Retirada da UESPI de Elesbão Veloso é retrocesso.

Fachada do prédio da UESPI em Elesbão Veloso em 2005

Já faz pelo menos 13 anos que não mais Elesbão Veloso conta com o núcleo da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, implantado em 1998, durante a gestão da prefeita Rosa Moura, que batalhou pelo feito junto ao governador Francisco de Assís Moraes Sousa, o Mão Santa. 

Entendo eu que a saída da UESPI do município deixou cravado um sinal de RETROCESSO, um prejuízo para a cidade, considerando os dividendos para Elesbão Veloso, que à época, ficava com uma fatia considerável de recursos destinados aos supermercados, mercadinhos, mercearias, lanchonetes e os donos de casas que recebiam pelo aluguel pago por grupos de estudantes de cidades próximas como Francinópolis, Várzea Grande, Barra D´Alcântara, São Félix do Piauí, São Miguel da Baixa Grande e Prata do Piauí que vinham para cá. 

Hoje vivemos apenas a ociosidade. Me recordo do bom trabalho feito pelas coordenadoras do núcleo, as professoras Maria Inez do Vale Leal, Odete Miranda e Maria Nunes. Saudades das amizades, das resenhas e do aprendizado que ficou nos temidos seminários etc etc. 

Seja lá quem forem os responsáveis pelo fim do ciclo da UESPI em Elesbão Veloso: governo municipal ou estadual, não foi uma medida acertada. Mesmo sabendo que hoje contamos com a UAB e faculdades particulares. Sinto falta da UESPI. Não foi uma decisão plausível, foi na verdade, uma medida infeliz!

Agradeço imensamente a oportunidade que tive em cursar e concluir ciências biológicas em minha terra, mas no momento, inúmeros outros não contam com essa opção. 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu