FIGURA ELESBONENSE: Mãe Lídia ou Lídia Parteira(1911-2002)

Mãe Lídia segue a espera de uma homenagem à sua importância em Elesbão Veloso

Por José Loiola Neto

Neste domingo(16/01), lembramos a data de nascimento de Lídia Maria da Conceição, a "Mãe Lídia" ou ainda 'Lídia Parteira'. Foi esta digna mulher que numa época de escassez de médicos para atender no povoado Coroatá e até no já emancipado Elesbão Veloso, realizou inúmeros partos, sendo portanto, merecedora do respeito e reconhecimento, este aliás, ainda não veio por parte das autoridades. 

É verdade que o centro cirúrgico do Hospital Estadual Norberto Moura leva o nome dela, mas a meu ver é muito pouco, mediante a representatividade que Mãe Lídia teve, pela prestação de serviço exercida para muitas famílias e em prol de muitos elesbonenses vivos e alguns que já partiram, merece mais. 

Por ser 'um dos seus filhos', uma das pessoas que ela ajudou vir ao mundo, continuarei lutando e fazendo barulho até que eu perceba algo de salutar em sua homenagem. 

Mãe Lídia nasceu a 16 de Janeiro de 1911, hoje estaria com 111 anos, ela faleceu a 19 de Janeiro de 2002, aos 91 anos, em sua residência situada à Rua Euclides Soares, na Piçarra, o corpo foi sepultado no cemitério Sambaíba. 


Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu