EM PROL DOS ACS´s- Em Brasília, Agente de Saúde José Cláudio Barbosa representa Elesbão Veloso em mobilização que propõe a derrubada de veto presidencial e aprovação da PEC 14/21: "a manifestação nos traz uma esperança"

ACS´s do Piauí em Brasília; José Cláudio Barbosa representa Elesbão Veloso. 

Por José Loiola Neto

Nesta semana, o professor, radialista, produtor cultural e também Agente Comunitário de Saúde(ACS) José Cláudio Barbosa vem tendo uma agenda bastante movimentada, dada sua participação em encontro que envolve centenas de Agentes Comunitários de Saúde ACS´s de várias partes do Brasil, em evento que acontece em Brasília, e na ocasião, ele representa Elesbão Veloso. 

Do Piauí, uma caravana com ACS´s mobilizada pelo Sindicato Estadual dos Agentes Comunitarios de Saúde e Combate às Endemias do Piauí-Sindeacs-PI deixou o Estado para participar de manifestações em Brasília com o intuito de defender os direitos da categoria, direitos estes, desrespeitados nos últimos anos. 

José Cláudio na sede do Ministério da Saúde no DF
Ouvido pelo ELESBÃO NEWS desde a capital federal, José Cláudio fez um rescaldo da mobilização que tem como pauta principal convencer os parlamentares para que promovam a derrubada do veto presidencial e aprovação da PEC 14/21.

- Temos aqui um movimento bastante significativo com ACS´s de todo o Brasil, de vários estados, onde na oportunidade houve uma mobilização geral com a imprensa, os parlamentares, visitamos gabinetes dos principais deputados, a categoria se dividiu e cada comitiva foi tentar um diálogo com deputados de maior influência em sua região. 

José Cláudio com a deputada federal Benedita da Silva
José Cláudio comentou sobre as manifestações realizadas em frente a Câmara dos Deputados, onde houve a busca de apoio  a PEC 14 que versa a respeito da desprecarização dos ACS´s e ACE´s, a proposta visa a retomada da possibilidade de aposentadoria especial bem como outras vantagens.

- Essa PEC é uma luz que acende a esperança de que as conquistas almejadas possam chegar, dialogamos também com os deputados sobre a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro, que vetou o reajuste salarial na proposta do piso da categoria dos ACS´s. 

Na concepção do ACS José Cláudio, o Piauí esteve muito ativo nas manifestações em Brasília com uma representatividade bastante assídua e Elesbão Veloso também fazendo frente e encabeçando o movimento. 

- O resultado é positivo, graças a articulação feita e o diálogo saudável é uma movimentação pacifica porém contundente, essa manifestação nos traz uma esperança de que esses frutos sejam colhidos em breve. A gente retorna ao Piauí e Elesbão Veloso com a grata satisfação de ter cumprido uma missão bastante importante para a categoria dos ACS´s e ACE´s. 

Ele finalizou reconhecendo que a luta para a concretização do cumprimento dos direitos dos ACS´s é árdua, haja vista que a cada dia a categoria busca melhores condições de trabalho para desenvolver suas atividades perante a comunidade de maneira mais digna. 

- Os Agentes Comunitários de Saúde-ACSs e os Agentes de Combate às Endemias-ACE´s são as grandes pilastras que sustentam a atenção básica do SUS, por isso, é mais do que justo que essa categoria seja reconhecida e valorizada a nível federal, estadual e municipal; vamos buscar a conversa com os gestores sempre dentro  da prudência, afinal buscamos apenas o cumprimento da lei que nos ampara. 





Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu