Enfermeira Amparo Veira comenta conquista do Prêmio Anna Nery e lembra trajetória em Elesbão Veloso: "foi muito gratificante"

Drª Amparo Castro recebeu prêmio Anna Nety em Floripa

Por José Loiola Neto

Dotada de muita sabedoria e com larga experiência, com quase 4 décadas dedicada a enfermagem, a enfermeira elesbonense Amparo Vieira, membro do Conselho Regional de Enfermagem- do Piauí-Coren-PI, acaba de ser agraciada com o Prêmio Anna Nery,  honraria máxima concedida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) a profissionais da área. Drª Amparo esteve na última quarta-feira(29/9) em Florianópolis-SC junto a outros profissionais que também receberam a comenda e traduziu a emoção pela conquista. 

- Estou muito feliz pelo prêmio que recebi, sou grata pelo reconhecimento aos serviços prestados a enfermagem no Piauí e no Brasil.

A enfermeira fez questão de lembrar a sua contribuição ao município de Elesbão Veloso, recordando sua atuação durante os dois primeiros mandatos do prefeito Ronaldo Barbosa, inicialmente como enfermeira do Programa Saúde da Família-PSF e posteriormente como coordenadora do programa

- Lembro que foi a primeira equipe, era eu, a Helena e Dr Edmilson, depois passei a coordenar o PSF, também contribui em outras atividades na medida em que o município fosse precisando, cheguei a acompanhar estágios no hospital e respondi pela chefia do Hospital Estadual Norberto Moura na época em que o prefeito Ronaldo Barbosa recebeu o hospital pela primeira vez, coordenei a equipe de enfermagem daquela unidade de saúde. 

Drª Amparo Castro também fez questão de lembrar a atuaçãoi junto a Secretaria Municipal de Saúde auxiliando a então secretária Maria Augusta Soares de Macedo, a Tindu. 

- Elaboramos um projeto de instalação do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS, visitamos os municípios que hoje são consorciados, foi uma tarefa árdua, foram oito anos lutando para conseguir essa conquista que está com pouco tempo de atuação, mas para mim foi uma honra executar esse trabalho em minha terra. 

Atualmente, a enfermeira segue contribuindo com o município, prestando assessoria ao setor de saúde, integrando o Conselho Municipal de Saúde. 

Amparo Castro finalizou dizendo está extremamente feliz pelo reconhecimento a nível nacional, dada a conquista do prêmio. 

- Agradeço a todos que contribuíram para essa conquista, agradeço ao ex-prefeito Ronaldo Barbosa pela oportunidade que me deu, em retornar a minha cidade depois de 30 anos, dando uma oportunidade para mim cuidar dos meus conterrâneos, foi muito gratificante, não media esforços para executar as tarefas, as vezes adentrava noites realizando visitas domiciliares, mas fazia isso com muito prazer e ainda faço, pois Elesbão Veloso é minha prioridade. 

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu