CONVERSA INFORMATIVA: "Setembro Amarelo"- campanha alerta para prevenção ao suicídio.

Por Evanildes Costa

Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado á prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o acontecimento... É nesse mês que no dia 10 de setembro comemora o Dia Mundial de Prevenção ao suicídio.

O Principal objetivo da Campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do Suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no Mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

De acordo com a OMS, no Brasil: aproximadamente 13 mil pessoas tiram suas vidas por ano. Ou seja, a cada 46 minutos uma pessoa comete suicídio. E, no mundo: A cada 1 segundo Uma pessoa pensa em suicídio. A cada 3 segundos Uma pessoa atenta contra a própria vida. A cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria- ABP: 98% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, como depressão. No entanto, o Centro de Valorização da vida- CVV, estima que: 90% dos casos o suicídio, podem ser prevenidos.

Todos os anos no Brasil São registrados mais de 13 mil suicídios, mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, a campanha setembro Amarelo cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Por exemplo, ficar mais recluso, falar muito sobre sumir, não ter mais esperança, mudar o comportamento repentinamente. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão e a ansiedade, seguida do transtorno Bipolar e do abuso de substâncias. Que apesar de estigmatizados tem tratamento possível com profissionais competentes da área de Saúde Mental. A Prevenção começa com autocuidado. 

Onde buscar ajuda?

CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Centros e Postos de Saúde),

Nas Unidades de Saúde de Emergência como: SAMU, UPA, Pronto Socorro e Hospitais. Centro de Valorização da Vida- CVV Telefone: 188 (ligação gratuita em todos os estados, em parceria com o SUS).

Não deixe de buscar ajuda ao sentir necessidade, ou de ser esta ajuda. Grande parte dos casos de suicídio poderiam ter sido evitados se soubessem que precisavam de auxílio e que há toda uma rede de apoio pronta para ajudar.

Lembre-se também, que o mês de setembro é amarelo, mas nós podemos fazer com que esta cor seja lembrada o ano todo, deixando de julgar o próximo e ajudando aquele amigo que não está bem, buscando entender o que sentimos, compreendendo que suicídio deve ser assunto não tabu. Apenas falando sobre o suicídio é que podemos diminuir os casos no Brasil e no mundo. Busque ajuda profissional, contate sua rede de apoio, fale sobre o que você vem sentindo, sem medo. Falar sobre o Suicídio é incentivar a vida. Busque ajuda, seja ajuda. Você não está sozinho.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu