DOENÇA: Coordenador do setor de combate às endemias em Elesbão Veloso, José Francisco Sousa chama a atenção para possível surto de dengue: "precisamos redobrar os cuidados".

Dengue: doença causada por vírus transmitido pelo Aedes Aegypti 

Por José Loiola Neto

Nos últimos dias temos percebido no noticiário informações dando conta do aumento do número de casos de dengue no Brasil, e no Piauí ainda que a situação esteja aparentemente sob controle há registros da doença, principalmente nas principais cidades, incluindo a capital. 

No caso de Elesbão Veloso, em conversa recente com nossa reportagem, o  coordenador do setor de combate às endemias, o senhor José Francisco Sousa observou que o trânsito frequente dos munícipes por outros pontos do estado pode abrir um precedente para o surgimento de casos dengue na cidade. 

- Apesar de termos um índice de infestação controlado não significa que estamos imunes. Elesbão Veloso pode ter um surto de dengue, é por isso que a gente tem pedido o apoio da população para que continue mantendo os cuidados com relação a água parada, principalmente agora que estamos nos aproximando do período chuvoso. 

José Francisco pediu a adoção de todos os cuidados necessários com  vistas a evitar a propagação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Por outro lado, ele fez um pedido para donos de poços cacimbão, recipiente propicio para a propagação do mosquito. 

- É importante evitar deixar recipientes que venham acumular água jogados pelo quintal. Pedimos também as pessoas que tem poço cacimbão, as vezes inútil, ele fica coberto apenas com tábuas, isso não protege o poço, o certo é vedar com uma tampa de cimento para não ficar frestas e o mosquito achar local para se reproduzir. 

O coordenador finalizou fazendo um apelo às pessoas que trabalham com borracharias, para que não deixem pneus a céu aberto, e assim evitar que estes recipientes se tornem criadouros do mosquito. 

- Pedimos enfim para que a população elesbonense adote todos os cuidados necessários para que possamos evitar um surto de dengue em nosso município. 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu