PARA NÃO PASSAR EM BRANCO: Grupo de vaqueiros realiza cavalgada neste domingo em Elesbão Veloso.

 

Weigas Dugado está a frente da cavalgada em Elesbão Veloso

Por José Loiola Neto

Como parte da programação alusiva a Santa Teresinha, padroeira de Elesbão Veloso, acontece neste domingo à tarde mais uma edição da cavalgada, suspensa ano passado, devido a pandemia do novo coronavírus. 

Para este ano, conforme o vaqueiro e músico Weigas Dugado, coordenado geral do evento, pelo menos 100 vaqueiros deverão participar da cavalgada, que terá como ponto de concentração o Parque Breno Bezerra, a partir do meio dia, com saída prevista pelas ruas para às 15h. 

O primeiro destino será a igreja de Santa Teresinha, onde a vaqueirama receberá a bênção do pároco Diego Santos, posteriormente o grupo desfilará por várias ruas dos diferentes bairros da cidade até retornar ao ponto de partida. A noite deste domingo, conforme o calendário dos festejos é dedicada aos vaqueiros. Weigas disse que apesar da divulgação já acontecer há alguns dias ainda existe muita gente com dúvidas em relação ao evento. 

- Tá um verdadeiro disse me disse. A cavalgada acontecerá, está mantida a palavra, estaremos lá no Parque Breno Bezerra e o vaqueiro que desejar participar não vai pagar nada, ele vai no traje que ele quiser, não é obrigatório ir de gibão. Por conta da pandemia, vamos ser monitorados pela Vigilância Sanitária, o vaqueiro deve usar sua máscara e portar seu álcool em gel, teremos lá água e refrigerantes a venda", falou Weigas acrescentando que está tentando um aboiador para animar a vaqueirama durante o trajeto. 

- Não haverá show no parque, mas durante o percurso pelas ruas teremos uma animação, nem que seja eu", lembrou. 

Um grupo, integrante da cavalaria da policia em Teresina participará do evento. As policias Civil e Militar cuidará da segurança da cavalgada. 

- É um evento que faz parte do calendário da igreja, a festa do vaqueiro, a noite do vaqueiro sempre aconteceu, antigamente, já na noite de sábado, a gente via vaqueiros nas barracas esperando o dia amanhecer para participar das corridas, infelizmente não existe mais, mas não podemos deixar morrer essa tradição., encerrou Weigas Dugado.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu