MEMÓRIA MUSICAL: Paulynho Paixão, o Rei do Coladinho(1977-2020)

Paulynho Paixão faleceu aos 43 anos em 2020

Por José Loiola Neto

Neste 17 de Janeiro, se vivo estivesse, Paulynho Paixão, um dos grandes cantores e compositores do Brasil, estaria completando 45 anos de vida. 

Nascido na pequena São Miguel da Baixa Grande-PI, de família pobre, filho de pais lavradores- seu Francisco e dona Joana, com infância humilde, o menino que criou sua banda de lata no quintal de casa se transformaria em um músico completo que viria a destacar ao longo da carreira por sua originalidade, e por ser dono de uma boa voz e das próprias canções. 

Talento: Paulynho Paixão compunha e cantava suas próprias canções

Dentre as músicas de sua autoria, as de maiores sucessos são: me acha, cabou, cabou,  tudo vai dar certo, foi amor, fala comigo e a canção que não podia faltar nos seus CD´s- Meu Salvador. 

Transpirando talento, ele compôs canções para vários intérpretes nacionais como Joelma(Banda Calypso), Léo Magalhães, a dupla Simone e Simária, Aviões do Forró, dentre outros. 

Amigo deste radialista, lembro bem o principio da trajetória vitoriosa de Paulynho, os seus primeiros passos na música, aqui em Elesbão Veloso no ano de 1999 por intermédio de Antônio Pereira, o Zim, proprietário da Banda Ultra Jovem. Por diversas vezes o entrevistei na FM Eldorado. 

A meu ver, viveu uma das grandes fases da carreira durante sua parceria com o amigo, também talentoso tecladista, meu amigo Ney Maklin, o 'gato dos teclados', a partir de um primeiro trabalho artisitico, o CD gravado em 2009. 

Manteve parcerias com o empresário elesbonense Benoni Portela, com o também elesbonense Chaparrau, um cara que deu  força e apoio a ele em diversos momento da carreira e Márcio Shows que gerenciava a carreira do artista até sua morte. 

Com música cativante e ritmo bom para ouvir e dançar- 'coladinho', o cantor se apresentou em várias partes do país com sucesso absoluto especialmente nas regiões Norte e Nordeste. 

Faturou bastante, ganhou dinheiro, há quem diga que chegou a receber mais de R$ 100 mil por um show, mas também viveu fases difíceis na luta contra as drogas, o que rendeu inclusive matéria no programa Domingo Show da TV Record em 2017. Ele chegou a dormir nas ruas em São Paulo, passando fome e frio, necessitando de internação em clínica de reabilitação para se curar do vício. 

Paulynho faleceu em acidente com moto na rodovia estadual PI-225, no dia 3 de Abril de 2020, deixando saudades entre familiares, incluindo pais, irmãos, esposa e filhos, amigos e fãs.  O corpo foi sepultado em clima de muita comoção no mesmo dia em que falecera, em sua terra natal.  

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu