"VOCÊ NÃO FICA EM SI": diz jovem elesbonense José Fernandes, recuperado da Covid-19, e após ficar com mais de 50% dos pulmões comprometidos.

José Fernandes venceu a Covid-19 
Por José Loiola Neto

Recuperado da Covid-19, depois de ter ficado duas semanas internado e ocupando leito de UTI em um hospital em Teresina, o jovem elesbonense José Fernandes Ferreira Lopes, 22 anos, falou ao Elesbão News sobre as experiências vividas após contrair o coronavírus, segundo ele, exatamente no momento em que passou a ser mais cauteloso com relação aos meios para se evitar a contaminação. 

Na conversa, um dos filhos do casal Celsa Maria Ferreira da Silva Lopes e Benedito Lopes Conrado, moradores do bairro Várzea Alegre em Elesbão Veloso também conta que a doença é muito complicada, que não lembra praticamente nada quanto ao período em que permaneceu em Teresina e por fim José Fernandes, que recebeu alta médica a menos de duas semanas, pediu aos elesbonense para que redobrem os cuidados para evitar a Covid-19. Abaixo, os principais trechos da entrevista. 

PRIMEIROS SINTOMAS

- Em primeiro lugar quero agradecer a todos que tiraram um tempinho para orar por mim, pela minha recuperação. Eu senti todos os sintomas do Covid, apenas não perdi o olfato, nem paladar. Os sintomas foram se agravando, num domingo, a Drª Ruth me encaminhou para Teresina. Ele falou que eu talvez estivesse com 50% dos pulmões comprometido e ela acertou, eu estava até mais, enquanto lá, eu me lembro muito pouco, lembro apenas o momento em que eu cheguei lá em Teresina, quando fui intubado, é muito sedativo, você não fica em si. 

TESTES RÁPIDOS NEGATIVOS

- Aqui em Elesbão eu só negativei. Se não me engano, cheguei a fazer três testes, todos negativos, e como eu sentia gosto e cheiro, estava com olfato e paladar normais, me fez pensar que eu não estivesse com o vírus, achei que era apenas uma gripe, com isso, talvez eu tenha até demorado a ser encaminhado para Teresina, mas graças a Deus deu tudo certo, e eu não tive nenhum momento de ter a reação de que tivesse com Covid diante de tantos testes negativo e lá não lembro do teste que foi feito, não lembro quando saiu o resultado, não lembro quando falei com minha família por chamada de video, eu tomei muito sedativo, cheguei a tomar morfina porque eu ficava me batendo. 

José Fernandes disse que pegou Covid no momento em que passou a ter mais cuidados

SINTOMAS MAIS GRAVES

- Meu primeiro sintoma foi dor de cabeça. Não era uma dor de cabeça normal, incomodava muito, não era muito forte, mas vinha seguida de uma tontura, dormência na cabeça e isso foi agravando, passei a sentir dores nas costas, gripe muito forte, muita tosse também, já fui para Teresina no oxigênio, não lembro quando estava preparando para me intubar. 

COMO CONTRAIU O VÍRUS E COMORBIDADES

- Não faço ideia como contrai o vírus. Quando as comorbidades, talvez eu estivesse acima do peso, não tenho nenhuma outra comorbidade. 

MEDO E TENSÃO

- Foi horrível, apesar de eu lembrar pouco, porém pelo o que me contaram, foi um filme que passou, porque na chamada de vídeo, eu chorava muito e pedi para que orassem por mim. Não lembro de nada, quando cheguei em casa é que me contaram, acho que no momento deve ter sido horrível. Até mesmo depois de ser extubado, no momento que tiraram o tubo, eu não estava consciente, eu falava, porém não estava consciente, eles entraram em contato com minha família através da chamada de vídeo, só que eu não conhecia ninguém, é muito remédio forte. Eu vim lembrar da minha saída aqui de Elesbão e chegada em Teresina depois que tive alta, em Teresina não sabia como tinha ido parar ali, a gente esquece tudo. 

SOBRE A DOENÇA E RESPEITO AOS PROTOCOLOS

- Confesso que lá atrás eu cometia alguns deslizes quanto as regras e protocolos, quanto ao uso da máscara, distanciamento social, uso do álcool em gel, porém eu contrai o vírus quando comecei a me prevenir, até porque aconteceu coisas na cidade, fatalidades, fui abrindo o olho, e foi exatamente quando passei a ter mais cuidados peguei o vírus, só que eu não imaginava que o vírus me levaria aquela situação e levou, mas graças a Deus estou aqui me recuperando bem. 

SERIEDADE DA COVID

- Eu não desejo nem para o meu pior inimigo em um leito de UTI com Covid, é muito complicado, e olha que eu me lembro pouca coisa, até porque eu tomei muito sedativo, fui acordando aos pouco e quando percebi já estava na enfermaria para pegar alta. Lembro pouca coisa da UTI. 

MENSAGEM DE ALERTA

- Pedir que usem máscaras e que respeitem o distanciamento social, usem álcool em gel frequentemente porque a boca é quente, sem falar que você corre riscos seríssimo, mesmo você estando na enfermaria, o local onde você fica para pegar alta, você ainda é um paciente grave. 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu