram vendidas. O preço da Ivermectina com 4 comprimidos custa entre R$ 17 e 20,00.

>> O Governo do Estado do Piauí por intermédio da ADAPI comunica a todos os criadores de bovinos e bubalinos que por conta da pandemia da Covid-19 foi solicitado e o Ministério da Agricultura autorizou a *prorrogação da 1a. Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Piauí e mais 6 estados do Nordeste brasileiro*.

*O novo prazo para vacinação de todos animais com a dose de 2ml se estende até o dia 31 de julho*.

*A certificação da vacinação poderá ser realizada até o dia 31 de agosto*.

Em todos os momentos da aquisição da vacina nas revendas, vacinação dos animais e na certificação os criadores devem atender as recomendações das autoridades sanitárias em manter o distanciamento, usar máscaras e sempre lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, para evitar a propagação do vírus da Covid-19 entre os servidores e produtores rurais.

*José Genilson Sobrinho*

Diretor Geral da ADAPI

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu