NOVO PROGRAMA: Coordenador do CadÚnico em Elesbão Veloso, professor Jozivan Silva fala sobre normativas do Auxílio Brasil.

Por José Loiola Neto

Em contato com o ELESBÃO NEWS neste último final de semana, o coordenador do setor do Cadastro Único(CADÚNICO) em Elesbão Veloso falou a respeito do primeiro pagamento do Auxílio Brasil, novo programa de transferência de renda do governo federal, que irá substituir ao Bolsa Família. 

Na conversa Jozivan Silva lembrou que o programa está sendo implantado e que ainda depende de aprovação pelo Congresso Nacional, ressaltando que o que irá garantir o primeiro pagamento, previsto para começar na próxima quarta-feira, dia 17/11 é uma Medida Provisória 10.852/2021 baixada no último dia 8/11, sendo assim, essa MP garante a quem é cadastrado no Bolsa Família receberá o benefício normalmente. Quanto a valores, Jozivan preferiu não fazer projeções. 

- Isso a gente não pode afirmar, depende muito da composição familiar. 

Pertinente ao ingresso no Auxílio Brasil, o coordenador lembrou que a única ferramenta utilizada para fazer os cadastros nos programas do Governo Federal é via Cadastro Único, cuja sede em Elesbão Veloso fica situada à Rua Afonso Mafrense, onde também fica a sede do CRAS.

- Neste momento quem já está inserido no CadÚnico não precisa fazer um novo cadastro, se o cadastro estiver atualizado não será necessário um novo procedimento e assim, o beneficiário continuará recebendo normalmente o benefício, agora, quem não tem o benefício, o CadÚnico está fazendo as inscrições para pessoas que tem perfil de cadastro. 

Professor Jozivan Silva coordena o CadÚnico em E.Veloso
Ele se posicionou em relação as possibilidades de recebimento do benefício, nesse caso, segundo Jozivan Silva, o CadÚnico não pode garatir que aquela pessoa terá acesso ao benefício. 

- Não podemos dá essa garantia, o que garantimos é o atendimento, agora a garantia que ele receberá algum benefício eu não posso dá, nem a prefeitura nem o governo do estado, quem dá essa garantia é o governo federal, através do ministério responsável, dentro de um critério estabelecido. 

Em relação aos novos inscritos no Auxílio Brasil, a expectativa de eles ingressarem no programa, desde que se adequem às normativas do programa, é apenas a partir do próximo mês de dezembro, mas nada definitivo, na medida em que o programa passa por ajustes. 

- Ainda pode haver algumas alterações ou adaptações no programa, quanto aos elesbonenses, não precisa correr para fazer um novo cadastro, é importante que a pessoa apenas mantenha seu cadastro atualizado; entre em contato pelo suporte do CadÚnicio que é através do telefone 9 9487 8847, lá o pessoal atende, verifica e dá o retorno. 

O coordenador Jozivan Silva encerrou dirimindo uma dúvida com relação a Auxílio Emergencial e Auxílio Brasil, no tocante a quem de fato tem direito. 

- Nem todos que receberam o Auxílio Emergencial irá receber o Auxílio Brasil. Os programas tem objetivos diferentes, o público de atendimento diverge um do outro, os critérios para serem inseridos são diferentes, sendo assim, nem todo mundo que estava recebendo o auxílio emergencial vai ingressar no Auxílio Brasil, é preciso a gente aguardar mais um pouco para as definições em relação a implantação do programa. 


Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu