PARABÉNS! Segunda escola mais antiga em Elesbão Veloso, Benedito Leal completa 55 anos

Ceep Benedito Portela Leal; nova sede desde setembro 2016 

Por José Loiola Neto

Neste domingo(15/5), a antiga Escola Estadual Espírito Santo, posteriormente Unidade Escolar Benedito Leal e atualmente Ceep Benedito Leal completa 55 anos de existência. 

A escola, com sede em princípio no bairro de Fátima e desde 2016 na Piçarra é a segunda escola pública mais antiga, existente em Elesbão Veloso, ficando atrás apenas da Unidade Escolar José Martins, inaugurada em Junho de 1948. 

Brasão da escola. 
Uma das primeiras professoras da unidade de ensino, a senhora Socorro Sales, atualmente aposentada e residindo em Fortaleza-CE, ouvida pelo ELESBÃO NEWS lembra o início da trajetória da escola e nos fornece outras informações referentes a instituição de ensino. Confira abaixo trechos da entrevista. 

AULAS E DIREÇÃO

- As aulas na Escola Benedito  Leal só foram iniciadas em 1968. Não houve uma inauguração formal. Fui designada para responder pela direção da escola em 01/10/1967.

FATO CURIOSO

- O primeiro nome da escola era Unidade Escolar Estadual Espírito Santo.

MATRÍCULAS

- No início do ano fizemos as matrículas e iniciamos as aulas com duas salas apenas em dois turnos. Com turmas a partir do segundo ano. 

PRIMEIRAS PROFESSORAS E FUNCIONÁRIOS

- Nossas professoras eram Nair Santos, Maria Bezerra, Almerinda Soares Vilela e Ilca Nogueira, uma das grandes alfabetizadoras da cidade, tínhamos ainda como funcionários, as senhoras Maria de Lourdes Leal Sousa, dona Mariazinha, e dona Cristina.

MERENDEIRAS

- Como merendeiras tínhamos dona Terta e dona Lina, eram irmãs e nossas vizinhas da Rua 13 de maio. Dona Terta era tia do Zé da Lina. 

GESTOR MUNICIPAL

- Dr Enéas Nogueira, na época era prefeito da cidade.

PRIMEIROS ESTUDANTES

- Os filhos do Sr. João Antoninho, da dona Rita Gasosa, do Sr Adão da Luz, do compadre Antônio Rodrigues, os filhos do Sr Benjamim, do Sr Zezi, dona Modestina. os meninos de dona Joaninha, do compadre Chico Pequeno, os meninos da Ponta d'Água. Fizesse chuva ou sol o Chagas nunca faltava. Muitos e muitos outros, gostaria de pegar aquele velho livro de matrícula. Os filhos de dona Elvira. Os meninos e meninas da da Av. Castelo Branco, a Fátima de dona Celé, os filhos do Sr. Santidio Barbosa, do Sr José Osvaldo, Cícero Barbosa, minhas irmãs. A maioria dos meninos do bairro de Fátima estudaram conosco, bem como Várzea Alegre, Ponta d'Água, Sambaíba, Morro da Miminha...

PRAZER EM SER PROFESSORA

- Eu gosto de trabalhar com crianças e adolescentes. Eu não sentia o tempo passar.

Reactions

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Eu e bofe vei estudamos ai, nossos primeiros passo para nossa vida

    ResponderExcluir

Close Menu