FOCO NO NOVO ENSINO MÉDIO: Professor-mestre Cleverson Moreira da AXXIA Instituto Educacional ministra treinamento para professores do Ceep Benedito Portela Leal, em Elesbão Veloso.

Por José Loiola Neto

Na última sexta-feira(25/03/2022), os professores do ensino médio lotados no Ceep Benedito Portela Leal participaram de um oficina voltada ao aprimoramento para a condução dos trabalhos pedagógicos a partir da implantação do novo Ensino Médio, já em vigor. 

Na condição de representante da AXXIA Instituto Educacional, o professor-mestre Cleverson Moreira ministrou o treinamento oportunizando aos docentes o acesso a novas técnicas de como lidar com o alunado nesse retorno ao chão da escola, após longo período de isolamento social, imposto pela pandemia do novo coronavírus. 

Professor Cleverson Moreira esteve em Elesbão Veloso. 
Ao final do evento, o professor falou ao ELESBÃO NEWS e fez um balanço da oficina, expondo sua visão quanto a expectativa do que considerou um novo marco para Educação. Na conversa, entre outras coisas, Cleverson Moreira apontou que mais do que trabalhar conteúdos, os professores terão de incrementar formas capazes de tornar o aluno mais crítico. Confira os principais trechos da entrevista. 

RESCALDO DA OFICINA E EXPECTATIVA QUANTO AO NOVO ENSINO MÉDIO 

- Viemos aqui discutir Educação. Eu costumo dizer que Educação interessa a todos. É assunto que a sociedade tem que acompanhar, conhecer, mas dentro do espaço escolar a gente veio discutir especialmente a educação para o nível médio. Hoje, a gente trata da educação do Novo Ensino Médio numa nova perspectiva da BNCC, que é a Base Nacional Comum Curricular e que traz novidades, dentre essas novidades, o Ensino Médio tem como objetivo preparar melhor os alunos para a Vida e para mundo do trabalho, no caso da escola Benedito Portela, especialmente que é uma escola técnica e profissionalizante, a gente também trata de um planejamento em que aborda os temas do ensino médio, as novidades que o ensino médio está trazendo para que a escola seja uma escola mais útil para os adolescentes, seja mais significativa, que seja composta de conhecimento, já que a função da escola é repassar conhecimentos para os alunos, mas também alinhados ao seu projeto de vida, ao o que eles pretendem ser, ter, exercer no seu futuro e nas suas escolhas profissionais e pessoais. Esse é o novo momento do Ensino Médio e estamos aqui ajudando professores a pensar e dialogando todo esse planejamento. 

COMENTÁRIO EM TORNO DO NOVO ENSINO MÉDIO

- O Novo Ensino Médio, assim intitulado traz uma das grandes novidades é o trabalho por competência e habilidade. Se antes, a gente só trabalhava conteúdos programático dentro de um curso de ensino médio, aqueles conteúdos também chamados de grade curricular ou matriz curricular que eram ensinados na Química, na Física, na Biologia, Português, Matemática, o Novo Ensino Médio quer trabalhar competências e habilidades. A ideia de trabalhar mais do que o conteúdo que também é trabalhado, mas trazer para o aluno capacidade técnica, competências de se expressar adequadamente, de interpretar, formar um aluno mais crítico, que não só decora e aprende o conteúdo, mas que pensam e opinam sobre o conteúdo, que fundamenta suas opiniões e se torna um cidadão mais participativo, mais consciente e que também hoje no Novo Ensino Médio se trabalha os valores e emoções, haja vista que a gente passou por um período muito difícil na pandemia e que ficou claro que a gente precisa trabalhar em todos os campos a questão da nossa ansiedade, das nossas emoções, da alegria, tristeza e que todos esses assuntos são temas do novo ensino médio. 

Professor-mestre Cleverson Moreira da AXXIA 


IMPACTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NA EDUCAÇÃO

- A pandemia ressignificou todas as áreas. A gente percebe saúde trabalhando muito mais com gestão, administração trabalhando com crise, a ciência que ganhou um grande fundamento para estudar história, mudanças comportamentais, e na Educação, a mudança foi impactada significativamente escolarizada que nós tínhamos precisou ser repensada. 

APRENDIZADO DEIXADO PELA PANDEMIA

- Eu penso que até em um pensamento filosófico: qualquer experiência é didática. Não quero dizer que a pandemia foi boa, não é esse aspecto, mas devo dizer que a gente aprende com coisas difíceis de lidar. 

EDUCAÇÃO COMO GRANDE LABORATÓRIO

- Eu acredito que a gente continua como ser humano precisando experienciar a educação como laboratório, a escola por exemplo, porque a escola tem de estar antenada com as novidades traz. O mundo vai mudando, cada século, cada década, cada ano, novidades tecnológicas, novos comportamentos, novas formas de pensar, é da natureza do ser humano essa cocriação, e por isso, a escola tem de estar sempre experimentando novas formas de ensinar, novas formas de aprender, por isso eu digo que a escola é um grande laboratório. 

PLANEJAMENTOS NO NOVO ENSINO MÉDIO

- O grande foco do planejamento agora é fazer as atividades acontecer de forma integrada, elas precisam ser integradas e interdisciplinares, os professores precisam conversar mais com as outras áreas. A cada aula precisa ter também a perspectiva de outros conteúdos e a gente não vai perder de vista o desafio da BNCC, a ideia é trazer para educação aprendizagem significativa, comportamentos, habilidades sempre numa ação didática integrada  e interdisciplinar. 

DESAFIO DO RETORNO AO CHÃO DA ESCOLA

- É um grande desafio e acredito que a cultura escolar foi ressignificada. A gente sabe que dois anos distantes de qualquer atividade deixa a gente sem o trato, então, os alunos estão reaprendendo a aprender, e voltando de uma experiência isolada de aprendizagem. A escola então está com o desafio de trazer para um novo comportamento, que eu entendo do ponto de vista da aprendizagem, alguns prejuízos, porque o aluno que passa dois anos distantes da aprendizagem ele tem obviamente alguns deficits de conteúdos e isso vai impactar na sua trajetória, mas a ideia é que a escola agora acolha e acolha não no sentido de consertar nada na verdade, a ideia é acolher no sentido de experimentar novos as melhores saídas, conversando com a sociedade, com os alunos, buscando melhores estratégias para que esse retorno seja menos traumático possível. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

- Eu agradeço a oportunidade. A nossa empresa AXXIA Instituto Educacional, esse nome vem da ideia de valores em grego, porque nós acreditamos que o ser humano hoje precisa olhar para a humanidade desenvolvendo aquilo que é a essência do ser humano, desenvolvendo seus valores e comportamentos humanos, precisamos ter uma linguagem mais empática, tolerante, comunicativa, buscando cuidar do que nos interessa enquanto pessoas e a AXXIA Instituto Educacional trabalha com escolas e empresas, buscando mudanças de cultura e mudança de cultura se faz com mudança de mentalidade. Fica aqui meu agradecimento e o pedido para que toda a comunidade de Elesbão Veloso abrace a Educação porque eu acredito que a Educação é a ferramenta que transforma o mundo porque transforma as pessoas transforma o mundo na reflexão de Paulo Freire e em outras reflexões, a Educação é o caminho. 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu