Figura Elesbonense- José Osvaldo Barbosa(1916-1993)

José Osvaldo Barbosa nasceu a 24/04/1916

Por José Loiola Neto

No espaço Figura Elesbonense, um resumo da vida do senhor José Osvaldo Barbosa, nascido a 24 de abril de 1916 em São Félix, mas tendo chegado ainda jovem a Elesbão Veloso, onde constituiu família com dona Alzira Gomes, que lhe deu 7 filhos, fez amigos e empreendeu. 

Falecido a 3 de junho 1993, Zé Osvaldo era o dono da Fazendo Santa Lúcia, situada às margens da BR-316 e que se mantém até hoje com projetos idealizados por ele: serraria e a criação e gado de corte e leite e carneiros. 

Em 2014, ele foi homenageado com a nomeação do terminal rodoviário da cidade. Abaixo, um pouco da vida de José Osvaldo Barbosa numa narrativa de José Osvaldo Barbosa Filho, o Dedé, um de seus filhos. 

Por José Osvaldo Barbosa Filho

José Osvaldo Barbosa, nasceu em 24 de abril de 1916, na zona rural de São Félix do Piauí. Era filho do fazendeiro Luis de Castro Barbosa e Raimunda Feitosa. 

Era casado com Alzira Gomes Barbosa, filha do fazendeiro Gonçalo Gomes da Silva e Esmêndia Gomes da Silva. 

Do casamento tiveram 7 filhos: Maria da Cruz Gomes Barbosa - médica e empresária em São Luís-MA, José Osvaldo Barbosa Filho, advogado e servidor aposentado da Universidade Federal do Piauí-UFPI, residente em Teresina, José Arnaldo Gomes Barbosa - agrônomo e empresário residente em E Veloso, José Evaldo Gomes Barbosa - advogado e empresário residente em Teresina- Pi, José Renaldo Gomes Barbosa - médico e sócio proprietário da UDI 24 horas em Teresina- PI, José Ronaldo Gomes Barbosa - economista, comerciante no ramo de serraria e pecuarista e Maria Alzira Gomes Barbosa, advogada e servidora da Assembleia Legislativa do Piauí-ALEPI. 

José Osvaldo Barbosa desde muito jovem se dedicou ao ramo comercial. Ele tinha uma visão extraordinária para empreender. Era um visionário de seu tempo, apesar de pouco estudo. Ele chegou em Elesbão Veloso vindo de São Félix no início da década de 1950. Se estabeleceu em Elesbão Veloso a partir desta data, desenvolvendo atividades comerciais nos ramos de tecido, compra de couros, babaçu e cera de carnaúba. Posteriormente ele comprou a Fazenda Santa Lúcia do seu amigo Ditoso Leal e se mudou para lá, onde montou uma serraria e também passou a criar gado de corte e leite bem como muitos carneiros.  

José Osvaldo sempre acalentou o sonho de formar todos os filhos e graças a Deus com muito sacrifício e determinação conseguiu alcançar o seu desejo. Todos os filhos se formaram em universidades federais. Ele sempre dizia para os filhos que o curso superior era bom para dar uma melhor formação intelectual para as pessoas. Mas para ser alguém bem sucedido não era arranjar  emprego público e sim partir para a iniciativa privada. 

Ele era também muito católico de não perder por nada às missas aos domingos. José Osvaldo Barbosa deixou para os seus filhos e netos um legado de trabalho, honestidade e caráter. Ele também tinha muitas amizades em todos camadas sociais.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu