PAINEL POPULAR Edição 992 2ª PARTE: Confira os destaques de Elesbão Veloso neste domingo, 8 de Maio 2022

José Neto comanda o Painel Popular desde o ano 2000

Por José Loiola Neto/Do Elesbão News

PAINEL POPULAR EDIÇÃO Nº 992 Domingo, 8 de Maio 2022

2ª PARTE-- DESTAQUES DE ELESBÃO VELOSO

MANCHETES LOCAIS

>> A PM prendeu durante a tarde deste sábado(7/5/2022), jovem acusado pela prática de arrombamentos a residências e estabelecimentos comerciais em Elesbão Veloso. Havia mandado de prisão expedido contra C.A.C.S, que após ser preso foi encaminhado a DPC do município, estando a disposição da justiça. A polícia estava no encalço dele há quase dois meses. O acusado já tem várias passagens pela polícia. A operação para prisão do infrator C.A.C.S contou com a participação do novo comandante da Companhia de policiamento Tenente George Sanches junto com outros quatro policiais. 

>> Semana marcada por arrombamentos e assalto a mão armada em Elesbão Veloso. Na terça-feira à noite, dona de casa teve celular levado por ladrão que agiu usando arma branca. O aparelho foi recuperado dois dias depois. Na quarta-feira, a invasão a uma frutaria no bairro de Fátima, em plena manhã, rendeu prejuizo de pelo menos R$ 3 mil ao proprietário. Na sexta-feira, pela manhã, duas residências- uma no Santa Clara e outra na Sambaíba foram alvos de arrombamento. 

>> Falta de água e apagões foram a tônica da semana que passou em Elesbão Veloso. Na terça-feira, o apagão no final da noite, acompanhado de várias oscilações danificou peças do poço três da Agespisa, deixando grande parte dos consumidores sem água. 

>> Imagem da Divina Santa Cruz se encontra em Elesbão Veloso, devendo permanecer na cidade por cerca de um mês. 

>> Cavalgada foi um dos eventos do vasto cardápio da programação do final de semana em Elesbão Veloso. Evento foi até agora pela manhã. 

>> Durante limpeza na Avenida Flortentino Sampaio Veras, na quinta-feira, trabalhadores encontram cobra de 3 metros, domada e devolvida a natureza. 

>> Terá sequência neste domingo, a programação pertinente aos festejos de Nossa Senhora de Fátima. 

>> Na retrospectiva da semana, destaques para a ida de fiéis a Santa Cruz para participar da invenção e a morte do jovem Pinguim, aos 37 anos. 

>> Familiares celebram um ano sem a professora Salomé Alves, na terça-feira, na comunidade Mosquiada. 

>> Figura Elesbão: Senhor da política e das letras em Elesbão Veloso, Alcides Brito teria completado oitenta anos neste último sábado. 

>> Memoria Elesbão: um ano sem Bianor Lima Verde- Seu Lima, ex-vereador, comerciante e goleiro da Seleção de Elesbão Veloso, uma das vítimas da Covid-19 em Elesbão Veloso. 

>> Faleceu por volta das 22h30 da última sexta-feira, no Hospital São Marcos, em Teresina, a senhora Juscilene da Luz Carvalho , 45 anos, em decorrência de um câncer no pulmão, descoberto há pouco mais de dois anos. 

Em conversa com sua filha, a jovem  Maria Suelene Soares de Carvalho, ela contou que ao descobrir a doença no em janeiro de 2020 sua mãe passou a fazer o tratamento.

- Infelizmente perdemos a batalha, ele era uma mulher de fé,  perserverante e nunca se abateu com nada, descreveu Suelene, filha única que mantinha um amor recíproco com sua genitora. 

Juscilente era filha de José Soares de Carvalho e Maria Auxiliadora da Luz Carvalho. Deixou 3 irmãos: Marllon da Luz Carvalho, Marsoni da Luz Carvalho e Francisco da luz Carvalho, sobrinhos, amigos e familiares.  

O corpo foi sepultado durante a manhã deste sábado, no cemitério Sambaíba. 

Aos familiares, sentimentos sinceros!!! Descanse em paz. 

Juscilene da Luz Carvalho

* 19/11/1976. 

✝ 06/05/2022

>> Santa Missa do 4º Domingo da Páscoa neste domingo na Matriz também foi comemorativa aos 68 anos de fundação do município a serem completados na próxima sexta-feira. 

>> Prefeito decreta feriado municipal na próxima sexta-feira, dia em que Elesbão Veloso completa 68 anos de fundação. Comércio, bancos e escolas municipais deverão não funcionar. 

>> Serão abertas esta semana, as incrições para o ENEM com provas marcadas para 13 e 20 de novembro. 

>> Moradores da Piçarra relatos má qualidade da água oriunda de poço perfurado pelo governo do estado e cobram melhoria da qualidade do líquido precioso. 

>> Semana de festa em Elesbão Veloso, comemorativo a mais um aniversário. Estão previstas festas na próxima quinta e sexta-feira. 

>> Caminhão das Bananas de Sussuapara estaria preparando retorno para feira livre em Elesbão Veloso, depois de mais de dois anos. 

>> Primeiro óbito da Covid-19 em Elesbão Veloso completará dois anos esta semana. Comerciário Cláudio Bandeira faleceu em 11 de maio de 2020, menos de um mês após ter sido diagnosticado com a doença. 

>> Depois da lama, poeira traz desconforto para moradores de diversas comunidades ruais. Prefeitura estaria elaborando plano para recuperação de malha viária, destruida pelas chuvas. 

>> Terreno baldio na Rua Julião Tebes Taveira, no Matias, gera reclamações. A proprietária seria a dona de um salão de beleza localizado no centro. 

>> Na Rua Alegrete, no Santa Clara, escuridão incomoda moradores, que cobram solução por parte do setor competente junto a PMEV. 

>> Temendo o pior, moradores da Rua Marcos Parente solicitam fechamento de buraco aberto por chuva forte há quase dois meses. 

>> Começa dia 18 de maio, o quinto pagamento do Auxílio Brasil, programa de transferência de renda que assiste a pelo menos 2.500 famílias em Elesbão Veloso. 

>> Aposentados e pensionistas pelo INSS começam a receber no dia 25 de maio. Folha será complementada em 6 de junho. Os segurados da previdência são responsáveis pela maior injeção de recursos na economia local. 

>> Comunidade Repartimento vive sem energia elétrica, que deveria ter sido implantada à época do programa Luz Para Todos, há 16 anos atrás. 

>> Na região da Sambaiba, moradores relatam falta de energia diariamente. 

>> Um dos cartões postais em Elesbão Veloso, o santuário Cruzeiro da Miminha completou 55 anos na semana passada. 

>> Nesta semana, órgaõs importantes na cidade, como o HENM e o Nogueirão completam mais um ano de fundação esta semana. O HENM chega a 45 anos e Nogueirão emplaca 52 anos. A Praça da Independência, ponto principal da cidade também completará 52 anos. 


RESENHA ESPORTIVA

> Partida entre as seleções de Elesbão Veloso e Monsenhor Gil, pelo Copão AMPAR, prevista para este domingo, no Nogueirão, foi adiado pela coordenação, justificando a data comemorativa ao dia das mães, a motivação para o cancelamento de toda a rodada do torneio. Elesbão Veloso voltará a campo no próximo sábado para jogo contra Aroazes, no estádio Portelão, em Aroazes. 

>> Pelo Copão Rural, ontem à tarde, no Nogueirão, o Yabuleiro Grande fez 2 a 1 na Baixa da Ponte, que com a derrota praticamente deu adeus ao torneio. Carlidson e Fabiano fizeram os gols do Tabuleiro Grande, Mayke descontou para Baixa da Pont. Jogo teve arbitragem de Valdemir Machado, para um público de apenas 75 pagantes. 

>> Maratona masculina nesta manhã de domindo deu sequência a programção esportiva alusiva aos 68 anos de fundação de Elesbão Veloso. 

>> Pela Copa Cidade de Futsal, os resultados da primeira fase, na quarta-feira passada 4M 5 x 3 Pé do Morro, Santa Clara 5 x 5 Comercial, na quinta-feira Villa Real 6 x 6 4M e Central 4 x 1 Santa Clara, na sexta-feira tivemos Comercial 8 x 5 Central e Villa Real 5 x 3 Pé do Morro. As semifinais serão disputadas amanhã e a final está prevista para quarta-feira. O torneio está sendo disputado na quadra de esportes Idê Soares, no Cirino. 


EXPRESSO DE NOTÍCIAS, as ultimas de Elesbão Veloso e arredores


>> PAPO DE BOLA- Francisco Malta


FUTEBOL PIAUIENSE EM FOCO- professor Nelson Mourão


VOCÊ SABIA?- Curiosidades sobre Elesbão Veloso, 23 Abril 2022


Por José Loiola Neto


Você sabia que...

.... Se não sabia, fique sabendo.


ENQUETE DO DIA


LEITURA BÍBLICA

Primeira Leitura (At 13, 14. 43-52)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, Paulo e Barnabé 14partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se. 43Muitos judeus e pessoas piedosas convertidas ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Conversando com eles, os dois insistiam para que continuassem fiéis à graça de Deus.

44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. 46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”.

48Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. 49Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região.

50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Fonte: Canção Nova


PREVISÃO DO TEMPO para ELESBÃO VELOSO neste domingo (8/5)

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Chuva 27mm     Chances: 90%

Temperatura: 21°  30°

Vento 7km/h

Umidade 36% a  76%

Sol  Nascer do sol 05:49  Pôr do sol 17:41

Com informações Climatempo.


O SÁBADO NA HISTÓRIA EM ELESBÃO, 7 de Maio

1942- Nascia Alcides Soares de Brito, político e escritor. (m.2010)

2013- Arrombamento e furto a agência dos Correios de Elesbão Veloso.

2013- Ana Glória Rebello, alagoana, irmã do ex-ministro Aldo Rebello visita Elesbão Veloso por intermédio do empresário Agnaldo Cabeça Branca.

2022- PM prende o elemento C.

2022- Realizada II Cavalgada de Elesbão Veloso, no Parque Breno Bezerra. 


ANIVERSARIANTES DO DIA EM ELESBÃO VELOSO-7/5

Alcides Soares de Brito(1942-2010)

Erineide Soares-46 anos

Hilzelania Silva-30 anos

Maria Irla-23 anos

Gerlany Silva- 29 anos

Maria Da Cruz- 28 anos

Renato Moura- 34 anos

Raimundo Nonato da Silva-58 anos

Ronualdo Silva


HOJE NA HISTÓRIA EM ELESBÃO, 8 de Maio

1997- Jovem Antônio Ribeiro, o "Baixinho", morador do Capitão Mundoco desaparecia em uma roça localizada na região da Sambaiba e só seria encontrado sem vida no dia 05 de Junho daquele ano.

2001- Morria dona Antônia Rufino da Silva, a "Dunga", mãe do Rufino Xerox e João Neto da JN Informática. (n. 9.8.1942)

2013- Morria o menino Francisco de Assis, 9 anos, filho da Jarlene Santos, moradora do Capitão Mundoco, vítima de meningite.

2013- Acusado de homicídio em Elesbão Veloso- assassinato do radialista José de Holanda Neto, o "Manhão" em 30.08.1997 em praça pública, o mecânico "Peixinho" era localizado e preso em Manaus-AM.


ANIVERSARIANTES DO DIA EM ELESBÃO VELOSO-8/5

João Absolon Da Silva

Lídio Mesquita- 66 anos

Delma Silva, moradora da Rua Rui Barbosa, no Matadouro-47 anos

Valdenrique, morador da Alta Vista-47 anos

Pâmella Silva- 24 anos

Jardell Danttas-25 anos

Airton Barbosa Lima-45 anos

Valdeci Júnior-24 anos

Ronaldo Júnior

Ferdinand Araújo

Jeferson Willian, morador da Chapadinha

Ivone Ferreira, moradora do Capitão Mundoco


CONTAGEM REGRESSIVA PARA EVENTOS EM ELESBÃO:

FALTAM:

- 5 dias para o 68º aniversário de Elesbão Veloso.

- 43 dias para abertura dos festejos de São Pedro/ Festa da Romana na Baixa do Curral. 

----------------

EFEITOS DA PANDEMIA NOVO CORONAVÍRUS EM ELESBÃO VELOSO

- 742 dias da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus


AGENDA ECONÔMICA LOCAL: AVISOS IMPORTANTES

Pagamento Auxílio Brasil Ref. Maio 2022

NIS com final 1- 18/05/2022

NIS com final 2- 19/05/2022     

NIS com final 3- 20/05/2022           

NIS com final 4- 23/05/2022     

NIS com final 5- 24/05/2022   

NIS com final 6- 25/05/2022

NIS com final 7- 26/05/2022

NIS com final 8- 27/05/2022

NIS com final 9- 30/05/2022

NIS com final 0- 31/05/2022                     


PAGAMENTO para aposentados e pensionistas pelo INSS- Ref Maio 2022

ATÉ UM SALÁRIO MÍNIMO

Cartão final 1- 25/05/2022

Cartão final 2- 26./05/2022

Cartão final 3- 27/05/2022

Cartão final 4- 30/05/2022

Cartão final 5- 31/05/2022

Cartão final 6- 01/06/202

Cartão final 7- 02/05/2022        

Cartão final 8- 03/06/2022

Cartão final 9- 06/06/2022        

Cartão final 0- 07/06/2022


ACIMA DE UM SALÁRIO MÍNIMO

Cartões finais 1 e 6- 01/06/2022    

Cartões finais 2 e 7- 02/06/2022

Cartões finais 3 e 8- 03/06/20222   

Cartões finais 4 e 9- 06/06/2022

Cartões finais 5 e 0- 07/06/2022


PAGAMENTO SERVIDORES PÚBLICOS PIAUÍ- Ref Maio 2022

Até R$ 2.000,00- 25/05/2022

Acima de R$ 2.000,00 - 31/05/2022


PAINEL POPULAR- Um produto do departamento de jornalismo da Fm Eldorado- produção, redação de notícias, coordenação e apresentação José Loiola Neto.

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu