Chefe do INSS de Valença explica a aposentados em Elesbão Veloso mudanças com relação a locais de pagamentos.

Por José Loiola Neto/Destaques de Elesbão Veloso. 

Durante o pagamento da folha de setembro foi tamanho o transtorno para dezenas de aposentados e pensionistas de Elesbão Veloso, tudo porque, boa parte deles, ao se dirigirem ao banco que tinham costume de receber, acabaram se deparando com a falta do dinheiro depositado.

Com vistas a dirimir dúvidas, ao mesmo tempo saber o motivo das mudanças com relação a locais de pagamentos dos beneficiários, a reportagem da Eldorado FM/Painel Popular procurou na última sexta-feira(6), o chefe da agência do INSS em Valença do Piauí.

Everson Leal Vale que as migrações de pagamentos de uma agência para outra se deve o fato de os Correios enquanto Banco Postal deixarem de efetuar pagamento de benefícios previdenciários.

- Para evitar que o beneficiário não tenha acesso a seu pagamento, automaticamente foram colocados em outros bancos que tenham licitação com o INSS; alguns foram para o Bradesco, outros para a Caixa Econômica de Valença, em alguns casos, até para o Banco do Nordeste de Valença também.

O chefe do INSS/Valença do Piauí lembrou que essa mudança é recente e decorre da última competência, contudo, é possível que o beneficiário de Elesbão Veloso, por exemplo, retome seu pagamento para um dos bancos da cidade, tendo em vista o deslocamento até Valença ou outra cidade, já que teve casos em que beneficiários foram à Pimenteiras, Picos e Agua Branca.

- Há duas possibilidades: numa delas, o beneficiário teria que comparecer a agência do INSS e pedir que o seu pagamento seja credenciado em um banco de sua cidade, no caso de Elesbão Veloso, no Banco do Brasil ou Bradesco. A outra possibilidade seria o beneficiário se dirigir a um banco da sua preferência e abrir conta corrente ou poupança naquele banco e pedir que o próprio banco transfira seu benefício para conta aberta.

Everson ressaltou que o problema da transferência de pagamentos de benefícios não é um problema exclusivo no Piauí, haja vista que cerca de 1.800 agências de Banco Postal que atuava junto aos Correios deixaram de efetuar pagamentos entre as competências setembro e novembro. Ele adiantou que por conta da mudança, nos últimos dias aumentou gradativamente a procura pela agência, a maioria buscando explicações.

- A demanda praticamente quadruplicou na agência com pessoas que tiveram seu benefício transferido sem ter o prévio conhecimento, inclusive nós só tivemos conhecimento que essa situação estava ocorrendo a partir da procura dos beneficiários para saber porque o pagamento não caiu na conta que tinham naquele banco que ele já recebia há muito tempo.

Chefe do INSS Valença do Piauí, Everson Leal Vale
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu