Agrônomo Térsio Norberto fala sobre obrigatoriedade do CAR e ressalta importância das áreas de preservação nas propriedades rurais.

Agrônomo Térsio Norberto
Por José Loiola Neto/Elesbão Rural

Prorrogado por várias vezes nos últimos ano, o Cadastro Ambiental Rural-CAR, ao que parece dificilmente ganhará um novo prazo para ser realizado por proprietários de terra, dessa maneira, até o final desse ano terá de ser realizado sob penas de multa e outras sanções por parte do governo federal.  O agrônomo Térsio Norberto lembra que todo proprietário de imóveis rurais precisa fazer o cadastro.

- Toda e qualquer propriedade voltada a agricultura, pecuária, atividade civil-pastoril é obrigação realizar o cadastro ambiental.

Térsio Norberto lembrou que uma vez feito pelo proprietário da propriedade, o CAR vai garantir o direito de realizar qualquer negociação na propriedade, vai garantir dele realizar  projetos, o mesmo não acontecerá em caso de não haver o cadastramento.

- Um Pronaf, por exemplo não poderá ser pleiteado junto a bancos, além disso, a terra não poderá ser vendida porque esse cadastro é importante, sem ele, a propriedade ficará inativa.

Uma das finalidades do CAR, ressalta Térsio é assegurar que aquele proprietário de imóvel vai garantir uma área de reserva, destinada a preservação da fauna e flora porque o que tem se observado nos últimos anos é o desmatamento da área total da propriedade.

- Não estão deixando nem beixa de rios que são áreas de APP- Área de Preservação Permanente, em um olho d´água não estão deixando a área de preservação que é obrigatório. Em nosso município tem várias propriedades que estão praticamente 100% desmatadas.

Quanto ao cadastro das propriedades em Elesbão Veloso, o agrônomo disse que já fez o cadastro de várias, mas existem outras tantas a serem feitas. A quem desejar contratá-lo, procurar no Escritório E & M Loiola, próximo ao Açougue Público Municipal.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu