LEGADO: Saiba um pouco da história do senhor Francisco Rocha, ex-gerente da Agespisa e professor em Elesbão Veloso, falecido em Março passado

Seu Rocha(1942-2021)

Por Natália Maria de Jesus Rocha*

Perfil do Seu Rocha

Francisco das Chagas Rocha, mais conhecido como Seu Rocha, nasceu em 22 de Outubro de 1942 na localidade Cajueiro, perto de Santo Antônio de Lisboa, Bocaína e Picos.

Filho do agricultor João Vicente de Sousa e da dona de casa, Maria das Mercês Rocha, fora criado no seio católico e numa família numerosa de em torno de 10 irmãos, sendo um dos mais novos e o único com ensino superior.

Sempre foi simpático, trabalhador, fazendo muitos amigos por onde passava e muito religioso, sendo um fiel benfeitor e contribuidor da igreja, participando do terço dos homens e ajudando a todos como podia em eventos e festejos.

Quando pequeno ia do Cajueiro á pé ou de jumento, ajudar o pai a vender mandioca, leite, todo tipo de artefatos e de legumes na feira de sábado na cidade de Picos. Contava que devido às muitas dificuldades, quase fora descalço para as sua primeira comunhão, mas conseguiu um calçado por mais simples que fosse.

Concluiu os estudos e casou-se cedo e com a primeira esposa, D. Senhorinha,  teve 6 filhos ao todo: Dulcimar, Sueli, Wanderley, Renato, Janete e Ana Paula. Os nomes dos filhos foram escolhidos através de personagens (ou autores) de novelas ou de músicos, duas coisas que ele muito apreciava. Tinha como cantor e instrumentista favorito, Luiz Gonzaga e autores favoritos, Dias Gomes e Janete Claire.

Na década de 70 se aventurou indo para São Paulo, onde chegou a trabalhar na Wollkswagen, retornando ao Piauí, tocava sanfona em festas juninas, todo tipo de evento e reisados. Gostava de ler e tinha prazer especial em ensinar coisas aos outros e de discursar, não demorou muito em começar o oficio de professor. 

Na profissão de professor e residindo em Elesbão Veloso, na rua 13 de Maio, numa casa onde hoje é a Loja do Povo, conheceu sua segunda mulher, 

Dona Teresinha de Jesus Macêdo, era nascida no mesmo dia e ano que ele, D. Teresinha era filha do Seu Francisco de Araújo Chaves, o Chico Chaves e era irmã da Dona Maria (mãe da Tindú, Situca, Glicéria e Irene, entre outros) e do Antônio Chaves, figuras conhecidas na cidade de Elesbão Veloso. Com D. Teresinha teve sua filha caçula, Natália Rocha que já nasceu no péríodo pós-Elesbão, já na cidade de Oeiras.

A mudança de cidade se deu às muitas transferências em decorrência do seu cargo dentro da Agespisa.

Por causa da Agespisa, chegou a residir em várias cidades do Piauí, até mesmo Corrente.

Na Agespisa tornou-se muito conhecido na cidade de Elesbão, exerceu muitas funções até mesmo consertava encanamentos. Entre os muitos amigos, os mais conhecidos era o Sr. Chico Bigodeiro e o seu compadre Manoel Zeca(o Mané Zeca), padrinho de sua filha caçula, Natália.

Em 1993, Seu Rocha passou no vestibular para Letras – Português na UFPI e formou-se em 1996, fazendo questão de ser o orador da turma. 

Depois de Oeiras, Seu Rocha voltou para a cidade de Picos, e D. Teresinha voltou e ficou em Elesbão, ainda por um tempo, mas logo também fora levada, junto com a filha ainda pequena, para Picos. A essa altura eles já estavam divorciados, a mudança se deu por conta da distância e dos estudos da filha ainda pequena.

Seu Rocha era um homem vaidoso e tinha como marca registrada andar bem vestido, sempre de sapato social e pelo seu bigode. Fazia atividades físicas, academia, gostava de ser útil e independente. Tinha como paixão dirigir seu carro e sua moto e o time do Palmeiras. 

Em 2011 mudou-se para Bocaína, pois buscava uma maior qualidade de vida e tranquilidade. Lá ele tinha sua roça e comprou a casa que sonhava desde a infância, que ficava em frente á praça principal da cidade e ao lado da igreja Matriz de lá.  Era devoto da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição e de São Francisco, santo que deu origem para o seu nome. Ia muito para Canindé e Juazeiro para romarias.

Costuma vir para Elesbão ainda visitar os amigos e o compadre, Manoel Zeca e família. A última vez que esteve na cidade fora no dia 02 de fevereiro de 2019 para o enterro da ex-esposa, D. Teresinha, que tinha voltado a morar no local. 

Tinha se retirado das salas de aulas ainda em 1999 e trabalhando na Agespisa até 2018. 

Depois de uma vida bem-vivida , no final de 2019, começaram os problemas de saúde e esquecimento e fora diagnosticado com câncer de estômago e de próstata. Seu Rocha acabou falecendo às 05:40 da quarta-feira, 30 de Março de 2021, aos 78 anos, em sua casa dos sonhos na cidade de Bocaina, deixando um legado e muita saudade e  lembranças boas para seus filhos e seus vários amigos e parceiros de vida, sem sombra de dúvidas.

* Natália Maria de Jesus Rocha, é filha do seu Rocha com dona Teresinha Macedo.  


Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu