Dona "Maria da Luz do Joãozinho" destaca figura do violeiro Domingos Pereira, um dos precursores do cordel em Elesbão Veloso.

Falecido no ano de 2009 em Teresina, servidor público estadual aposentado pela COHAB-PI, tocador, violeiro e cordelista Domingos Pereira foi um dos precursores do movimento de cordel não apenas em Elesbão Veloso, mas na própria Microrregião Valenciana.

A professora aposentada, ex-catequista Maria da Luz do Joãozinho, moradora da Rua Coronel Antônio Teixeira divisa com Rua do Fio, aqui em Elesbão Veloso em entrevista ao Elesbão News/Painel Popular traça um histórico daquele que teve papel importante no campo da cultura de cordel:
Dona Maria da Luz fala ao Painel


QUEM ERA DOMINGOS PEREIRA

- Ele era tocado, violeiro, repentista, era também vendedor, possuía uma banca, atuava como feirante, aonde chegava fazia o ponto dele para cantar, a fim de ganhar um 'trocadinho' dele para o sustento familiar. A esposa dele Maria do Amparo morava aqui, foram meus Vizinhos, morou também pros lados do Baixão.

PROXIMIDADE FAMILIAR

- O pai do Domingos Pereira era pai do meu esposo- Joãozinho. O nome dele era Luís Pereira, também era cantador.

CONTRIBUIÇÃO CULTURAL EM ELESBÃO E MORTE NA CAPITAL

- O Domingos Pereira fez história em Elesbão. Cantou bastante, enriqueceu a história da cultura de cordel na cidade. Ele também morou e morreu em Teresina. O velório dele foi marcado pela presença de muitos violeiros, a missa também contou com a participação de cantadores, dentre eles, o Dr Pedro Ribeiro e aquela turma amante da literatura de cordel e que acompanhavam ele.

LAÇOS FAMILIARES

- Ele é primo legítimo da Benedita do Chico da Laura (moradora da Piçarra, aqui em Elesbão). Os familiares dele eram daqui. Deixou filhos

FALECIMENTO

- Ele já morreu idoso. Era aposentado, servidor público, trabalhava na COHAB-PI. Mas infelizmente um câncer tirou a vida dele.

ESQUECIMENTO DA COMUNIDADE

- As pessoas se esquecem de pessoas importantes como ele, que deveriam ser mais lembradas.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu